Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético acompanha de perto o Flamengo para definir programação para 2018

Diretoria que for eleita nesta segunda poderá dar primeiros passos na quinta

postado em 06/12/2017 10:30 / atualizado em 06/12/2017 09:17

Arte/EM/D.A Press
Pela TV, pelo rádio ou pelos aplicativos de celular, os milhões de torcedores do Atlético ficarão atentos ao desempenho do Flamengo na decisão da Copa Sul-Americana contra o Independiente-ARG hoje, às 21h45, em Buenos Aires. Por ironia do destino, o Galo depende de êxito dos rubro-negros, rival histórico desde a década de 1980, para se classificar à Copa Libertadores de 2018, evitando que a temporada atual seja apenas de fiascos dentro das quatro linhas. E o resultado do time do Rio também vai determinar todo o calendário alvinegro no ano que vem.

Se o Fla levar a taça, o G-8 do Campeonato Brasileiro se transformará em G-9 e o Atlético herdará a última vaga na fase preliminar da Libertadores, que terá confrontos em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Isso quer dizer que a equipe terá de agilizar sua pré-temporada para eventualmente estrear na competição. Os jogadores do Galo estão de férias e se reapresentam no dia 4 na Cidade do Galo para os primeiros testes físicos e exames de rotina.

Há uma série de definições para ser tomada nos próximos dias. Em acordo com a nova diretoria, que será empossada na semana que vem – apoiado por Daniel Nepomuceno, o advogado Sérgio Sette Câmara é o favorito na disputa com o empresário Fabiano Ferreira –, o técnico Oswaldo de Oliveira vai definir o novo preparador físico para a vaga de Carlinhos Neves, que deixou o clube no fim de semana. Ao lado do novo diretor de futebol – a se confirmar a vitória de Sette Câmara –, Alexandre Gallo, o profissional ajudará a esboçar a programação para o período de treinos. A expectativa é de que o nome seja confirmado somente na próxima segunda-feira, dia da eleição.

Apesar das mágoas em sua última passagem pelo clube, em 2015, Oswaldo garante torcer pelo Flamengo na decisão da Sul-Americana e se mostra confiante na classificação do time alvinegro à Libertadores: “São situações que não podemos antecipar. Estamos ansiosos e estamos aguardando a eleição e o jogo do Flamengo. Queremos dar continuidade ao trabalho no ano que vem. E estou confiante de que vou disputar uma Libertadores pelo Atlético”.

Melhor jogador do Galo na reta final do Brasileiro, com cinco gols em três jogos, o venezuelano Otero garante se manter tranquilo à espera da decisão da Sul-Americana e no aguardo da definição da última vaga da Libertadores: “Se der tudo certo, estaremos presentes na competição. Vou ficar com minha família em casa e depois ver o resultado do jogo. Vou acompanhar de longe. Mas tudo vai dar certo”.


CALENDÁRIO


Independentemente de jogar ou não a competição sul-americana, o Galo terá calendário cheio no mês que vem. Pela terceira vez consecutiva, a equipe participa da Florida Cup e entra em campo no dia 11 contra o Rangers e no dia 14 diante do Atlético Nacional-COL. A estreia no Campeonato Mineiro será dia 17, contra o Boa, em Varginha. O clube não definiu a programação, mas em uma das competições mandará o time Sub-23 (dirigido por Caio Zanardi).

A final da Sul-Americana e a eleição no clube vão adiar o planejamento de grupo para 2018. Renovações e busca por reforços só serão discutidos a fundo a partir de quinta-feira que vem, um dia depois do jogo de volta entre Flamengo e Independiente, no Maracanã. Caso jogue a Libertadores, o Galo vai à caça por jogadores mais conceituados para reforçar o grupo. Há ainda a pendência da renovação de contrato do atacante Robinho, que deve se alastrar por bastante tempo. O clube já confirmou as permanências dos zagueiro Leonardo Silva (até dezembro de 2018) e Matheus Mancini (até 2020).

Estamos ansiosos e estamos aguardando a eleição e o jogo do Flamengo. Queremos dar continuidade ao trabalho no ano que vem. E estou confiante de que vou disputar uma Libertadores pelo Atlético", diz Oswaldo de Oliveira, treinador alvinegro


Pontapé inicial


Competição    Adversário    Estreia
Florida Cup    Rangers    11/1
Mineiro    Boa    17/1
Libertadores (*)    –    31/1
Copa do Brasil (**)    –    7/2

(*) depende do título do Flamengo na
Copa Sul-Americana
(**) caso não dispute a Libertadores

FIQUE LIGADO

Copa Sul-Americana
1º jogo da final

Independiente x Flamengo – 21h45