Atlético
None

ATLÉTICO

Chegada de zagueiros ao Atlético abre possibilidade para esquema utilizado por Sampaoli na Seleção Chilena e no Santos

Técnico argentino já utilizou formação com três zagueiros ao longo da carreira

postado em 29/06/2020 06:00 / atualizado em 29/06/2020 09:14

(Foto: BRUNO CANTINI / AGÊNCIA GALO / ATLÉTICO)

O Atlético é o time que mais se movimenta no mercado da bola durante a paralisação do futebol por conta da pandemia de coronavírus. A chegada de reforços, principalmente para a defesa, abre a possibilidade de o técnico Jorge Sampaoli utilizar outros esquemas táticos e escalar o time com três zagueiros, por exemplo, como fez com a Seleção Chilena e no Santos.

Apesar da dívida alta, o Atlético tem investido, com a ajuda dos patrocinadores MRV e Banco BMG, grandes valores nas contratações de novos jogadores para entregar o melhor time possível ao técnico Jorge Sampaoli. Até o momento, o clube se acertou com cinco atletas e conta com a iminente chegada do sexto reforço.

Um dos setores mais encorpados foi a defesa. Antes da paralisação do futebol, o elenco atleticano contava apenas com quatro zagueiros: Réver, Gabriel, Igor Rabello e Gustavo Henrique. Agora, a zaga também terá Bueno, emprestado pelo Kashima Antlers, do Japão, e Junior Alonso, que aguarda o fim do contrato com o Boca Juniors-ARG para assinar com o Galo. O jogador será comprado ao Lille-FRA por cerca de 3 milhões de euros (R$ 18 milhões).

A presença de seis zagueiros com características diferentes abre a possibilidade de o técnico Jorge Sampaoli utilizar esquema com três zagueiros como fez na Seleção Chilena na Copa do Mundo de 2014. Nas oitavas de final, por exemplo, a “La Roja” enfrentou o Brasil com Gary Medel, Gonzalo Jara e Francisco Silva na defesa. Porém, nenhum deles é zagueiro de origem.

Medel, atualmente no Bologna-ITA, e Silva, da Universidad Católica-CHI, atuam como volante. Por sua vez, Jara, do Monarcas Morelia-MEX, joga como lateral-direito. Eles acabaram improvisados por Sampaoli na zaga devido suas características. O treinador acredita que os defensores devem ter uma técnica apurada para iniciar as jogadas com a bola no chão, trabalhando as ações desde a defesa até chegar ao ataque.

A situação também pode se repetir no Atlético. O lateral-esquerdo Fábio Santos disse que existe a possibilidade de atuar como zagueiro para atender pedidos do técnico argentino.

“Ele gosta, principalmente na saída de bola, de sair com três zagueiros. Mas não com três zagueiros o tempo todo. Ele fazia bastante isso no Santos, utilizando um jogador um pouco mais defensivo do lado do campo. Já joguei dessa maneira algumas vezes na minha carreira e é uma possibilidade que pode acontecer nesta temporada”, disse Fábio.

No Santos, Sampaoli chegou a utilizar o 3-5-2 no Campeonato Brasileiro do ano passado. Entretanto, a formação não agradou o presidente do Peixe. Depois que o argentino deixou o clube paulista, José Carlos Peres disse que o esquema atrapalhou na arrancada rumo ao título da Série A.

“O Santos estava nove pontos na frente do segundo colocado, estava em um caminho forte. Trouxe o Paulo Autuori para não ter nenhum tipo de atrito porque queríamos conquistar o Brasileiro e sentíamos que estava nas (nossas) mãos, mas aquele bendito dos três zagueiros ferrou com a gente. Dos 12 jogos, perdemos dez. Perdemos 30 pontos nisso, é muita coisa”, disse em entrevista ao SporTV, em janeiro deste ano.

Retorno do futebol

A Federação Mineira de Futebol (FMF) espera retomar o Campeonato Mineiro no dia 26 de julho. A entidade aguarda uma resposta das autoridades públicas para a confirmação das partidas. 
 
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por sua vez, prevê que o início das competições ocorra em agosto, com a Série A no dia 9, um domingo, e a Série B no sábado (8). Os campeonatos, com 38 rodadas, se prolongariam até fevereiro de 2021.

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea santossp