Atlético
None

ATLÉTICO

Base, estilo, temperamento: a opinião de quem acompanhou o trabalho de Dudamel, perto de ser anunciado pelo Atlético

Venezuelano deve assumir o Atlético em 2020

postado em 25/12/2019 13:46 / atualizado em 25/12/2019 14:17

(Foto:  Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Em uma passagem de meia década nas seleções de base e principal da Venezuela, Rafael Dudamel colheu resultados positivos - principalmente nas categorias inferiores -, mas se desgastou com dirigentes locais. O sonho do ex-goleiro de levar a 'Vinho Tinto' pela primeira vez para uma Copa do Mundo foi interrompido. A partir de 2020, Dudamel será técnico do Atlético.

Dudamel começou sua trajetória na Federação Venezuelana de Futebol (FVF) como treinador da equipe sub-17. De forma surpreendente, ele levou a equipe ao segundo lugar do Sul-Americano de 2013, perdendo o título para a Argentina no critério de desempate.

Em 2016, Dudamel assumiu a Seleção Venezuelana Sub-20 depois de uma passagem pelo Deportivo Lara. No Sul-Americano de 2017, ele ajudou os venezuelanos a ficarem na terceira posição.

No Mundial da categoria, que ocorreu no mesmo ano, a 'Vinho Tinto' por pouco não conquistou o título, ficando na segunda posição. Na decisão, os venezuelanos perderam para a Inglaterra por 1 a 0.

O belo trabalho nas categorias de base abriu espaço para Dudamel assumir a equipe principal da Venezuela, substituindo Noel Sanvicente, em 2016. Dessa forma, ele ficou na base e na equipe principal.

Dudamel dirigiu a Seleção Venezuelana em duas Copas Américas. Na edição de 2016, nos Estados Unidos, a Venezuela caiu em grupo com México, Uruguai e Jamaica. Os venezuelanos ficaram em segundo da chave, com a mesma pontuação (7) do líder, o México. Nas quartas de final, a equipe de Dudamel foi goleada pela Argentina: 4 a 1.

Na Copa América do Brasil, neste ano, a Venezuela ficou em um grupo com os donos da casa, Peru e Bolívia. Mesmo atuando em 'território inimigo', a equipe de Dudamel arrancou empate com o Brasil (0 a 0), na Arena Fonte Nova. Os venezuelanos ficaram em segundo do grupo, com cinco pontos. Mais uma vez, a equipe de Dudamel foi eliminada nas quartas de final para a Argentina (2 a 0).

Nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, Dudamel assumiu a Venezuela na sétima rodada. O objetivo de levar o país à primeira Copa do Mundo não foi cumprido. A Venezuela ficou na última posição, com 12 pontos.


Opinião dos jornalistas

Quem acompanhou o trabalho de Dudamel de perto reconhece seus méritos, mas entende que é necessário evoluir na profissão.

"Vejo como positiva a década de Dudamel, não são dez anos, mas simbolicamente vemos assim. Só avanços: mundialista sub-17, mundialista sub-20, vice-campeão mundial sub-20, avançou nas duas Copa Américas (2016 e 2019), boa finalização das Eliminatórias da Rússia", escreveu o repórter Humberto Suárez.

O aproveitamento do sistema ofensivo é um questionamento. "A dúvida que fica é o tema ofensivo. Poderia ser aproveitado melhor. Salomón (Rondón), Soteldo, Josef (Martínez), Machis, Murillo, Savarino, Añor, Otero... houve material e não se aproveitou 100%. É uma frustração", acrescentou.

Fora de campo, Dudamel se mostra um profissional exigente. "Não há como negar os avanços dentro de campo e o esforço de manter a ordem fora dele", frisou.

O futebol reativo em muitas ocasiões foi criticado. "Em uma entrevista, ele disse que os jogadores venezuelanos não gostam de jogar com a bola nos pés. Que seria uma vocação atuar na defesa. Foi muito criticado por isso”, disse o jornalista Luis Ascanio.

"Ele chegou a ter apoio enorme dos venezuelanos. Depois, isso caiu. Há uma relação difícil com os dirigentes da FVF, muito pelo seu temperamento", acrescentou Ascanio.

Rafael Dudamel (Treinador)

2010 a 2011 - Estudiantes de Mérida
2013 - Venezuela Sub-17
2013 a 2015 - Deportivo Lara
Venezuela Sub-20 - 2016
Seleção Venezuelana - 2016

Tags: defesa base comportamento estilo atelticomg Dudamel reativo