Atlético
None

ATLÉTICO

Para seguir líder: veja quais cenários deixam Galo em 1º ao fim da rodada do Brasileiro

Equipe tem partida decisiva pela Série A neste sábado, contra o Flamengo

postado em 24/05/2018 09:30 / atualizado em 23/05/2018 18:30

Bruno Cantini/Atlético

Depois de quase três anos, o Atlético voltou a ser líder do Campeonato Brasileiro. O desafio, agora, é se manter na ponta. E, para garantir a primeira posição ao final da sétima rodada da competição, o time alvinegro precisa superar a ‘concorrência’ de outras três equipes, que pleiteiam assumir o posto.

Atlético, Flamengo, Corinthians e Palmeiras podem encerrar a rodada na liderança. O melhor cenário, naturalmente, é o do time mineiro. Afinal, o Galo é o único dos 20 clubes do Campeonato Brasileiro que conseguiu somar 13 pontos nos seis primeiros jogos. Veja o desempenho dos quatro melhores times até aqui:

  • 1º Atlético - 13 pontos
  • 2º Flamengo - 11 pontos (três vitórias e seis gols de saldo)
  • 3º Corinthians - 11 pontos (três vitórias, cinco gols de saldo e nove gols marcados)
  • 4º Palmeiras - 11 pontos (três vitórias, cinco gols de saldo e oito gols marcados)

Para se manter na primeira posição sem depender de outros resultados, o Atlético precisa de uma vitória simples sobre o Flamengo. Líder e vice-líder se enfrentam a partir das 21h deste sábado, no Independência. Nesse cenário, o Galo subiria para 16 pontos - número inalcançável por qualquer outra equipe ao fim da rodada.

O Atlético, porém, poderá ter de lidar com uma pressão a mais desde o início do jogo. O time alvinegro poderá começar a partida contra o Flamengo na segunda posição. Isso porque o Palmeiras enfrenta o Sport antes de mineiros e cariocas se enfrentarem  no Independência. Se vencerem, os paulistas assumem - ainda que provisoriamente - a ponta.

E se não ganhar?

Bruno Cantini/Atlético

O Atlético pode seguir na primeira colocação mesmo se empatar com o Flamengo em Belo Horizonte. Para isso, dependeria de outros resultados da rodada. Corinthians e Palmeiras não poderiam vencer, respectivamente, Internacional (no Beira-Rio) e Sport (no Allianz Parque).

Triunfos fariam com que os paulistas passassem o Atlético nos critérios de desempate. As equipes teriam os mesmos 14 pontos. Corinthians e Palmeiras, porém, têm saldo de gols melhor - e assim seguiriam em caso de empate do time mineiro.

Derrota para o Flamengo, por sua vez, impossibilitaria a manutenção da liderança pelo Atlético. Afinal, os mineiros continuariam com 13 pontos - número que seria superado pelo próprio Rubro-Negro, que chegaria a 14. Nesse cenário, outras quatro equipes poderiam ganhar posição do Galo: Corinthians, Palmeiras, Fluminense e América.

Veja abaixo os jogos da sétima rodada do Campeonato Brasileiro

Sábado, às 16h

Fluminense x Chapecoense, no Maracanã

Sábado, às 19h

Palmeiras x Sport, no Allianz Parque

Sábado, às 21h

Atlético x Flamengo, no Independência

Domingo, às 11h

Paraná x Atlético-PR, no Durival Britto

Domingo, às 16h

Bahia x Vasco, na Fonte Nova
Botafogo x Vitória, no Nilton Santos
Santos x Cruzeiro, no Pacaembu
Internacional x Corinthians, no Beira-Rio

Domingo, às 19h

América x São Paulo, no Independência
Ceará x Grêmio, no Castelão

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo flamengorj corinthianssp palmeirassp