Atlético
None

ATLÉTICO

Rafael cita inspirações, nega mágoa do Cruzeiro e fala em 'fazer história' no Atlético

Formado na Toca da Raposa, goleiro de 30 anos foi apresentado como novo reforço alvinegro

postado em 04/03/2020 16:48 / atualizado em 04/03/2020 17:10

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press)
Ao longo de mais de 20 minutos de entrevista nesta quarta-feira, Rafael raras vezes tirou o sorriso do rosto: “Estou muito feliz de poder estar hoje aqui”. A felicidade do goleiro de 30 anos contrasta com uma compreensível ansiedade por chegar ao Atlético após 17 anos com a camisa do arquirrival Cruzeiro. A apreensão, porém, virou alívio ao ser bem recebido pela torcida alvinegra.

Eu queria agradecer a massa atleticana pelo carinho, pelas mensagens de apoio. É muito importante para mim receber todo esse carinho, todo esse apoio. Ser recebido com esse carinho me faz querer me dedicar ainda mai s. Cheguei aqui com uma expectativa, uma ansiedade, uma vontade muito grande de já poder trabalhar e conhecer todos”, disse o goleiro, durante a apresentação no Atlético.

Na Cidade do Galo - local que chamará de casa ao menos pelos próximos três anos -, Rafael terá contato com uma inspiração: Leonardo Silva. Atual coordenador da equipe de transição do Atlético, o ex-zagueiro viveu experiência parecida a do goleiro. Em 2011, deixou o Cruzeiro para vestir alvinegro. Nos anos seguintes, conquistou títulos, fez gols históricos e virou ídolo da torcida.

“Tenho muitos exemplos bons, como o Leonardo Silva, que chegou ao clube e fez gols importantes, em final de Libertadores. Hoje, é um cara de referência, que trabalha no clube há tanto tempo”, disse Rafael. Além do ex-zagueiro, o novo goleiro atleticano citou outros dois jogadores que passaram pelos dois principais clubes de Belo Horizonte.

“Tenho que citar também Procópio, Nelinho... Grandes nomes fizeram esse caminho e construíram uma história muito grande aqui no clube. Estou chegando agora, sei que tenho que percorrer um grande caminho para fazer a história que esses grandes profissionais fizeram. É o que vou buscar”, completou.
 
 

Por que o Atlético? 

Rafael deixou o Cruzeiro após acordo judicial. À época, já era pretendido pelo Atlético. A partir daí, as negociações se desenrolaram rapidamente. Nessa terça-feira, o jogador e seu empresário, Fábio Mello, se reuniram com o presidente alvinegro, Sérgio Sette Câmara, para assinar o contrato.

Além do Atlético, o goleiro Rafael despertou o interesse de clubes como Palmeiras e Athletico-PR. Segundo o jogador, a escolha se baseou no projeto apresentado pela diretoria alvinegra. Serão três anos de contrato com renovação automática por mais uma temporada em caso de cumprimento de determinadas metas.

"Eu escolhi o Atlético, como falei, pelo projeto que o presidente nos mostrou. Por tudo que ele tem feito e quer fazer do Atlético ainda mais. Eu encarei com a maior alegria e estou muito feliz por estar aqui hoje. Eu vim para cá pelo projeto, não para ser o titular ou para ser o reserva. Eu vim aqui para fazer parte dessa família Atlético, para fazer parte desse grupo de goleiros, tem grandes treinadores, grandes goleiros. Vamos fazer o nosso melhor aqui para que o Atlético saia vencedor e cresça", justificou.

Sem mágoas

Formado na Toca da Raposa, Rafael deixou o Cruzeiro sob críticas, especialmente por conta do acordo iminente com o Atlético. O goleiro processou o clube celeste por conta de atrasos de pagamentos. A situação foi resolvida em acordo judicial e não deixou mágoas no jogador.

“Eu deixo grandes amigos lá, grandes pessoas, que tenho carinho e admiração por toda a minha vida, uma gratidão por terem me ajudado. Sigo em frente. Venho para cá para fazer história, para fazer novos amigos, para conhecer novos profissionais que também vão me ajudar a crescer. Sem mágoa nenhuma, sigo em frente”, completou.

Quando joga?

Enquanto estava sem clube, Rafael fazia treinos por conta própria ao lado do preparador Robertinho, que o acompanhava nos tempos de Toca da Raposa. Mesmo assim, o goleiro entende que dificilmente estará à disposição para o clássico deste sábado. Atlético e Cruzeiro se enfrentam a partir das 19h, no Mineirão, pela oitava rodada do Campeonato Mineiro.

“Venho treinando. Treinei algum tempo dentro de campo. Nos últimos dias, na academia e tudo mais. Cheguei hoje para fazer algumas avaliações. Acho pouco provável, tem questões burocráticas também. Hoje, já me sinto parte da família Atlético. Estou muito feliz e estou à disposição para me dedicar e fazer o meu melhor para o clube”, finalizou.

Tags: goleiro apresentação atleticomg seriea mercadobola RAFAEL