Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético é punido pelo Tribunal Disciplinar por erro em uniforme na Libertadores

Clube alvinegro foi multado em 5 mil dólares por irregularidade em jogo com o Danubio

postado em 28/02/2019 15:55 / atualizado em 28/02/2019 16:20

<i>(Foto: Pablo Porciuncula/AFP)</i>

O Tribunal Disciplinar, órgão independente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), multou o Atlético em 5 mil dólares (aproximadamente R$ 18,7 mil na cotação atual) por um erro de posicionamento dos patchs da Copa Libertadores no uniforme. A punição foi divulgada nesta quinta-feira e não cabe recurso.

A decisão, assinada por Cristobal Valdés, integrante do Tribunal Disciplinar, é referente à estreia do Atlético na competição, em 5 de fevereiro, pela partida de ida da segunda fase. Na ocasião, o time empatou por 2 a 2 com o Danubio-URU, no Estádio Luis Franzini, em Montevidéu, na capital uruguaia.

“A gente sabia do julgamento, mas ainda não fomos notificados. É sobre o posicionamento de patch no uniforme, questão de centímetro”, disse o vice-presidente alvinegro, Lásaro Cândido da Cunha, ao Superesportes.

De acordo com o documento do Tribunal Disciplinar, o Atlético descumpriu os parágrafos 2º e 3º do artigo 64 do regulamento da Libertadores. As normas dispõem sobre o posicionamento dos emblemas da competição nas mangas das camisas dos clubes participantes.

O parágrafo 2º determina que os times usarão o patch do torneio “inevitavelmente na manga direita, deixando um espaço livre para publicidade (centralizado) de 7 cm x 7 cm na mesma manga”. A exceção é o River Plate, atual campeão da Libertadores, que utiliza um emblema específico pelo título na parte frontal da camisa.

Já o parágrafo 3º estabelece que clubes campeões da Libertadores levarão um patch com o número de títulos conquistados “inevitavelmente na manga esquerda, deixando um espaço livre de publicidade (centralizado) nesta manga”. Todos os emblemas são fornecidos pela própria Conmebol.

O parágrafo 4º do artigo 64 prevê aplicação de multa de 5 mil dólares em caso de descumprimento das regras. Além da penalização financeira, o Atlético também foi advertido contra a reincidência nesse tipo de caso.



Segunda punição

Na última segunda-feira, o Atlético foi punido pelo Tribunal Disciplinar. O clube alvinegro esteve entre os investigados por atraso na inscrição de jogadores nas três primeiras fases da Libertadores. O Atlético foi multado em 15 mil dólares (aproximadamente R$ 56,1 mil) - que serão ressarcidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), culpabilizada pelo ocorrido.

Tags: libertadores2019 galo seriea futnacional interiormg atleticomg