Atlético
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético inicia busca pelo sonhado título brasileiro contra o atual campeão Flamengo, no Maracanã

Times se enfrentam em partida marcada para este domingo, às 16h

postado em 09/08/2020 06:00 / atualizado em 08/08/2020 21:11

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)
Reforçado com jogadores cobiçados por outros grandes clubes e comandado por um dos principais treinadores do futebol sul-americano, o Atlético inicia neste domingo a caminhada em busca do tão sonhado título do Campeonato Brasileiro. Campeão em 1971, o time alvinegro concentra todas as energias na competição e aparece como uma das principais ameaças ao Flamengo, que conquistou a taça em 2019 e é o adversário já na rodada de abertura. As equipes se enfrentam a partir das 16h, no Maracanã.

Jorge Sampaoli estará à frente do Atlético pela sexta vez - a primeira diante de um adversário de Primeira Divisão. Nos cinco jogos anteriores pelo Campeonato Mineiro, foram quatro vitórias, um empate e nenhuma derrota. Apesar do bom momento e da nítida evolução tática da equipe, o treinador argentino já avisou: é necessário evoluir e amadurecer para disputar as melhores posições no Brasileirão.

“É um torneio muito difícil, que conheço bem, por ter participado no ano passado. Teremos que estar atentos a cada jogo, porque indiscutivelmente há rivais com jogadores muito bons. No domingo, jogamos contra um adversário que no ano passado ganhou tudo. Então, vamos ter que rapidamente melhorar a performance, porque é um torneio muito mais complicado para a gente”, projetou o argentino.

O time



É difícil prever quem Sampaoli escolherá para iniciar a partida contra o Flamengo. O treinador já deu mostras de que pretende modificar a equipe titular a depender do adversário e da estratégia escolhida. A certeza é que o Atlético tentará se manter fiel à filosofia de jogo ofensiva, ainda que tenha como rival uma equipe que conquistou, além da Série A, a Copa Libertadores de 2019.

Fora do clássico da última quarta-feira contra o América em decorrência da negociação com o Spartak Moscou, o lateral-direito Guga voltou a ser relacionado por Sampaoli. O jovem de 21 anos é a principal novidade da lista de 23 atletas à disposição do comandante argentino para o jogo.

Porém, a negociação com os russos continua. A oferta é de 4,5 milhões de euros (R$ 28,8 milhões) pela totalidade dos direitos econômicos de Guga. O Atlético é dono de 75%, enquanto o Avaí, clube formador, possui os outros 25%. A expectativa do estafe do atleta é que a transferência seja concluída na próxima quarta-feira.

Por outro lado, Sampaoli deixou o lateral-direito Mailton e os meias Dylan Borrero e Otero de fora da viagem ao Rio de Janeiro. A expectativa é que, apesar de todo o mistério, o argentino mantenha a base da equipe titular.

O adversário


(Foto: Divulgação/Flamengo)

Classificado pelos próprios jogadores do Atlético como o “time a ser batido”, o Flamengo inicia a campanha em busca do segundo título brasileiro consecutivo sob nova direção. Após a saída do multicampeão Jorge Jesus para o Benfica, a diretoria rubro-negra contratou o espanhol Domènec Torrent.

Apesar de o novo treinador ter intenção de implementar mudanças no modo de jogar do Flamengo, a tendência é que o estilo de jogo ofensivo se mantenha. Para o duelo contra o Atlético, a tendência é uma formação idêntica àquela utilizada pelo ex-treinador. A principal dúvida era sobre a titularidade de Rafinha. Entretanto, o lateral-direito se recuperou de uma lesão no tornozelo esquerdo e está à disposição.


FLAMENGO X ATLÉTICO


Flamengo
Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol
Técnico: Domènec Torrent

ATLÉTICO
Rafael; Mariano (Guga), Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair (Alan Franco) e Nathan; Savarino, Keno e Marrony
Técnico: Jorge Sampaoli

Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data e horário: domingo, 9 de agosto de 2020, às 16h (de Brasília)

Árbitro: Raphael Claus (FIFA)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Anderson José de Moraes Coelho
VAR: Thiago Duarte Peixoto

Tags: galo brasileiro campeonato brasileiro maracana brasileirao atleticomg interiormg futnacional flamengorj seriea