Atlético
None

ATLÉTICO

Mancini aprova mudanças e destaca superação do Atlético em empate com Fortaleza

Treinador aponta erros, mas elogia atuação do time com um jogador a menos

postado em 02/11/2019 20:45 / atualizado em 02/11/2019 23:12

<i>(Foto: Bruno Cantini/Atlético)</i>

O técnico Vagner Mancini destacou a superação do Atlético no empate diante do Fortaleza, por 2 a 2, neste sábado, no Castelão,  pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo atuou com o jogador a menos durante todo o segundo tempo – Geuvânio foi expulso – e esteve em desvantagem em duas oportunidades, mas igualou o placar com Patric e Fábio Santos. Na opinião do treinador, a reação demonstrada na partida comprova que o Alvinegro deveria estar em melhor situação na competição. 

“Foi um jogo que tivemos a nítida sensação do que podemos fazer. É natural que todo mundo esteja chateado com a campanha do Galo, porque você vê que tem de onde tirar. Tem reação, superação. Ficamos metade do jogo com um jogador a menos, mas nem por isso não demos chances ao Fortaleza. Tivemos outras oportunidades de gol e empatamos um jogo dificílimo, levando um ponto importante. Tivemos a capacidade de superação em campo, o que é a grande lição que levamos hoje. A gente pode ir em cima disso e cobrar dos atletas essa postura. Sabemos que todo mundo tem vergonha na cara para entrar em campo e tentar fazer o melhor. Às vezes a gente fica devendo. E, quando fica devendo, aceitamos as críticas e a chateação da torcida. É muito importante tocar nesse ponto, pois houve reação. Todos entendem que essas oscilações não são normais, e que o grupo pode responder de uma forma muito mais significativa”, declarou o comandante alvinegro, em entrevista coletiva depois do jogo.



Mancini também fez questão de apontar os erros da equipe. Os gols do Fortaleza saíram em lances praticamente idênticos, em jogadas de escanteio que o lateral-direito Gabriel Dias se antecipou à zaga na primeira trave e cabeceou para a rede. O treinador, no entanto, ressaltou que o elenco está ciente dos problemas e comprometido a solucioná-los.

“No intervalo, falei que estava 1 a 0 para nós e que demos dois gols para eles. Não podemos levar, em 20 minutos, dois gols da mesma forma, minando a força do time, a parte tática, a entrada de jogadores. Dar essas oportunidades ao adversário significa que você vai ter de correr mais. E você ainda perde um jogador no segundo tempo, diga-se de passagem, achei a expulsão severa. Enfim, o mais importante é que estamos tentando em todos os aspectos e isso a gente nota dentro de campo, nos treinamentos, no vestiário, nas conversas. Também há uma indignação entre eles. A gente está realinhando a equipe para voltar a vencer”, projetou.



A escalação do Atlético para enfrentar o Fortaleza teve novidades: Patric na lateral esquerda, na vaga de Fábio Santos; e Zé Wellison e Terans no meio-campo. Elias ficou no banco de reservas, enquanto Fábio Santos só entrou na partida após lesão de Guga – com Patric retornando ao lado direito. Os jovens Bruninho e Marquinhos, que deu assistência para o segundo gol, também tiveram chance no decorrer do jogo. Mancini explicou as alterações e valorizou a diversidade do grupo. 

“A ideia era dar uma alma nova à equipe. Alguns atletas vêm jogando desgastados. E aí você perde em casa para a Chapecoense e vem um banho em cima de todo mundo. É natural que quem comanda precisa olhar essa situação, que seja confiante e consciente nas mudanças. Achei que era o momento de dar um gás novo, num jogo fora de casa, que a gente tinha a oportunidade de ver jogadores que eu ainda não vi. A entrada do Terans foi muito boa. Ele é um atleta dotado de capacidade do chute ao gol, pega muito bem na bola. É claro, todos que entraram têm acertos e erros, mas acho que já deu uma mexida. Marquinhos e Bruninho também. Eles deram juventude e um jogo diferente, gerando surpresa no adversário. Acho importante não descartar ninguém. É importante a entrada do Elias, do Fábio Santos, do Ricardo Oliveira, do Leonardo Silva. É importante, também, que entre outros jogadores e mexa um pouco com elenco. Isso é saudável para toda a equipe”, concluiu.



Com o resultado em Fortaleza, o Atlético permaneceu na 13ª colocação, com 36 pontos. O Alvinegro ainda luta para se distanciar da zona do rebaixamento. Na próxima rodada, o time de Vagner Mancini encara o Goiás, nesta quarta-feira, às 20h, no Mineirão.