Atlético
None

ATLÉTICO

Bicampeonato da Copa Conmebol do Atlético completa 20 anos neste domingo

Galo levou taça em 1997 de forma invicta; final contra Lanús teve pancadaria

postado em 17/12/2017 15:31 / atualizado em 17/12/2017 15:54

Paulo Filgueiras/EM/D.A Press

Neste domingo, o bicampeonato do Atlético da Copa Conmebol completa 20 anos. No dia 17 de dezembro de 1997, o Galo empatava com o Lanús, no Mineirão, e conquistava a taça de forma invicta.

O Atlético, inclusive, é o único bicampeão da Conmebol - a primeira conquista alvinegra do extinto torneio foi em 1992, sobre o Olimpia, rival batido também no título da Copa Libertadores, de 2013.

No primeiro jogo da decisão de 1997, o Atlético desbancou o Lanús, em pleno estádio La Fortaleza, em Buenos Aires, por 4 a 1. A partida ficou marcada por uma verdadeira batalha campal. Bruno, Serrizuela (contra), Hernani e Valdir Bigode marcaram os gols mineiros na final. Após o apito final, os jogadores do 'Granate' cercaram os atleticanos e começaram uma pancadaria generalizada.

Encurralados no alambrado, jogadores e a comissão técnica do Galo foram agredidos. O treinador Emerson Leão sofreu bastante com a violência dos argentinos e teve que passar por uma cirurgia, sendo necessário colocar um enxerto no rosto para reparar as lesões.

Em ampla vantagem no jogo da volta, o Atlético assegurou o título com empate por 1 a 1 contra o Lanús. Jorginho marcou o gol atleticano na partida, no Mineirão, há exatas duas décadas.

O grande destaque do Atlético no bicampeonato foi Valdir. O atacante terminou o torneio como o artilheiro, com sete gols. A equipe atleticana ainda contava com Taffarel, Bruno, Dedê, Doriva e o ídolo Marques. Capitão, o Bigode foi o responsável por levantar a taça diante de 35 mil torcedores no Gigante da Pampulha.

Atlético e Lanús se reencontraram na Recopa de 2014, credenciados pelos títulos da Copa Libertadores e da Sul-Americana, respectivamente. O time alvinegro voltou a levar a melhor e faturou a taça sobre os argentinos, com vitórias por 1 a 0, fora de casa, e 4 a 3, no Mineirão.

CAMPANHA DO ATLÉTICO NA CONMEBOL 1997

OITAVAS DE FINAL
Portuguesa 1 x 4 Atlético
Atlético 0 x 0 Portuguesa

QUARTAS DE FINAL
América de Cáli 1 x 2 Atlético
Atlético 1 x 1 América de Cáli

SEMIFINAL

Universitário 0 x 2 Atlético
Atlético 4 x 0 Universitário

FINAL
Lanús 1 x 4 Atlético
Atlético 1 x 1 Lanús

FICHA TÉCNICA: ATLÉTICO 1 X 1 LANÚS

Atlético: Taffarel, Bruno, Neguette, Sandro Barbosa e Dedê; Roberto, Hernani, Jorginho e Almir (Edgar); Marques e Valdir. Técnico Emerson Leão.

Lanús: Burela; Gabriel Ramón, Bressán, Mariano Fernández, Martín Román; Leonardo Mas (Silvio González), Cravero,  Huertas, Sebastián Clotet; Enría, Trimarchi (Hernán Raíces). Técnico: Mario Gómez.

Motivo: Final da Copa Conmebol 1997
Data: 17 de Dezembro de 1997
Local: Estádio Mineirão
Árbitro: Epifaneo González-PAR

Gols: Jorginho (10' do 1º tempo) e Trimarchi (12' do 2º tempo).
Cartão vermelho: Sandro Barbosa (Atlético)

Público: 35.131
Renda: R$ 300, 977,50


Tags: bicampeonato conmebol 20 anos atlético interiormg