Atlético
None

ATLÉTICO

Assim como o Defensor, Danubio aciona Conmebol por atraso em inscrição do Atlético na Libertadores

Danubio enviou uma nota, por e-mail, à Conmebol na noite dessa quinta-feira

postado em 22/02/2019 18:35 / atualizado em 22/02/2019 18:47

<i>(Foto: AFP / DOUGLAS MAGNO )</i>
O Danubio do Uruguai decidiu seguir os passos do Defensor e acionou a Unidade Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) contra o Atlético. O clube alvinegro é um dos 21 investigados pelo Tribunal Disciplinar por conta de atrasos na inscrição de jogadores na Copa Sul-Americana e na Copa Libertadores.

Eliminado pelo Atlético na segunda fase da Libertadores (2 a 2 no Uruguai e derrota por 3 a 2, em BH), o Danubio enviou uma nota, por e-mail, à Conmebol na noite dessa quinta-feira. Em entrevista ao portal uruguaio Ovácion, Juan Francisco García, representante do clube na AUF (Asociación Uruguaya de Fútbol), destacou que a entidade sul-americana deveria ter avisado imediatamente sobre a irregularidade.

”Entendemos que a Conmebol deveria ter nos informado imediatamente sobre a irregularidade dos jogadores pelos envios tardios da lista de inscritos de vários clubes”, disse.

A intenção do clube é eliminar o Atlético na Copa Libertadores. No caso do Defensor, o pleito é obter os três pontos da primeira partida da terceira fase, vencida pelo Galo por 2 a 0, em Montevidéu.

A consulta do Danubio servirá como forma de pressionar a Conmebol, mas não deve gerar efeitos ao Atlético, já que a reclamação foi feita fora do prazo legal, de 24 horas após o fim do segundo jogo. 

Incluído na lista dos investigados (veja ao fim da matéria), o Atlético garante ter enviado a documentação no período determinado no regulamento. O processo de registro dos elencos entre clube e confederação é intermediado pelas federações nacionais.

“Em relação ao Atlético, o Atlético cumpriu o prazo, não tem absolutamente nenhum problema”, declarou o presidente do Atlético, Sérgio Sette Câmara. “Enviamos a lista no dia 1º de fevereiro. O prazo era dia 2. Enviamos até com 24 horas de antecedência. Se existe um problema, é entre CBF e Conmebol, não é problema do Atlético”, acrescentou.

Por meio de nota divulgada na noite desta quinta, a CBF garantiu que enviou as listas de atletas dos oito clubes brasileiros dentro do prazo. Segundo a entidade que rege o futebol nacional, "o que está em apuração junto à Conmebol é um possível erro de autenticação no sistema COMET (em que são realizadas as inscrições), durante a realização de uma das etapas de homologação do processo, o que de forma alguma configura a irregularidade na inscrição das equipes".

Segundo a CBF, o máximo que pode ocorrer nos tribunais é a cobrança de uma multa. "A CBF está investigando as causas dessa possível situação e fornecendo os esclarecimentos necessários aos clubes envolvidos e à entidade sul-americana", lê-se na nota.

Os clubes que apresentaram irregularidade, segundo a Conmebol, foram os seguintes:

Copa Libertadores (2ª fase)

Clube Atlético Mineiro (BRA)
São Paulo FC (BRA)
Club Universidad de Chile (CHI)
Club Deportivo Palestino (CHI)
Club Libertad (PAR)

Copa Sul-Americana

Botafogo de Futebol e Regatas (BRA)
Santos Futebol Clube (BRA)
Esporte Clube Bahia (BRA)
Fluminense Football Club (BRA)
Sport Club Corinthians Paulista (BRA)
Associação Chapecoense de Futebol (BRA)
Club Social y Deportivo Colo-Colo (CHI)
Club de Deportes Antofagasta (CHI)
Deportes Unión La Calera (CHI)
Unión Española (CHI)
Club Sol de América (PAR)
Independiente FBC (PAR)
Club Deportivo Santaní (PAR)
Club Guaraní (PAR)
Estudiantes de Mérida Fútbol Club (VEN)
Zulia Fútbol Club (VEN)

Tags: atleticomg futnacional futinternacional libertadores2019 danubio