Atlético
None

ATLÉTICO

Médico do Atlético explica protocolo de testes para jogos pelo Brasileiro

Clube vai optar por voos fretados para deslocamentos durante a Série A

postado em 06/08/2020 21:03

(Foto: Euler Junior/EM/D.A Press)

O Atlético anunciou mais medidas de precaução contra a pandemia do novo coronavírus para a disputa do Campeonato Brasileiro. O alvinegro estreia neste domingo, contra o Flamengo, às 16h, no Maracanã, cercado de mais cuidados para evitar o risco de propagação da COVID-19 entre jogadores e comissão técnica.

Diretor médico do Atlético, Rodrigo Lasmar explicou como será o protocolo de segurança para a Série A e as demais divisões do Brasileiro. Além de ampliar os testes, ele disse que o clube viajará em voos fretados, para amenizar o tempo de espera em aeroportos e também como forma de driblar as dificuldades com limitação de horários com a diminuição da oferta das companhias aéreas em meio à pandemia. 

“Como é a primeira avaliação para o início do campeonato, foi feito o exame de sangue, o sorológico, para pesquisa de anticorpos, e também o exame de secreção de nariz para ver a presença do vírus. A partir de agora, nas 72 horas anteriores, aos jogos, todos os jogadores e comissão serão submetidos apenas a esse exame do nariz. Então, praticamente, faremos testes duas vezes por semana porque jogaremos quarta e domingo”, explicou o médico, em entrevista à TV Galo.

“Já começamos com um jogo e procuramos manter o máximo de segurança em nosso grupo, então, viajaremos em voos fretados, sempre na véspera do jogo e voltando imediatamente depois do jogo, exatamente para minimizar o tempo que os atletas ficarão fora, o período que ficarão dentro de um hotel, o que acaba sendo uma situação de exposição maior do que dentro do CT, onde temos controle absoluto”, acrescentou o responsável pelo DM do Atlético e também médico da Seleção Brasileira. 

Rodrigo Lasmar disse que a CBF arcará com os custos dos exames para os participantes de todas as séries do Campeonato Brasileiro. Qualquer indício de contaminação, segundo ele, resultará em afastamento imediato do atleta. “Por exemplo, os testes serão realizados por todo e, na eventualidade de qualquer atleta testar positivo antes do jogo, nesse teste que será feito 72 horas antes, o atleta estará automaticamente suspenso daquela partida”, reforçou. 

“A partir disso, será avaliado para que seja identificado se tem ou não sintomas e, depois, pensaremos quanto tempo ficará afastado. Isso será custeado pela CBF para todos os clubes, de todas as séries. É uma enormidade de testes que serão feitos e isso vai ajudar no controle da epidemia dentro do futebol brasileiro”, concluiu o diretor médico atleticano, satisfeito com o resultado das medidas adotadas pelo clube, que teve apenas um jogador contaminado, o armador Cazares, que já voltou a treinar depois de cumprir o isolamento e refazer os testes. 

"A partir de agora, é focar no Campeonato Brasileiro, tomar todas as medidas de precaução. A gente sempre reforça as condutas de distanciamento, uso de álcool em gel, manter a máscara sempre que possível. Tudo isso para que tenhamos uma situação de sucesso como estamos tendo até agora, sem maiores problemas, apenas um jogador testado positivo em mais de três meses que já voltamos”, acrescentou.

Tags: atlético testes Galo interiormg seriea rodrigo lasmar COVID-19 novo coronavírus diretor médico