Atlético
None

ATLÉTICO

Após testes, Dudamel tenta colocar estilo em prática no Atlético para estreia da Sul-Americana

Time oscilou nas quatro rodadas que disputou no Mineiro; veja desempenho

postado em 04/02/2020 09:25

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)

O planejamento inicial do Atlético previa que as primeiras partidas de 2020 se tornariam importantes para a avaliação do grupo e para que os jogadores pudessem ganhar entrosamento e ritmo de jogo. Mas, depois dos empates com Coimbra (0 a 0) e Tombense (1 a 1), ambos no Independência, o time alvinegro embarcou para a Argentina vivendo seu primeiro momento de desconfiança, justamente antes do importante duelo de quinta-feira com o Unión-ARG, às 21h30, em Santa Fe, na estreia na Sul-Americana. A queda de produção recente agora obrigará a equipe a ter nova postura para trazer bom resultado como visitante.



E nem seriam exatamente os tropeços contra times com menor orçamento o maior problema da equipe. Com exceção da goleada sobre o Tupynambás por 5 a 0, o Galo teve grande oscilação em momentos distintos em todos os jogos do Estadual. Diante do Tombense, por exemplo, a equipe viu o adversário abrir o placar no primeiro tempo e só teve domínio da partida na metade da etapa complementar. Antes, contra o Coimbra, os comandados de Rafael Dudamel só foram efetivos nos primeiros minutos e viram o time de Contagem assustar na parte final do jogo.

O treinador venezuelano entende que é normal a equipe ser irregular nos primeiros jogos da temporada, em que os atletas estão se conhecendo. “Recordo que estamos começando o trabalho, maior dificuldade com momento de pré-temporada e de competição. O torcedor tem o direito de exigir que ganhemos. Minha mensagem para a torcida é tranquilidade, apoio, que vamos construir um time vencedor”.

                          CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DAZN E ASSISTIR AO JOGO DO ATLÉTICO

 

Um dos destaques diante do Tombense, o atacante Marquinhos entende que o Galo ainda está longe do que pode mostrar em 2020: “Os últimos resultados não nos atrapalham. Sabemos da nossa capacidade, o quanto temos qualidade. Temos muita coisa a melhorar, mas isso vamos provar durante as competições, jogos e treinos. Vamos evoluir a cada dia que passa”. Para ele, a cobrança do torcedor é natural, mas não atrapalha o grupo: "Sabemos que a torcida fica chateada devido à grandeza do clube. Lidamos com as críticas de forma normal. Eles vão apoiar a gente, têm todo o direito de cobrar. Mas é erguer a cabeça. A resposta para tudo é trabalhar e evoluir e os resultados saírem”.

Outro problema enfrentado por Dudamel é o “sumiço” de jogadores considerados peças-chave no esquema tático. Um deles é o atacante Di Santo, que tem sido o mais crucificado pelas arquibancadas. O jogador de 30 anos não marcou na temporada e vive a sombra da chegada de um novo camisa 9, promessa da diretoria para os próximos dias. O lateral-esquerdo Fábio Santos, embora seja o artilheiro da equipe no ano, com dois gols (ambos de pênalti), também convive com as maiores cobranças por cair de rendimento em momentos do jogo. Para o jogo da Argentina, ele já terá a concorrência do recém-chegado Guilherme Arana, relacionado pela primeira vez.

Dudamel entende que o bom funcionamento do esquema tático pode fazer os atletas se destacarem: “Meu maior trabalho é fortalecer o coletivo. Dentro de um bom coletivo, é mais fácil que se destaquem as individualidades. As partidas me permitem conhecer a melhor capacidade dos jogadores. Marquinhos, por exemplo, é muito bom pela direita. Ele é mais habilidoso, mais passador. Temos bons atletas nas posições, o que permite fazer um time bom”.

OSCILAÇÃO ALVINEGRA

1 x 0 Uberlândia (Parque do Sabiá)
Melhor momento: primeiros 30 minutos, quando estava bem fisicamente e equilibrou o ritmo com o adversário
Pior momento: em todo o segundo tempo, ao perder a intensidade devido à falta de ritmo

5 x 0 Tupynambás (Independência)
Melhor momento: time teve amplo domínio depois da expulsão do lateral Henrique, aos 29min do primeiro tempo
Pior momento: equipe começou em ritmo lento e demorou algum tempo para entrar em sintonia

0 x 0 Coimbra (Independência)
Melhor momento: instantes iniciais, com três chances claras de gol (duas com Jair e outra com Mailton)
Pior momento: o segundo tempo inteiro, pois finalizou apenas uma vez e viu o adversário chegar com perigo pelo menos duas vezes

1 x 1 Tombense (Independência)

Melhor momento: metade final da etapa complementar, depois das entradas de Allan e Hyoran, que organizaram melhor o meio-campo da equipe
Pior momento: Galo teve problemas no 1º tempo por causa da apatia e da falta de entrosamento dos reservas

UNIÓN X ATLÉTICO

O duelo entre Unión de Santa Fe e Atlético, no Estádio 15 de Abril, em Santa Fé, na Argentina, terá transmissão exclusiva da plataforma de streaming esportivo DAZN.

Os novos assinantes do DAZN terão direito a um mês de acesso grátis à plataforma. O cancelamento pode ser feito a qualquer momento.

A partir do segundo mês, o custo mensal é de apenas R$ 19,90.