Atlético
None

ATLÉTICO

Novo técnico do Atlético, Mancini tem título importante no currículo, mas 'coleciona' rebaixamentos

Vagner Mancini nunca conseguiu se estabelecer na prateleira dos grandes técnicos do futebol brasileiro

postado em 14/10/2019 13:36 / atualizado em 14/10/2019 13:58

<i>(Foto: Divulgação / Chapecoense)</i>

Novo técnico do Atlético, Vagner Mancini nunca conseguiu se estabelecer na prateleira dos grandes técnicos do futebol brasileiro. Ele surgiu com ótimo trabalho no Paulista, campeão da Copa do Brasil de 2005, mas deixou a desejar quando esteve à frente de grandes clubes.

O currículo dele conta com participações em rebaixamentos de cinco clubes: Guarani em 2010; Ceará em 2011; Sport em 2012; Botafogo em 2014 e Vitória em 2018. Por outro lado, já evitou a queda de outras equipes, como ocorreu com o Cruzeiro em 2011.

Conquistas


A principal conquista de Mancini foi a Copa do Brasil de 2005 com o modesto Paulista. Na campanha do título, o time do interior de São Paulo deixou grandes clubes pelo caminho: Botafogo (2ª fase), Internacional (oitavas de final), Cruzeiro (semifinal) e Fluminense (final).

Mancini revelou bons valores naquele ano, como o goleiro Victor, o zagueiro Réver, o volante Cristian, o meia Márcio Mossoró.

O treinador também já conquistou quatro Estaduais: dois Campeonatos Baianos, com o Vitória (2008 e 2016), um Campeonato Cearense, com o Ceará (2011) e um Campeonato Catarinense, com a Chapecoense (2017).

Rebaixamentos


O primeiro rebaixamento de Mancini na Série A ocorreu em 2010. Ele assumiu o Guarani em maio daquele ano. Nas 38 partidas à frente da equipe, sua campanha foi de oito vitórias, 13 empates e 17 derrotas. Foram 37 pontos. Com o rebaixamento, ele decidiu deixar o clube.

Em 2011, Mancini dirigiu o Ceará entre as rodadas 14ª e 22ª. Ele deixou o time três pontos acima da zona de rebaixamento. Contudo, o Ceará acabou rebaixado. Naquele mesmo ano, ele assumiu o Cruzeiro e conseguiu livrar a Raposa da degola. Na última rodada, o clube celeste venceu o Atlético, seu novo clube, por 6 a 1.

No ano seguinte, em 2012, o Sport foi rebaixado. Mancini não estava no comando do clube quando do descenso, mas dirigiu o Leão até a 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele foi demitido após sete jogos sem vitória na competição. Com a saída de Mancini, comandaram o clube pernambucano Gustavo Bueno, Waldemar Lemos e Sérgio Guedes. Nenhum deles conseguiu evitar a queda.

Depois de eliminação do Botafogo na Copa Libertadores de 2014, Mancini aceitou o convite para dirigir o clube no Campeonato Brasileiro. O Fogão fez péssima campanha na Série A, terminando na penúltima posição, com 34 pontos. No fim daquele ano, Mancini foi demitido.

Depois de salvar o Vitória no Campeonato Brasileiro de 2017, Mancini comandou o clube em parte da temporada 2018. Ele foi demitido após goleada por 4 a 0 para o Athletico-PR, na Arena da Baixada. O clube baiano ainda não estava na zona de rebaixamento, mas a queda de rendimento não foi revertida.

Atlético contra o descenso


O Atlético ainda tem um pequeno risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Galo tem 7,7% de risco de cair.

Tags: seriea atleticomg rebaixamento mancini