Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético precisa de empate para ir à 14ª final consecutiva e manter maior sequência do futebol brasileiro

Time não fica fora de uma decisão do Campeonato Mineiro desde 2006

postado em 04/08/2020 06:00

(Foto: Pedro Souza/Atlético)
Dos elencos que sofreram na luta contra o rebaixamento à Série B do Brasileiro em 2008, 2010 e 2011 aos times da “era dourada” em 2013 e 2014, o Atlético tem uma certeza há 13 temporadas: disputar a decisão do Campeonato Mineiro. A equipe alvinegra vive a maior sequência atual de finais estaduais de todo o futebol brasileiro. Para ampliar a lista, precisa apenas de um empate contra o América, nesta quarta-feira, às 21h30, no Independência.

Goiás e Bahia aparecem logo após o Atlético no ranking de maiores sequências de decisões estaduais em vigor, com nove. O Esmeraldino pode alcançar a décima consecutiva ainda nesta temporada, já que o Campeonato Goiano segue em disputa, sem finalistas definidos. Nas contas do Tricolor de Aço, a final do Baiano de 2020 já é considerada. A equipe do técnico Roger Machado enfrentará o Atlético, de Alagoinhas. Completam a lista dos cinco primeiros o CRB (oito) e o Santos-AP (sete). Veja o ranking completo ao fim da matéria.

A sucessão atual de finais também é relevante na própria história do Atlético. Apenas uma vez o clube alvinegro terminou mais vezes seguidas nas duas primeiras posições do Mineiro. Ocorreu entre os anos de 1974 e 1991. Foram, portanto, 18 temporadas consecutivas, com 12 taças conquistadas e seis vice-campeonatos. Nesse período, o equipe conseguiu o hexacampeonato (entre 1978 e 1983), maior sequência de títulos entre as agremiações de Minas Gerais desde a profissionalização do futebol.

Nas 13 finais disputadas entre 2007 e 2019, o Atlético venceu seis e perdeu sete. Em 2006, a última decisão que não contou com o time alvinegro colocou frente a frente Cruzeiro e Ipatinga. Após empate por 1 a 1 no Mineirão, a equipe celeste venceu por 1 a 0 no interior e conquistou a taça. Naquela edição do torneio, o Galo ficou na terceira colocação.

Ofensividade

A vitória por 2 a 1 no jogo de ida da semifinal contra o América garantiu ao Atlético a vantagem de contar com o empate na partida de volta para avançar à final. Mesmo assim, o técnico Jorge Sampaoli garante que a equipe alvinegra tentará manter a ofensividade que a caracterizou especialmente no primeiro tempo do duelo do último domingo, no Mineirão. “Se você analisar meus times, seguramente vai ver que isso não vai ser assim (jogar pelo empate). Vai ser diferente”, resumiu o técnico, conhecido por exigir das equipes que treina a constante busca por gols”, cravou.

Maiores sequências em finais de estadual em vigor

13 finais seguidas - Atlético*
9 finais seguidas - Goiás* e Bahia
8 finais seguidas - CRB*
7 finais seguidas - Santos-AP* e Botafogo-PB*
6 finais seguidas - ABC
5 finais seguidas - Athletico
4 finais seguidas - Corinthians, Ceará, Chapecoense*, Altos-PI*, Itabaiana-SE* e Manaus
3 finais seguidas - Brasiliense*, Cuiabá* e Remo*
2 finais seguidas - Flamengo, Grêmio*, Galvez-AC*, Real Noroeste-ES*, Imperatriz-MA*, Moto Club-MA* e Palmas*

*Times que podem chegar à final em 2020 e ampliar sequência
**Estaduais de Pernambuco, Rondônia, Roraima e Mato Grosso do Sul não têm sequências em andamento

Tags: galo campeonato mineiro mineiro atleticomg interiormg futnacional seriea