Atlético
None

ATLÉTICO

Dudamel faz duras críticas a Nathan, do Atlético, após declaração: 'Entendo porque não triunfou em nível internacional'

Meia atleticano criticou postura do ex-treinador durante passagem pela Cidade do Galo; venezuelano respondeu

postado em 12/04/2020 14:05

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)

O clima entre Nathan e o ex-técnico do Atlético, Rafael Dudamel, esquentou. Depois de o meia revelar bastidores da relação do treinador com o elenco do Galo, o venezuelano rebateu a declaração com duras críticas ao jogador. “Entendo porque não triunfou em nível internacional”, disse em vídeo, obtido pelo GloboEsporte.com.

Após as declarações de Nathan à TV Record, nessa sexta-feira, Dudamel rebateu a fala do meia. O ex-treinador do Atlético refletiu sobre como imaginava ser a postura de um jogador brasileiro e, então, deduziu o motivo de Nathan ter tido uma curta passagem no futebol europeu. Antes de chegar ao Galo, o Chelsea-ING, detentor dos direitos econômicos do atleta, o emprestou ao Vitesse-HOL, Amiens-FRA e Belenenses-POR.

Hoje, eu entendo porque não triunfou em nível internacional. Quando falam sobre o futebol do Brasil, você imagina jogadores profissionais, com ética, com valentia e, definitivamente, este garoto tão jovem, que começa sua carreira, não reúne, hoje - e pode mudar, com o passar dos anos -, toda a categoria que deve ter um jogador digno do que é o futebol do Brasil”, disse Dudamel.

A polêmica entre os dois começou quando Nathan revelou que a relação de Dudamel com o grupo atleticano não era boa. O meia afirmou que alguns jogadores “acabavam ficando de saco cheio” por conta de “regras de convivência” instituídas pelo venezuelano.

Depois, em entrevista ao Portal Meridiano Online, Rafael Dudamel rebateu as críticas. Segundo o ex-comandante alvinegro, as palavras de Nathan soaram “covardes”, pois sempre esteve disposto a conversar com os atletas e afirmou ter tido respaldo da diretoria para tomar as medidas que desagradaram o elenco.

No vídeo obtido pelo GloboEsporte.com, nesse sábado, o venezuelano voltou a citar o meia. Desta vez, as críticas são mais duras ao ex-comandado. Além de reafirmar que a declaração de Nathan foi “covarde”, pois era contra uma pessoa que nem no clube estava, Dudamel disse ter ficado decepcionado com a atitude do jogador.

“Recebo, com muita decepção, declarações de um jogador jovem, com um futuro promissor, com um futuro bom. Mas, definitivamente, o êxito de um jogador caminha com o profissionalismo, com a hombridade, com a sinceridade e a frontalidade que pode viver. Hoje, as declarações de Nathan me geraram uma grande decepção. Não quero pensar nisso como malícia, que na sua cabeça pode ter passado, de alguma maneira, orquestrar, preparar a saída de um treinador. Eu não posso pensar dessa forma. Quero entender que foi parte de uma imaturidade de um jogador da sua idade”, declarou Dudamel.

Na sequência da gravação, o ex-treinador do Atlético relembrou que, quando chegou à Cidade do Galo, Nathan estava lesionado. Ao avaliar a situação, lembrou ter se dedicado a planejar, em conjunto com a comissão técnica, uma forma para que o meia pudesse ter uma rápida e efetiva recuperação e estivesse à disposição para atuar.

“Hoje tenho uma tristeza, uma decepção, mas eu vou recordar com muito carinho, porque recordo, quando chegou ao Atlético, que chegou lesionado, mas preparamos, junto com a comissão técnica, um plano de trabalho para sua recuperação. Recordo, também com tristeza, o dia que errou o pênalti, e nos eliminaram da Copa do Brasil. E eu me pergunto: será que, naquele momento, passou pela sua mente a exigência de Dudamel e por isso errou o pênalti? Em momentos cruciais, um jogador não pode falhar. Os jogadores diferentes, em momentos cruciais, não falham”, refletiu.

Passagem pelo Atlético

Dudamel aproveitou a oportunidade para avaliar sua curta passagem pelo futebol brasileiro. Em 52 dias de trabalho, o venezuelano comandou o Atlético em 10 jogos, com uma campanha de quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas, e um aproveitamento de 53,3%. Depois das seguidas eliminações na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil, ele foi demitido no fim de fevereiro. 

“A experiência no Atlético e no futebol brasileiro, para mim, foi muito especial. Não meço na minha vida os êxitos de acordo com os resultados positivos, mas com as vivências, as experiências e a aprendizagem que me deixam. E foi muita aprendizagem que eu pude obter no curto tempo em que eu estive no futebol do Brasil. Muita intensidade, muita exigência, uma aprendizagem de futebol. De parte tática, muito enriquecedora”, disse.

Além disso, o ex-treinador do Galo lamentou o término precoce do trabalho. Segundo ele, ao assinar com o clube, a ideia apresentada pela diretoria era de tempo para implementar as ideias de jogo. 

“Me apresentaram um cenário real do que se devia construir no Atlético. Lastimosamente, não se cumpriu a palavra do compromisso feito. Eu havia deixado a seleção do meu país por diferentes motivos e havia ido a Belo Horizonte carregado de sonhos e muitos planos, mas lastimosamente não pude levar adiante. Mas sempre vou estar agradecido na vida, por Deus ter me dado essa linda oportunidade de aprender”, concluiu. 

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea dudamel