Atlético
None

ATLÉTICO

Gol a cada dois jogos, títulos e decisivo contra o Cruzeiro: a trajetória de Tardelli no Atlético

Atacante de 34 anos acumula feitos nas duas passagens com a camisa alvinegra

postado em 13/02/2020 16:40

(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Diego Tardelli, enfim, está de volta ao AtléticoAnunciado como reforço alvinegro nessa quarta-feira, o atacante de 34 anos tem história em Minas Gerais. Nas duas passagens anteriores, fez gols importantes, comemorou alguns dos títulos mais importantes da história de 112 anos do clube e foi decisivo em clássicos contra o Cruzeiro.

Desempenho por ano


Os números do jogador com a camisa alvinegra impressionam. Ídolo da torcida, Diego Tardelli acumula impressionantes 110 gols em 219 jogos. Ou seja: a cada duas partidas, o atacante vai às redes, em média, uma vez. Em competições oficiais, foram 102 gols em 212 aparições.

A primeira passagem de Tardelli pelo Atlético começou em janeiro de 2009. Após um 2008 frustrante pelo Flamengo, o atacante formado na base do São Paulo teve uma temporada histórica com a camisa alvinegra. Se consideradas partidas oficiais e amistosas, foram 42 gols em 57 aparições - média de 0,73. Em números, foi o melhor desempenho do jogador pelo clube mineiro. Naquele ano, ninguém no futebol brasileiro marcou mais vezes.

Em 2010, fez 25 gols. Naquele ano, apenas Obina foi às redes mais vezes: 28. Na temporada seguinte, Tardelli pouco jogou antes de ser vendido ao Anzhi, da Rússia. Foram sete jogos e seis gols marcados. Em 2013, após longa ‘novela’ nas negociações, o retorno ao Atlético.

O ano da volta foi mágico para Tardelli. O atacante foi protagonista nas campanhas vitoriosas no Campeonato Mineiro e na Copa Libertadores. No total, fez 18 gols em 52 jogos. No torneio continental, foi o vice-artilheiro, com seis gols, atrás apenas do companheiro de ataque Jô.

Em 2014, viveu um primeiro semestre discreto. Na segunda metade do ano, melhorou de produção e foi protagonista na campanha do título da Copa do Brasil. Em 53 jogos, marcou 19 gols - um deles na finalíssima do torneio nacional, contra o arquirrival Cruzeiro. Em janeiro de 2015, foi vendido ao Shandong Luneng, da China. Agora, anos depois, volta ao Atlético.

Títulos


Além do número expressivo de gols, Diego Tardelli acumula taças pelo Atlético. Na primeira passagem pelo clube, conquistou apenas o Campeonato Mineiro de 2010. Na segunda, foram quatro, quase sempre como protagonista: o Estadual e a Copa Libertadores em 2013, além da Recopa Sul-Americana e a Copa do Brasil em 2014.

‘Carrasco’ de rival


Os títulos fizeram de Diego Tardelli ídolo da torcida do Atlético. Mas, mais que isso, outro fator fez com que o atacante conquistasse o apoio das arquibancadas: as boas atuações em clássicos contra o Cruzeiro. Em 19 partidas, são nove gols marcados - média de quase um gol a cada dois jogos.

Alguns são marcantes. Logo na estreia pelo Atlético, fez dois na derrota por 4 a 2 no Torneio de Verão, no Uruguai, em 2009. Em 2013, fez um hat-trick na vitória por 4 a 3, pelo Mineiro. Naquela partida, também foi expulso. Na mesma competição, foi às redes uma vez no triunfo por 3 a 0 na partida de ida da final. O time alvinegro acabaria campeão.

O último dos nove gols contra o arquirrival foi o mais marcante. No jogo de volta da final da Copa do Brasil de 2014, Diego Tardelli garantiu a vitória alvinegra por 1 a 0, no Mineirão. O resultado garantiu o título ao Atlético e consagrou, mais uma vez, o atacante.

Na história, Tardelli é o sexto jogador alvinegro que mais fez gols no Cruzeiro. Assim como ele, outros quatro marcaram nove vezes diante do arquirrival: Nílson, Paulo Isidoro, Guilherme e Lauro. O líder da lista é Guará, com 26.

Gols de Tardelli pelo Atlético contra o Cruzeiro:

2009 (Torneio de Verão)
Atlético 2 x 4 Cruzeiro – Dois gols

2009 (Campeonato Mineiro)
Cruzeiro 2 x 1 Atlético – Um gol

2011 (Campeonato Mineiro)
Cruzeiro 3 x 4 Atlético – Três gols

2013 (Campeonato Mineiro)
Atlético 3 x 0 Cruzeiro – Um gol

2014 (Campeonato Brasileiro)
Cruzeiro 2 x 3 Atlético – Um gol

2014 (Copa do Brasil)
Cruzeiro 0 x 1 Atlético – Um gol

Maiores artilheiros do Atlético em clássicos contra o Cruzeiro

1º: Guará – 26 gols
2º: Reinaldo e Ubaldo – 16 gols
4º: Lucas – 15 gols
5º: Tomazinho – 10 gols
6º: Diego Tardelli, Nílson, Paulo Isidoro, Guilherme e Lauro – 9 gols
11º: Éder Aleixo, Dario e Nívio – 8 gols

Tags: galo tardelli atleticomg interiormg futnacional seriea