Atlético
None

ATLÉTICO

Capitão highlander: sem problema de idade, Leo Silva vira peça fundamental no Atlético

Zagueiro continua sendo tão importante para a equipe que a diretoria cogita renovar seu contrato

postado em 12/09/2018 11:34 / atualizado em 12/09/2018 16:16

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
Ainda que a proposta da diretoria seja rejuvenescer o grupo de jogadores aos poucos, o Atlético se mostra dependente de seus atletas mais experientes no Campeonato Brasileiro. E não poderia existir um exemplo tão ideal dos que têm contribuído com o time alvinegro como o capitão Leonardo Silva. A melhora no rendimento da zaga alvinegra nos últimos jogos do Brasileiro tem muito a ver com a presença do jogador de 39 anos na equipe titular. E não é por acaso que a diretoria vê a importância do atleta para o grupo e cogita renovar o compromisso, que expira em dezembro.

Leonardo Silva marcou de cabeça o 33º gol pelo Atlético na vitória sobre o Atlético-PR por 3 a 1, no Independência. E a idade do atleta não tem prejudicado a equipe ao longo da temporada: nos 28 jogos em que esteve em campo, em apenas um o atleta foi substituído – na vitória sobre o Fluminense por 5 a 2, antes da Copa do Mundo, pelo Brasileiro, quando sofreu lesão muscular, sua única na temporada. Ao balançar as redes quatro vezes em 2018, o jogador terá 14 jogos até dezembro para igualar ou mesmo ultrapassar sua melhor marca de gols num mesmo ano: seis, em 2009, (pelo Cruzeiro), e 2011 e 2012, em suas primeiras temporadas pelo Galo.

E qual o segredo da longevidade do jogador que o transforma em peça fundamental no time de Thiago Larghi? Na visão do fisiologista Roberto Chiari, o capitão tem disciplina acima do normal, que o faz ter os mesmos números que um atleta muito mais jovem: “Ele se cuida muito mais que os demais, pelo fato de ser um atleta mais experiente. Faz trabalhos diferenciados e cuida da carga de trabalho na semana para que nada o prejudique. Por isso ele consegue render o esperado”.

O zagueiro se considera em plena forma física e pronto para ajudar o Galo a terminar o Brasileiro na melhor posição possível: “É preciso trabalhar corretamente com o auxílio da preparação física, dos profissionais da fisioterapia. O trabalho em conjunto me ajuda a estar sempre disponível para jogar 90 minutos, para conciliar o extracampo com o dia de trabalho e ter uma sequência boa de jogos”.

Apesar da vontade da diretoria de mantê-lo em 2019, ele ainda não definiu se encerrará a carreira em dezembro ou se jogará por mais uma temporada. As renovações de contrato entre clube e jogador têm sido feitas a cada final de ano, sem burocracia.

DUELO ESPECIAL

E o próximo compromisso é especial para o experiente defensor: o confronto com o Cruzeiro, domingo, às 16h, no Mineirão. Ninguém no Galo tem tantos clássicos no currículo como o camisa 3: este será o 32º duelo em Minas, com cinco gols marcados (três pela Raposa e dois pelo Galo).

Contra o maior rival, o time alvinegro tenta a primeira trinca de vitórias no returno da competição.

Para Leonardo Silva, a equipe vem atingindo nível de evolução satisfatório e ganhando maturidade em cada partida: “O segredo é aliar trabalho à competitividade. A equipe tem competido bastante e não aceitando a derrota em nenhum instante. Esse é o ponto principal para evoluirmos em casa e fora. Temos de nos fortalecer aos poucos, ganhando padrão de jogo”.


O CAMISA 3 ANO A ANO


Temporada    Jogos    Gols    Títulos
2011              39        6     Nenhum
2012              33        6     Mineiro
2013              53        3     Mineiro e Libertadores
2014              49        3     Recopa e Copa do Brasil
2015              46        5     Mineiro
2016              47        3     Nenhum
2017              38        1     Mineiro
2018              28        4     Nenhum

Tags: nacional seriea atleticomg