Atlético

ATLÉTICO

Decisão traumática, 'quando tá valendo': Atlético e São Paulo chegam ao confronto 99 na história

Duelo entre clubes mineiro e paulista é cercado de história

postado em 21/10/2019 18:35 / atualizado em 22/10/2019 07:48

<i>(Foto: Arquivo / Estado de Minas)</i>

Confronto cercado de muita rivalidade, Atlético e São Paulo fazem a partida de número 99 na história. O jogo será disputado neste domingo, às 16h, no Morumbi, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O duelo entre os clubes mineiro e paulista já decidiu um Campeonato Brasileiro e rendeu um capítulo curioso na Copa Libertadores.

O primeiro grande jogo entre São Paulo e Atlético ocorreu em 1971. Em um triangular final, que contou ainda com o Botafogo, o time mineiro venceu o Tricolor por 1 a 0, no Mineirão, gol de Oldair. Depois, o Galo bateu o Fogão pelo placar mínimo, no Maracanã, e ficou com o título. O gol decisivo foi marcado por Dario.

Outro grande confronto ocorreu em março de 1978, quando os clubes fizeram a final do Campeonato Brasileiro de 1977 - a decisão só foi realizada no ano seguinte por causa da desorganização do calendário do futebol brasileiro.

O Atlético fez uma campanha quase perfeita. O sonho do título, contudo, ficou pelo caminho. O Galo acabou sendo vice-campeão invicto ao empatar com o São Paulo na final, no Mineirão (0 x 0), e perder nos pênaltis (2 x 3). Reinaldo, artilheiro daquela competição, com 28 gols, não disputou a decisão porque estava suspenso.

O amargor daquela final foi superado em 2013, quando o Atlético foi campeão da Copa Libertadores ao eliminar o São Paulo nas oitavas de final. Na primeira fase, os clubes também se enfrentaram.

No primeiro jogo, o Galo venceu por 2 a 1, no Horto. O primeiro gol nasceu após Ronaldinho Gaúcho pedir água ao goleiro Rogério Ceni. Ele ficou adiantado e recebeu uma bola na cobrança de lateral. O craque cruzou e Jô fez 1 a 0. Por sua vez, no Morumbi, o São Paulo venceu por 2 a 0. Depois da derrota, R10 disse que era "um grande treino para a próxima fase". Os jogadores do Tricolor ficaram revoltados com essa declaração.

Nas oitavas de final, Atlético e São Paulo voltaram a se enfrentar. O Galo venceu o primeiro jogo, no Morumbi, por 2 a 1. No Independência, o time alvinegro fez 4 a 1. Ronaldinho aproveitou a classificação para provocar o rival: "Usaram aquilo como motivação, mas eu vou aproveitar a deixa: quando está valendo, está valendo", brincou. O caminho estava pavimentado para o título da Copa Libertadores.

Relembre outros confrontos na galeria de foto

Não conseguiu ver? Clique aqui e acesse 


Atlético x São Paulo
Jogos:
98
Vitórias do Atlético:
34
Empates:
31
Vitória do São Paulo:
33
Gols do Galo:
122
Gols do Tricolor:
136

Tags: número 99 atleticomg seriea saopaulosp histórico