Atlético
None

ATLÉTICO

Médico condiciona volta de Cazares a dois testes negativos seguidos de COVID-19

Armador foi afastado das atividades por ter contraído novo coronavírus

postado em 18/06/2020 20:46

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)
Afastado dos treinos desde 31 de maio, por ter contraído o novo coronavírus, o armador Cazares ainda não tem data para voltar a treinar no Atlético. Em isolamento, o equatoriano tem sido acompanhado pelo departamento médico e submetido a testes semanais para COVID-19. O retorno à Cidade do Galo ainda dependerá do resultado dos exames, seguindo os critérios definidos pelo clube.

Em entrevista ao podcast Clássico Mineiro, da Globo, o responsável pelo departamento médico do Atlético, Rodrigo Lasmar, disse que Cazares só retornará quando não apresentar presença do vírus. O equatoriano será liberado no momento em que testar negativo para COVID-19 duas vezes consecutivas. “Ele só terá condições de voltar às atividades a partir do momento em que tenha passado pela avaliação que deve ser feita, e tem critérios de retorno”, reforçou o chefe do DM alvinegro.

Rodrigo Lasmar explicou que o caso é acompanhado também por especialistas da área, que estabeleceram critérios para liberar o jogador. Mesmo assintomático, o armador terá que ser submetido a dois testes seguidos para avaliar a presença do vírus ou mesmo de anticorpos. “A gente precisa fazer o teste de secreção de nariz e garganta, e esse teste tem que ser negativo. Por garantia, a gente aguarda uns dias e repete esse teste novamente, para que não tenha falso negativo. São necessários dois testes PCR negativos”, esclareceu.

Cazares foi diagnosticado com novo coronavírus depois de ter se envolvido em polêmicas, como ‘peladas’ ao lado do venezuelano Otero, antes mesmo da retomada das atividades na Cidade do Galo, e festa em condomínio na cidade de Lagoa Santa, durante a quarentena. O armador equatoriano foi multado pela prefeitura e é alvo de investigação da Polícia Civil, que abriu procedimento depois do caso. 

Apesar dos problemas disciplinares, Rodrigo Lasmar assegurou que o afastamento do armador foi exclusivamente em decorrência da infecção pelo novo coronavírus. “O Cazares está sob os cuidados do departamento médico e ainda não tem questões de segurança, com relação à COVID-19, para voltar ao CT. A gente vê exemplos de jogadores até fora do Brasil que permanecem com a positividade dos testes durante semanas, mais de um mês. Isso é uma medida que tem que ser respeitada, e o Cazares só pode voltar ao clube quando tiver os testes negativos, o que ainda não aconteceu”, completou.

Cazares está no último ano de contrato com o Atlético e não deve ter o vínculo renovado. O Atlético até se mostra interessado a negociar o equatoriano, que pode ser usado como ‘moeda de troca’ com algum clube. O diretor de futebol do Galo, Alexandre Mattos, admitiu a possibilidade de o jogador ter os direitos econômicos vendidos ou ser envolvido em transação por outro atleta que seja pedido pelo técnico Jorge Sampaoli.

Tags: cidade do galo médico testes interiormg coronavírus rodrigo lasmar cazares covid-19