Atlético
None

ATLÉTICO

De Levir a Levir: ciclo do Atlético sem o técnico teve título, seis treinadores e acúmulo de decepções

Desde a saída do treinador, no fim de 2015, nenhum técnico conseguiu se firmar no clube; Thiago Larghi teve o maior período à frente do Alvinegro

postado em 18/10/2018 08:00 / atualizado em 18/10/2018 17:18

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)</i>

Levir Culpi está de volta ao Atlético. Nessa quarta-feira, o técnico acertou o retorno com um contrato até o fim de 2019. Ele deixou o Alvinegro no fim de novembro de 2015, após não chegar a um acordo de renovação com a diretoria. Em sua última passagem no clube, foram três títulos conquistados: Recopa Sul-Americana, Copa do Brasil, ambos em 2014, e o Campeonato Mineiro, no ano seguinte. No período em que ele ficou longe do comando, o Galo levantou apenas uma taça do Estadual, em 2017. As decepções, no entanto, foram muitas, assim como o número de treinadores. Relembre abaixo como foram os últimos anos.


Apenas um título

O Atlético, em 2017, conquistou o Campeonato Mineiro sob comando de Roger Machado. A equipe alvinegra teve a melhor campanha na primeira fase, eliminou a URT na semifinal e conquistou a taça contra o Cruzeiro, depois de empatar o primeiro jogo no Mineirão e vencer o segundo, por 2 a 1, no Independência. 

As decepções foram muitas

As decepções começaram ainda em 2016, com Diego Aguirre no comando. O treinador perdeu a final do Campeonato Mineiro para o América. Depois, foi eliminado pelo São Paulo em casa nas quartas de final da Copa Libertadores.

Marcelo Oliveira foi contratado e não conseguiu levar o milionário elenco atleticano ao título do Campeonato Brasileiro. Na Copa do Brasil, o Galo foi até a final, mas perdeu a disputa para o Grêmio. O treinador, depois da derrota em casa no primeiro jogo da decisão, foi demitido. Diogo Giacomini assumiu a equipe para a partida decisiva.

Em 2017, Roger Machado assumiu o comando do time. Além do título mineiro, ele levou o Atlético à liderança geral da fase de grupos da Copa Libertadores. No entanto, ele foi demitido por causa dos resultados ruins no Campeonato Brasileiro.

Rogério Micale foi o escolhido por Daniel Nepomuceno para dar sequência ao trabalho, mas foi demitido rapidamente. No seu currículo, no entanto, duas eliminações: goleada sofrida para o Botafogo, no Rio de Janeiro, e queda nas quartas de final da Copa do Brasil, e empate sem gols com o Jorge Wilstermann, no Mineirão, nas oitavas de final da Copa Libertadores.

Oswaldo de Oliveira assumiu o time, conseguiu evitar que o time ficasse na zona de rebaixamento, mas o Atlético não se classificou para a Copa Libertadores. O time ainda perdeu a final da Primeira Liga para o Londrina, nos pênaltis. Ele foi demitido no início de 2018.

Thiago Larghi assumiu o comando, interinamente, mas viu a equipe perder o Campeonato Mineiro para o Cruzeiro. Na Copa Sul-Americana, o Atlético foi eliminado em casa para o San Lorenzo e, na Copa do Brasil, foi eliminado pela Chapecoense, em Chapecó. Já como técnico efetivado, ele foi demitido nessa quarta-feira, deixando o time na sexta posição do Brasileirão.

Os treinadores

Diego Aguirre deixou o Atlético depois 31 jogos. Foram 16 vitórias, 7 empates e 8 derrotas
Marcelo Oliveira dirigiu o Atlético em 42 jogos. Foram 18 vitórias, 14 empates e 10 derrotas
Roger Machado comandou o Atlético em 42 jogos. Foram 22 vitórias, 9 empates e 11 derrotas
Rogério Micale comandou o Atlético em 12 jogos. Foram 4 vitórias, 3 empates e 5 derrotas
Oswaldo de Oliveira deixou o Atlético depois de 20 partidas. Foram 8 vitórias, 9 empates e 3 derrotas
Thiago Larghi dirigiu o Atlético em 49 jogos. Foram 23 vitórias, 12 empates e 14 derrotas

O interino

Diogo Giacomini comandou o Atlético em 5 jogos. Foram 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas

Tags: levir culpi atlético galo interiormg seriea