Atlético
None

ATLÉTICO

Flamengo x Atlético é tendência de gols? Jogo marca encontro dos times que mais finalizam no Brasileiro

Galo tem o melhor ataque da competição; Rubro-Negro tem o terceiro

postado em 20/09/2018 06:30 / atualizado em 20/09/2018 17:58

Bruno Cantini/Atlético e Gilvan de Souza/Flamengo


No próximo domingo, o Maracanã receberá um confronto entre as duas equipes que mais finalizam a gol no Campeonato Brasileiro. O Atlético, segundo time que mais chuta na Série A, visitará o Flamengo, líder no quesito. A partida, que pode valer uma posição no G4 para o Alvinegro, começa às 16h no Rio de Janeiro.

De acordo com números do Footstats, site especializado em estatísticas de futebol, o Atlético chutou a gol 318 vezes no Campeonato Brasileiro. Foram 141 finalizações certas e 177 erradas.

Já o Flamengo, líder no quesito no Brasileirão, soma 328 chutes a gol na competição. Foram 145 finalizações certas e 183 erradas.

Os dois times também contam com jogadores na lista dos que mais finalizam. O líder do Campeonato Brasileiro é Ricardo Oliveira, com 64 chutes (35 certos e 29 errados). Lucas Paquetá, do Flamengo, divide a segunda posição com Zé Rafael, do Bahia. Ambos finalizaram 63 vezes (33 certas e 30 erradas do Rubro-Negro).

Melhores ataques

Além de serem as equipes que mais finalizam, os dois times estão no top 3 dos que mais balançaram as redes no Brasileiro. O Galo tem o melhor ataque, com 41 gols. Já o Flamengo está em terceiro, com 36. O dono da segunda posição é o Palmeiras, que balançou as redes 37 vezes. 

Estilo de jogo

Não é apenas na característica ofensiva que Atlético e Flamengo se parecem. Os dois times prezam pela saída de bola com toques curtos, ao invés do chutão. Para o goleiro Victor, isso é um dos motivos que faz as equipes criarem mais chances de gol no Campeonato Brasileiro.

“É uma proposta de jogo que o Thiago tem implementado. No Brasil quase ninguém faz isso. É comum no futebol europeu, a maioria dos times têm esse estilo. Só o Atlético, o Atlético-PR e o Flamengo fazem isso. Esses times cometem os mesmos erros. Quando você adota esse estilo de jogo, você assume o risco de perder uma bola na parte defensiva, mas aumenta muito as chances de criar uma situação ofensiva. Já tivemos mais de 200 situações desse tipo, criamos vários oportunidades de gols e não levamos nenhum ainda. No último jogo erramos mais do que o comum, inclusive eu, mas trabalho para melhorar isso. Só trabalhando para aprimorar isso. Não é nada irresponsável, tentamos seguir o que trabalhamos. Temos que criticar, mas também ver o lado positivo. Essa saída de bola, no jogo apoiado, evitando dar o chutão, tem surtido grandes situações em termos ofensivos. Quando você tem a posse de bola a chance de chegar ao gol é maior. A maioria das equipes prefere jogar com bola longa. A gente prefere criar em nosso campo defensivo. Não vejo nada de errado”, disse.

Os dados citados por Victor são reais. O terceiro time que mais chuta a gol é o Atlético-PR, com 311 finalizações. O top 3 é formado, justamente, por equipes que trabalham mais a saída de bola e optam, raras vezes, pelo chutão.

Tags: atlético galo interiormg seriea flamengo flamengorj