Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético prepara 'maratona' de treinos para elenco em pré-temporada mais curta

Programação desta semana inclui atividades físicas, técnicas, táticas, musculação, exames médicos e concentração na Cidade do Galo

postado em 08/01/2018 06:00 / atualizado em 08/01/2018 08:37

Alexandre Guzanshe/EM
O mês destinado à disputa da Copa do Mundo na Rússia faz com que o calendário do futebol brasileiro fique ainda mais ‘apertado’. Soma-se a isso o aumento de uma data no Campeonato Mineiro, que volta a ter quartas de final em 2018. Esses fatores são motivo de preocupação para a comissão técnica do Atlético, que prepara o elenco para uma temporada desgastante.

Em 2017, foram impressionantes 71 partidas disputadas pelos jogadores do elenco principal - quatro a menos que em 2016. Neste ano, o Atlético pode jogar, no máximo, 80 vezes. Esse número só será alcançado caso o time chegue às decisões de todos os torneios que participar. A conta não leva em consideração a Primeira Liga, competição que ainda não foi confirmada para 2018.

  • Campeonato Mineiro: 16 datas
  • Copa Sul-Americana: 12 datas
  • Copa do Brasil: 14 datas
  • Campeonato Brasileiro: 38 datas
  • Total: 80 datas

Naturalmente, o período de pré-temporada também foi encurtado. São apenas 14 dias entre a reapresentação do elenco na Cidade do Galo e a estreia no Campeonato Mineiro, em 18 de janeiro, contra o Boa Esporte. Justamente por isso, a comissão técnica alvinegra estuda adiar a primeira partida de alguns jogadores na temporada 2018.

“É claro que estamos procurando racionar bastante o que nós vamos fazer. Isso só pode ganhar corpo agora [durante a pré-temporada]. Nós estamos vendo quem chegou, quem pode chegar, quem está voltando de contusão. É uma coisa muito complexa. Eu estou mobilizando toda a comissão técnica, estafe, tudo o que a gente tem no clube para nós termos, rapidamente, respostas para isto: quem nós podemos usar aqui, quem nós podemos usar ali, quem vai precisar ter uma pré-temporada um pouco mais extensa, quem mais imediatamente pode vir a compor a equipe. Isso tudo nós estamos estudando agora. Provavelmente, na sexta-feira eu já terei mais dados. E, quem sabe, pode até ter chegado mais alguém (referindo-se a eventuais reforços”, disse o técnico Oswaldo de Oliveira.

O grupo do Atlético iniciou a pré-temporada com 41 atletas (veja a lista aqui). A separação do elenco está agendada para a noite desta segunda-feira, quando alguns desses jogadores partirão para os Estados Unidos, onde disputarão a Florida Cup. Os que ficam passarão por uma ‘maratona’ de treinamentos.

Nesta semana, serão, pelo menos, 12 sessões de trabalhos na Cidade do Galo. Os atletas treinarão em dois turnos em cinco dos sete dias. Apenas na quinta (a princípio) e no domingo que os atletas estarão no CT apenas em um período.

Esta semana terá treinamentos técnicos, táticos, físicos, exames médicos, musculação e atividades com bola. A concentração se inicia na noite de quinta-feira. Estão programadas as apresentações de três reforços: Samuel Xavier (segunda), Erik (terça) e Róger Guedes (quarta).

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo