Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético pode voltar a ter dupla de zaga 'jovem' em estreia após nove anos; atletas demonstram confiança

Leonardo Silva ainda não realizou atividades em campo e é dúvida na estreia

postado em 12/01/2018 07:00 / atualizado em 11/01/2018 19:41

Bruno Cantini/Atlético; Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press
O setor defensivo do Atlético pode iniciar a temporada 2018 com uma dupla de zaga jovem depois de muito tempo. Desde 2009, o clube não começa uma temporada com dois zagueiros jovens em campo. Gabriel, de 22 anos, e Iago Maidana, reforço alvinegro para este ano, de 21, podem iniciar a partida contra o Boa Esporte, na próxima quinta-feira, em Varginha, na rodada inaugural do Campeonato Mineiro.
 
O titular Leonardo Silva, que forma dupla com Gabriel, vem fazendo, durante a pré-temporada, um trabalho especial montado pela comissão técnica. Nessa quinta, não foi a campo pois contraiu uma virose. Nos treinamentos que teve formação de time, ele foi substituído pelo jovem Maidana, no primeiro. No segundo, Felipe Santana ocupou o lugar de Leo Silva.
 
Além deles, o elenco atleticano conta com mais quatro zagueiros: Felipe Santana (31), Matheus Mancini (23), Bremer (20) Nathan (20). Caso Leonardo Silva não esteja apto a atuar e Felipe Santana não comece a partida, o Atlético terá uma “jovem” zaga numa estreia de temporada após nove anos. Santana treinou na equipe titular nessa quinta.
 
A última dupla de zagueiros jovens foi formada por Welton Felipe e Leandro Almeida, no Torneio de Verão do Uruguai, em 2009, quando o Alvinegro perdeu para o Cruzeiro por 4 a 2, jogo válido pela semifinal da competição. Na época, os defensores tinham 22 e 21 anos, respectivamente. 
 
Caso seja o escolhido por Oswaldo para começar a partida, Maidana espera agarrar a oportunidade para seguir na equipe alvinegra na sequência da temporada. “Tudo é trabalho. Vai depender do dia a dia, do que eu vou mostrar nos treinamentos. Sou um cara muito focado, costumo mostrar muito minhas qualidades em todas as oportunidades. Vou agarrar as oportunidades com as duas mãos. E vou tentar ter uma sequência como tive no ano passado”, disse.
 
Confiança do grupo
 
Os jogadores atleticanos demonstraram confiança nos jovens defensores. Um deles foi o goleiro Victor, de 34 anos. “São jogadores jovens, de muito vigor físico. O Gabriel já tem experiência, está consolidado, jogou praticamente a temporada passada inteira. É um jogador de muita regularidade. O Maidana fez um grande trabalho no Paraná. Temos outros jovens zagueiros como o Bremer, Matheus Mancini. Estamos bem servidos na defesa. Acredito que, no aspecto defensivo, o Atlético está bem representado”.

O zagueiro Gabriel, de 22 anos, ressaltou a importância de ter um jogador experiente como Leonardo Silva no elenco, e no setor, para orientar os demais. “O futebol é coletivo justamente por isso. É importante você mesclar a juventude com experiência. Leo Silva é um fenômeno, sempre me espelhei nele. É um grande ídolo. Com os novos zagueiros também”.
 
Duplas de zagueiros em estreias do Atlético (foram considerados jogos amistosos, exceto a Florida Cup de 2017, quando o time utilizado foi formado por jogadores do sub-20)
 
2017 - Gabriel (21) e Felipe Santana (30) - Atlético 1 x 0 América-TO - Campeonato Mineiro
2016 - Leonardo Silva (36) e Jemerson (23) - Schalke 04-ALE 0 x 3 Atlético - Florida Cup
2015 - Leonardo Silva (35) e Jemerson (22) - Atlético 4 x 2 Shakhtar Donetsk-UCR - Florida Cup
2014 - Réver (29) e Leonardo Silva (34) - Minas Boca 0 x 0 Atlético - Campeonato Mineiro
2013 - Réver (28) e Leonardo Silva (33) - Cruzeiro 2 x 1 Atlético - Campeonato Mineiro
2012 - Réver (27) e Rafael Marques (28) - Atlético 2 x 0 Boa Esporte - Campeonato Mineiro
2011 - Réver (26) e Werley (22) - Funorte 1 x 2 Atlético - Campeonato Mineiro
2010 - Werley (21) e Jairo Campos (25) - América 1 x 1 Atlético - Campeonato Mineiro
2009 - Welton Felipe (22) e Leandro Almeida (21) - Atlético 2 x 4 Cruzeiro - Torneio de Verão do Uruguai

Tags: atleticomg seriea futnacional interiormg