Atlético
None

ATLÉTICO

'Tragédia' do Atlético contra o São Paulo na final do Brasileirão completa 40 anos

Time alvinegro foi vice-campeão invicto da edição de 1977 da competição

postado em 05/03/2018 16:54

Arquivo Estado de Minas

Um time histórico, um ataque mortal, ídolos aos montes em campo. O Atlético do final da década de 1970 marcou época e quebrou recordes. Mas faltou a coroação em cenário nacional. Em 5 de março de 1978 - há exatos 40 anos nesta segunda-feira -, a equipe alvinegra enfrentava o São Paulo num Mineirão lotado. Aquela final, válida pelo Campeonato Brasileiro de 1977, teve desfecho ‘trágico’ para os donos da casa.

A campanha

Para muitos torcedores, o time da segunda metade da década de 1970 foi o melhor da história alvinegra. O Atlético fez uma campanha quase impecável no Campeonato Brasileiro de 1977.

Na primeira fase, liderou o grupo com folga. Na segunda, avançou com vitórias convincentes. Chegou, então, o mata-mata. A semifinal foi contra o Londrina. A partida de ida terminou com triunfo alvinegro por 4 a 2, no antigo Mineirão. O empate por 2 a 2 no jogo de volta garantiu o Atlético na grande decisão.

O time mineiro chegou à final com uma campanha histórica. Em 20 jogos, nenhuma derrota e impressionantes dez pontos a mais que o São Paulo, rival na decisão. A campanha superior, entretanto, não garantia a vantagem do empate ao Atlético. 

A possibilidade de atuar no Mineirão lotado, entretanto, animava os comandados de Barbatana. O problema é que Reinaldo, o artilheiro daquela competição com impressionantes 28 gols, não atuou na decisão. O ‘Rei’ cumpria suspensão por ter sido expulso rodadas atrás, assim como o são-paulino Serginho.

A final

O Atlético terminou o Brasileirão invicto. O empate por 0 a 0 em Belo Horizonte levou a decisão para os pênaltis. Das cinco cobranças alvinegras, três foram para fora (Toninho Cerezo, Joãozinho Paulista e Márcio). Apenas Ziza e Alves marcaram.

O São Paulo foi mais preciso. Getúlio e Chicão perderam, mas Peres, Antenor e Bezerra garantiram o primeiro título nacional da história do clube do Morumbi. Alegria dos comandados do histórico Rubens Minelli. Tristeza dos mais de 100 mil torcedores que lotaram o Mineirão.

Ficha do jogo

Atlético 0 (2) x (3) 0 São Paulo

Atlético
João Leite; Alves, Márcio, Vantuir e Valdemir; Toninho Cerezo,  ngelo e Marcelo Oliveira (Paulo Isidoro); Serginho, Caio Cambalhota (Joãozinho Paulista) e Ziza
Técnico: Barbatana

São Paulo
Valdir Peres; Getúlio, Tecão, Bezerra e Antenor; Chicão, Teodoro (Peres) e Dario Pereyra; Zé Sérgio, Mirandinha e Viana (Neca)
Técnico: Rubens Minelli

Motivo: Final do Campeonato Brasileiro de 1977
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Arnaldo César Coelho (RJ)

Público: 102.974 pagantes
Renda: Cr$ 6.857.080,00

Tags: saopaulosp galo seriea futnacional interiormg atleticomg