Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético acerta contratação do atacante Erik

Jogador de 23 anos ainda passará por exames antes da assinatura do contrato

postado em 18/12/2017 15:45 / atualizado em 18/12/2017 18:46

Divulgação/Palmeiras

O atacante Erik foi confirmado como terceiro reforço do Atlético para a temporada 2018. O jogador foi emprestado pelo Palmeiras ao Galo até o fim do próximo ano. O jovem de 23 anos ainda passará por exames antes de assinar o contrato com o Alvinegro.

A data dos testes médicos não foi informada pelo clube. De acordo com a assessoria de imprensa do Atlético, o contrato está condicionado à aprovação nos exames. Outros detalhes sobre o contrato serão informados apenas da data da apresentação do jogador, caso o diretor de futebol Alexandre Gallo julgue necessário.

Antes de Erik, o clube alvinegro anunciou as contratações do volante Arouca, do Palmeiras, e do lateral-direito Samuel Xavier, do Sport. Todos eles chegam ao Galo por empréstimo.

A nova contratação faz parte dos planos do Atlético de 'rejuvenescer' o elenco para 2018. Erik chegou ao Palmeiras como uma das principais promessas ofensivas do futebol brasileiro, mas não conseguiu repetir as boas atuações que o fizeram ganhar notoriedade no Goiás. Ex-jogador do Esmeraldino, Erik teve 60% dos direitos econômicos comprados em 2015 por 3 milhões de euros (cerca de R$ 13 milhões na cotação da época).

Em 2016, foi mais acionado pelos técnicos Marcelo Oliveira e Cuca. Fez três gols em 30 jogos na temporada de estreia pelo clube alviverde. Na campanha do título brasileiro, foi acionado em 16 oportunidades. Erik, inclusive, garantiu a vitória do time na partida contra o Internacional, fora de casa - momento considerado importante na trajetória da equipe na competição.

Neste ano, entretanto, Erik perdeu espaço. Foram apenas 14 jogos disputados - e nenhum gol marcado. De acordo com dados do OGol, o atacante atuou apenas 551 minutos em 2017.

Características

Erik se destacou no Goiás. Chegou ao time profissional em 2013, mas começou a ser mais acionado nas duas temporadas seguintes. Em 2015, viveu o melhor momento da carreira ao anotar 19 gols em 48 jogos disputados (média de 0,4 por partida). Na equipe esmeraldina, atuava mais pelas pontas - em especial do lado direito.

No Palmeiras, atuou em diferentes posições. Jogou nos lados do campo, mas também teve boas aparições quando foi escalado como centroavante. Erik é considerado um atacante de boa técnica e acumula convocações para as equipes de base da Seleção Brasileira.

Apesar de ser rápido, o jovem não é exatamente um jogador de velocidade e drible, perfil procurado pela diretoria atleticana. Entretanto, supre uma eventual carência no elenco alvinegro nas pontas. Para a posição, o Atlético conta atualmente com Luan, Valdívia (cujo contrato se encerra ainda no primeiro semestre de 2018), Otero e Clayton.

Juan Cazares e Robinho também podem jogar nesse setor do campo, mas preferem ser escalados no meio. O camisa 7, inclusive, está em fim de contrato com o Atlético e pode não permanecer na próxima temporada. Os volantes Gustavo Blanco e Elias também foram utilizados na posição durante 2017. Outra opção neste ano, Marlone deixa o clube.

Ficha técnica

Nome:
Erik Nascimento Lima
Posição: Ponta/Centroavante
Naturalidade: Novo Repartimento (PA)
Altura: 1,72m
Data de nascimento: 18 de julho de 1994 (23 anos)
Pé preferencial: Direito
Clubes anteriores: Goiás (2013-2015) e Palmeiras (2016-2017)
Títulos: Campeonato Goiano (2013 e 2015) e Campeonato Brasileiro (2016)

Tags: atlético galo interiormg mercadobola erik atacante palmeiras palmeirassp empréstimo