Atlético
None

ATLÉTICO

Futuro promissor, 'treta' com Felipe Melo, polêmicas: conheça Róger Guedes, novo reforço do Atlético

Atacante de 21 anos assinará vínculo de um ano com o clube alvinegro

postado em 27/12/2017 19:45 / atualizado em 28/12/2017 13:37

Divulgação/Palmeiras
O atacante de velocidade e drible foi, enfim, confirmado pelo Atlético. Róger Guedes será o novo reforço do clube alvinegro se for aprovado nos exames médicos. Com o atacante, um ‘pacote’: o futuro promissor, força e polêmicas acumuladas no período de Palmeiras. O Superesportes destrincha a curta carreira do jovem de 21 anos, que chega a Belo Horizonte em troca que envolve a saída do lateral-direito Marcos Rocha.


Róger Guedes nasceu na pequena Ibirubá, cidade de pouco mais de 20 mil habitantes, no Rio Grande do Sul. O atacante se destacou nas categorias de base do Criciúma. E foi no time catarinense que o jovem começou a chamar atenção.

No dia 23 de novembro de 2014, Guedes foi convocado para o elenco profissional pelo então interino Luizinho Vieira. Estreou contra o Flamengo - e com grande estilo. Em 20 minutos, aplicou belo chapéu em Canteros e deu assistência para um gol de Cleber Santana.

Apenas duas semanas depois, a consagração: balançou as redes pela primeira vez como profissional na derrota por 2 a 1 diante do Corinthians, pela última rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. E não foi um simples gol. Em Itaquera, surpreendeu Cássio ao marcar de calcanhar. Eram as credenciais necessárias para permanecer no time de cima no ano seguinte.

Divulgação/Palmeiras


Destaque na Série B

A temporada 2015 marcou a afirmação de Róger Guedes no Criciúma. Apesar da campanha ruim do time catarinense na Série B, o atacante foi um dos destaques do torneio. Aos 18 anos - e já casado -, o jovem atacante disputou 42 jogos e marcou quatro gols no ano.

Já nesse período, destacou-se em função da velocidade e da força na hora de apoiar o ataque. Conquistou espaço definitivo no time titular até ser contratado pelo Palmeiras, em 5 de abril de 2016.

Destaque na Série A

Róger Guedes chegou ao Palmeiras sem muito alarde. Apesar disso, desbancou nomes mais conhecidos da torcida alviverde e assumiu a titularidade desde a primeira partida da vitoriosa campanha no Campeonato Brasileiro. Marcou um dos gols daquele triunfo por 4 a 0 sobre o Atlético-PR, no Allianz Parque.

A partir daí, conquistou aos poucos a confiança dos palmeirenses até assumir a titularidade da ponta direita. Marcou três vezes nas nove primeiras rodadas do Brasileirão. Na campanha, foi peça importante no ataque e também na defesa. Era fundamental para o time de Cuca e desenvolveu a capacidade de marcar o lateral adversário.



Na parte final da temporada, recebeu críticas de torcedores justamente em função da queda de desempenho ofensivo. Mesmo assim, terminou a temporada como titular e campeão brasileiro. As boas atuações fizeram com que o atacante fosse pretendido por clubes europeus. O Palmeiras, entretanto, se negou a negociá-lo.

Queda de desempenho e polêmicas

Reprodução
Sob o comando de Eduardo Baptista, Róger Guedes iniciou 2017 como titular. Mas, assim como boa parte do elenco do Palmeiras, não conseguiu atender às expectativas criadas no começo da temporada.

Guedes alternou entre o banco de reservas e a titularidade durante o ano. No total, foram oito gols em 49 jogos - a temporada mais artilheira da curta carreira do atacante. Apesar de algumas boas atuações, foram as polêmicas que mais chamaram a atenção em 2017.

Logo no começo do ano, o atacante foi convidado do ‘Programa do Ratinho’, do SBT. A participação de Guedes, entretanto, ocorreu sem aviso prévio ao Palmeiras, que considerou o ato como ‘indisciplina’.

Em abril, um ‘trote’ de jogadores do elenco alviverde no atacante gerou desconforto interno e foi amplamente questionado externamente. Róger Guedes foi amarrado por companheiros e revidou com movimentos de agressivos.

Dias depois, foi a vez de o atacante se envolver em polêmica com Felipe Melo. Durante treino às vésperas de partida da Copa Libertadores, o volante esbravejou: “P***. Assim fica difícil, meu irmão. Tá falando para c******. Me respeita, p***. Você é moleque, me respeita, p***”.


Róger Guedes e Felipe Melo fizeram as pazes públicas jogos depois. A partir daí, um dos raros períodos de tranquilidade para o atacante na temporada 2017 se instaurou. O jovem emendou boas partidas sob o comando de Cuca, mas ainda era questionado.

Na parte final da temporada, mais problemas: Róger Guedes cometeu pênalti no final do jogo contra o Bahia. O time tricolor empatou o jogo por 2 a 2 - resultado que culminou na saída de Cuca do clube. Depois disso, o atacante cobrado internamente e afastado dos jogos a partir do meio de outubro.

Retornou, ainda que discretamente, ao time alviverde nas últimas partidas do ano. Guedes entrou no decorrer de três partidas, mas não conseguiu ter boas atuações. O término do Campeonato Brasileiro deixou clara a intenção do Palmeiras para 2018: negociar o jogador.

Ressurgimento? 

Para Róger Guedes, a hora agora é de tentar repetir as boas atuações que o colocaram na ‘vitrine’ do futebol nacional. No Atlético, o atacante terá a concorrência de jogadores como Otero, Erik, Valdívia, Clayton, Marco Túlio, Carlos, Cazares, Hyuri e Luan se realmente continuar escalado pelo lado direito do campo.

Números

  • 2017: 49 jogos e oito gols
  • 2016: 51 jogos e sete gols
  • 2015: 42 jogos e quatro gols
  • 2014: Três jogos e um gol

Tags: roger guedes atleticomg interiormg galo futnacional mercadobola