Atlético
None

ATLÉTICO

Prieto, Pet, Otamendi...Tomás é só mais um gringo que estreou jogando muito no Galo

Argentino entrou aos 38 minutos do 2ºT e foi decisivo contra o América

postado em 19/02/2018 12:15 / atualizado em 19/02/2018 16:10

Estrangeiros costumam ter grandes estreias com a camisa alvinegra. Foi o caso do meia Tomás Andrade, de 21 anos. O argentino entrou aos 38 minutos do segundo tempo e foi decisivo no clássico contra o América, nesse domingo, no Independência. Lançou Róger Guedes, no segundo gol do Atlético, e deixou Ricardo Oliveira em excelente condição de marcar o terceiro da goleada sobre o Coelho (3 a 0). Outros gringos também brilharam no primeiro jogo pelo Galo. Relembramos alguns abaixo:

Livio Armando Prieto
Marcos Michelin/Estado de Minas

Em 2005, o Atlético contratou o argentino Prieto. O armador tinha passado pelo Independiente e outros clubes pequenos da Argentina, como Nueva Chicago e Belgrano. A desconfiança com a chegada dele virou euforia logo no primeiro jogo. Na estreia, contra o Villa Nova, em jogo do Campeonato Mineiro, Pietro acertou um lançamento preciso para Quirino, que marcou para o Galo. Na época, a assistência de Pietro ganhou os programas esportivos e virou o assunto preferido nas rodas de conversa da capital mineira. O jogador foi festejado e ganhou a confiança da torcida alvinegra. A estreia foi uma exceção. A passagem dele pelo Galo durou três meses. Fez apenas 14 jogos.

Dejan Petkovic
Jorge Gontijo/Estado de Minas

O sérvio Dejan Petkovic foi a grande contratação do centenário do Atlético. O Galo tinha um time modesto, e o meia sérvio chegou para ser o grande maestro em campo. No primeiro jogo, Pet deixou a sua marca com a camisa alvinegra. O Galo perdeu de 3 a 2 para o Náutico. No geral, ele atuou em 32 jogos e marcou cinco gols em 2008. No ano seguinte, levou o Flamengo, ao lado de Adriano Imperador, ao título do Campeonato Brasileiro.

Jesus Dátolo
 Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Vindo do Internacional, o meia Dátolo não teve tempo nem de ser apresentado e estreou contra o Bahia, em jogo do Campeonato Brasileiro. Ronaldinho foi a figura do jogo com grande atuação. O argentino jogou bem e saiu de campo aplaudido. No jogo seguinte dele, contra a Portuguesa, no Independência, Dátolo acertou um belo chute de direita e deu a vitória ao Galo, que virou o jogo contra o time paulista (2 a 1).

Nicolás Otamendi
Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

O zagueiro Otamendi foi contratado pelo Atlético em 2014 depois de passagem pelo futebol português. Logo na estreia, poucos dias depois de ter chegado a Belo Horizonte, enfrentou o Cruzeiro, então campeão brasileiro, em jogo do Estadual. Ele substituiu o zagueiro Réver, lesionado. Ao lado de Leo Silva, conseguiu parar o quarteto ofensivo do Cruzeiro formado por Dagoberto, Ricardo Goulart, Everton Ribeiro e Marcelo Moreno. O jogo terminou em 0 a 0. Otamendi ficou pouco tempo no Galo: fez 19 jogos e marcou um gol. Apesar disso, o argentino virou uma referência e é considerado um ídolo para muitos atleticanos. 

Lucas Pratto
Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

O argentino Lucas Pratto chegou ao Atlético em 2015. O Atlético passava por uma reformulação, deixando para trás a fase mais vitoriosa da história do clube. Pratto também começou com o pé direito. Em amistoso contra o Shakhtar Donetsk, marcou de cabeça após lançamento com as mãos em cobrança de lateral de Marcos Rocha. O Galo ganhou o jogo por 4 a 2. Na primeira partida oficial, contra o Tupi, pelo Campeonato Mineiro, o Galo venceu por 2 a 0. Ele deixou o seu novamente. Dátolo fez o primeiro, em cobrança de falta precisa. O Urso marcou o segundo com um toque na saída do goleiro. 

Juan Ramón Cazares
Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

A estreia em jogos oficias de Cazares ocorreu na partida contra o Independiente Del Valle, do Equador, pela fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2016. Antes, contudo, ele já havia participado de duas partidas do torneio amistoso Florida Cup. O jogo contra o Del Valle também foi o primeiro de Robinho pelo Atlético. Mas quem roubou a cena foi o equatoriano. Em uma de suas melhores atuações com a camisa alvinegra, Cazares deu lançamentos, mostrou habilidade com dribles e participou intensamente do jogo. Ele foi substituído no segundo tempo para a estreia do 'Rei das Pedaladas'. A torcida festejou Robinho, mas não contava com o escolhido para deixar o campo. Cazares foi substituído e a massa, que apostava na saída de Patric, não perdoou o treinador: vaias seguidas de gritos de ‘burro’ nas cadeiras. Começava naquele momento o péssimo relacionamento entre Diego Aguirre e a torcida atleticana.

Damián Escudero
Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Em 2012, Escudero chegou ao Galo depois de passagens por Boca Juniors e Grêmio, entre outros times. Mas El Pichi, como é conhecido, nem de longe conseguiu ser um ídolo dos grandes clubes citados. No Atlético, também não fez história, mas começou bem. Na estreia, contra o Boa Esporte, pelo Campeonato Mineiro, deu assistência para o gol de Bernard. O Galo venceu o jogo por 2 a 0. Foi um dos principais assistentes do Campeonato Mineiro daquele ano. Perdeu espaço com a chegada de Ronaldinho Gaúcho.

Tags: prieto pet otamendi datolo pratto estrangeiros galo escudero