Atlético
None

ATLÉTICO

Dirigente diz ter absoluta convicção de que o Atlético não vai ser rebaixado

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, Galo tem 7,7% de chance de queda para a Série B do Campeonato Brasileiro

postado em 15/10/2019 08:00 / atualizado em 14/10/2019 18:59

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)</i>

Nos últimos 33 pontos disputados, o Atlético somou apenas quatro. Ao fim da 14ª rodada, o Galo dividia posição no G4 com o Flamengo. Enquanto o rubro-negro disparou, o time mineiro ficou na parte de baixo da tabela. Apesar da fase ruim e dos péssimos resultados recentes, a diretoria segue confiante em ver a equipe terminar o Campeonato Brasileiro de forma digna. Uma possível queda para a Série B não é nem cogitada. 

Em entrevista no último domingo, pouco após a demissão de Rodrigo Santana - o técnico perdeu o emprego depois da derrota do Galo por 4 a 1 para o Grêmio, no Independência -, o diretor Rui Costa foi questionado sobre uma possível queda do Atlético para a Série B. O dirigente diz ter absoluta convicção de que o time não vai ser rebaixado.

“Não (trabalhamos com essa hipótese). Nós trabalhamos jogo a jogo. Tenho absoluta convicção, o torcedor pode ter certeza disso, que o nosso grupo não fala disso (risco de rebaixamento)”, disse o dirigente.

A opinião de Rui Costa é compartilhada pelo zagueiro Réver. O defensor estranha os questionamentos, já que o Atlético tem uma considerável distância para o CSA, 17° colocado. O Galo soma seis pontos a mais do que o time alagoano. O capitão afirmou que, no Atlético, ninguém pensa em rebaixamento.

“A gente está com 31 pontos e eu estou sendo questionado por brigar por rebaixamento. Tem time com 15, 16 pontos e, de repente, pode ter uma chance de sair. Eu acredito que a gente tem que viver o hoje. A nossa situação realmente não é boa, isso não tem como omitir. Não vou vir aqui e falar mentira para o torcedor, mentira para vocês (jornalistas), porque esse não é o meu perfil. Não pensamos e não vamos pensar em zona de rebaixamento. A gente está em time grande, a pressão vai vir com resultados ruins, mas não vamos pensar em zona de rebaixamento. A gente tem que olhar para frente, para ponta da tabela, onde o Atlético merece estar”, completou.

As contas

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Atlético tem 7,7% de risco de ser rebaixado. O site calcula que um clube com campanha de 43 a 45 pontos tem boas perspectivas de seguir na primeira divisão. Com 41 ou menos, o risco de rebaixamento é grande.

Atualmente, o Atlético soma 31 pontos. Para chegar a 43 pontos, precisa de mais quatro vitórias nos últimos 13 jogos do Brasileiro.

Veja abaixo o risco de rebaixamento das equipes

Chapecoense - 96,7%
Avaí - 95,8%
Cruzeiro - 73,1%
CSA - 43,5
Ceará - 36,6%
Fortaleza - 22,3%
Fluminense - 10,4%
Atlético - 7,7%
Botafogo - 7%
Vasco - 6,2%

Veja a pontuação necessária para escapar da queda

45 pontos - 0,65%
44 pontos - 2,6%
43 pontos - 8%
42 pontos - 19,1%
41 pontos - 36,4%
40 pontos - 56,8%
39 pontos - 75,4%

Sequência do Atlético

CSA (fora)
Santos (casa)
São Paulo (fora)
Chapecoense (casa)
Fortaleza (fora)
Goiás (casa)
Cruzeiro (fora)
Fluminense (fora)
Athletico-PR (casa)
Bahia (fora)
Corinthians (casa) 
Botafogo (casa)
Internacional (fora)

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea