Atlético
None

ATLÉTICO

Casa cheia, 'fator psicológico' e boa linha ofensiva: as surpresas e os pontos fortes do Botafogo-PB para enfrentar o Atlético

Jornalistas paraibanos analisam o rival do Galo na 2ª fase da Copa do Brasil

postado em 20/02/2018 06:30 / atualizado em 20/02/2018 16:19

Nadya Araújo/ Botafogo-PB
O Atlético busca, nesta quarta-feira, uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil. Para avançar, o Galo terá que bater o Botafogo-PB em confronto marcado para as 21h45, na casa do adversário, no Almeidão, em João Pessoa – o empate leva a decisão para as cobranças de pênaltis. Desconfiado após o empate com o Atlético-AC na primeira fase, o torcedor alvinegro deve se perguntar quais os pontos fortes e quais surpresas a equipe paraibana pode apresentar para complicar a vida do time comandado por Thiago Larghi.

O Superesportes ouviu jornalistas que cobrem o dia a dia do Botafogo-PB. Para Amauri Aquino, editor de esportes da TV Correio e do Correio da Paraíba, o 'fator psicológico' alcançado no bom momento vivido pelo time na temporada pode ser o grande trunfo da equipe comandada por Leston Júnior, que ainda não sabe o que é derrota em 2018. Até aqui, são oito vitórias e quatro empates no ano.

“A grande surpresa do Botafogo pode ser o fator psicológico. O time vive uma das melhores fases dos últimos cinco anos, é um dos poucos ainda invicto no Brasil e vem de vitória no clássico sobre o Treze”, comenta Aquino, que ainda aponta o bom trabalho implantado pelo treinador em João Pessoa. “O Leston Júnior é a grande pegada. Trouxe um jeito novo de fazer o futebol”, complementou.

Com o bom momento dentro de campo, o Botafogo-PB ganha também um reforço fora das quatro linhas. Empolgado com a fase do time, o torcedor paraibano pode se tornar mais uma 'arma' do clube e promete lotar o Almeidão para empurrar a equipe em busca de uma vitória sobre o Galo.

Nadya Araújo/ Botafogo-PB
“A presença do torcedor é destaque para a partida. A expectativa é de cerca de 20 mil torcedores. A
cidade está respirando o jogo e a campanha do Botafogo-PB no ano corrobora isso. O Almeidão deve ter ótimo público”, projeta Tiago Loureiro, comentarista e apresentador da Rádio CBN. “Achamos que o público pode fazer a diferença”, adiciona Cadu Vieira, editor de esportes do Jornal da Paraíba.

Os três jornalistas também elencaram os pontos fortes do Botafogo-PB dentro de campo. A equipe é armada por Leston Júnior no tradicional 4-4-2, mas o treinador conta com jogadores que se movimentam muito no sistema ofensivo, chegando a trocar de posições, e que podem fazer variações táticas e diferentes funções durante o jogo.

O time que deve iniciar o duelo contra o Atlético é formado por Remerson; Felipe Cordeiro, Gladstone, Lula e Fábio Alves; Rafael Jataí, Allan Dias, Carlos Renato e Marcos Aurélio; Dico e Nando. A linha de frente e os meio-campistas que chegam bem ao ataque são as principais armas do Xerife.

Nadya Araújo/ Botafogo-PB
Marcos Aurélio é o grande nome da equipe. O meio-campista iniciou a carreira no Corinthians e tem boas passagens por Atlético-PR, Santos, Coritiba e Sport. “É o mais técnico, chegou com grande expectativa e tem correspondido”, analisa Tiago Loureiro. “É o cérebro do time, incomoda o adversário distribuindo o jogo e em bolas paradas”, indica Cadu Vieira.

“Allan Dias é outro ponto positivo. É um volante moderno, que sai bem com a bola e bate bem de fora da área. É um líder dentro e fora de campo, mais rodado no futebol. É forte, tem boa chegada e consegue prender a bola na frente”, comenta Amauri Aquino.

Mais avançados, Dico e Nando devem dar trabalho à defensiva mineira. O primeiro é um ponta veloz e habilidoso. O segundo, artilheiro do ABC-RN nas duas últimas temporadas, é centroavante forte e que sabe sair da área para fazer o trabalho de pivô e deixar os companheiros em boas condições próximo à área.

“Outra arma  é Dico, atacante de ponta esquerda, veloz e agudo. Quando joga nos contra-ataques é com ele a rapidez. Sofre muitas faltas perto da área e Marcos Aurélio é bom batedor”, diz Vieira. “Tem sido o xodó da torcida desde o ano passado”, lembra Loureiro, que ainda ressalta o trabalho do centroavante para a chegada dos pontas. “Foi a maior aposta de gols feita pela clube para a temporada e tem sido cobrado por isso, mas participa muito para a equipe. Taticamente tem uma função importante para preparar a última bola e, mesmo marcado, consegue fazer pivô”, indicou.

Tags: botafogopb futnacional interiormg copadobrasil galo atlético