Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético muda uniforme de última hora para não ferir regulamento da Sul-Americana; entenda

Clube alvinegro precisou fazer alteração para duelo contra o San Lorenzo

Divulgação/Atlético

Momentos antes do início do jogo contra o San Lorenzo, o Atlético divulgou, nas redes sociais, fotos do uniforme que utilizaria na estreia da Copa Sul-Americana (que terminou com derrota por 1 a 0, na Argentina). O clube, entretanto, precisou modificar o posicionamento do patch oficial da competição para escapar de uma eventual punição da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

JAVIER GONZALEZ TOLEDO/AFP

Nas imagens publicadas pelo Atlético no Twitter, o símbolo estava localizado no peito da camisa, logo ao lado do escudo. De última hora, a diretoria alvinegra foi alertada e se apressou para estampar o patch na manga direita (veja acima).


De acordo com o artigo 62 do regulamento da Copa Sul-Americana, todos os participantes devem obrigatoriamente estampar o símbolo oficial no ombro direito. Apenas o campeão da edição anterior do torneio pode utilizar o peito da camisa como espaço do patch.

“Os demais times usarão obrigatoriamente na manga direita o patch correspondente ao Torneio de cada edição. Para isso, a CONMEBOL fornecerá a quantidade suficiente de patches. As mesmas deverão ser colocadas inevitavelmente na manga direita, deixando um espaço livre de publicidade (centralizado) de 7cm x 7cm na mesma manga, conforme imagens abaixo. Não será permitida a colocação do patch em outra área das camisas”, lê-se no regulamento, que demonstra o posicionamento correto do símbolo.

Reprodução/Conmebol

O Atlético utilizou o patch da Sul-Americana na parte frontal da manga direita - região um pouco diferente da demonstrada nas imagens do regulamento. O local exemplificado na regra é ocupado pela marca da MRV. Dessa forma, não havia espaço para posicionar o símbolo da competição.

Algo semelhante ocorreu com a Chapecoense. O clube catarinense, que estampou a marca HAVAN na manga da camisa utilizada no duelo contra o Nacional, pelos playoffs da Copa Libertadores, posicionou o patch na região indicada pela imagem mostrada no regulamento.

As regras da Sul-Americana e da Libertadores são semelhantes. Nos dois casos, o patch oficial da competição deve ser posicionado na manga direita. Os times também podem utilizar um símbolo que indica o número de títulos do torneio na manga esquerda (veja nas fotos abaixo).

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo sulamericana