Atlético
None

ATLÉTICO

Má pontaria? Contra o Inter, Atlético só acertou o gol em um chute; veja levantamento

Aproveitamento em finalizações do Galo caiu bruscamente em sequência de derrotas

postado em 22/08/2020 23:30 / atualizado em 23/08/2020 08:47

(Foto: Pedro Souza/Agência Galo/Atlético)

Depois de iniciar o Campeonato Brasileiro com três vitórias, o Atlético caiu de produção e já acumula duas derrotas em série. Um dos fatores que mais chamou a atenção no revés por 1 a 0 para o Internacional, neste sábado, foi o drástico declínio na pontaria dos jogadores atleticanos. Em 11 finalizações, o Galo acertou o gol em apenas uma oportunidade. O Superesportes levantou estatísticas do time comandado por Jorge Sampaoli nas primeiras cinco rodadas do Brasileirão.

Leia também:

Uma das características mais notórias do time do Atlético é a posse de bola. Apenas na partida de estreia, contra o atual campeão brasileiro Flamengo, no Maracanã, o Galo teve a bola no pé menos tempo que o adversário (62% a 38%), de acordo com o aplicativo SofaScore. Na última quarta-feira, por exemplo, diante do Botafogo, o alvinegro teve amplo domínio, chegando a 74% de posse. Sendo assim, em média, o time atleticano fica com a bola 58,8% dos minutos jogados no Brasileiro.

Entretanto, chama a atenção que, nas partidas em que foi derrotado, o Atlético teve seus maiores índices de posse de bola: 74% contra o Botafogo e 67% contra o Internacional. Mas outra estatística indica o que tem sido o “pesadelo” atleticano e que pode ter contribuído para a sequência negativa: o baixo aproveitamento nas finalizações.

Nas primeiras três rodadas do Brasileirão, o Atlético acertou o gol em 50% dos chutes (23/46). Já nas últimas duas partidas, a pontaria atleticana ficou descalibrada. Em 44 arremates, apenas dez chegaram às metas defendidas por Gatito Fernandes e Marcelo Lomba, um índice de 22,7%.
 
 

Para o técnico do Internacional, Eduardo Coudet, foi uma surpresa o baixo aproveitamento do Galo tendo em vista o grande volume de finalizações ao longo do torneio: 17,6 por jogo. Contra o Inter, no entanto, das 11 conclusões, apenas uma chegou ao gol de Lomba (9%).

“Enfrentamos um time seguramente candidato ao título, um time que vem fazendo entre 20 e 30 finalizações por jogo e que hoje teve uma só finalização (no gol). Se sofremos, foi nessa finalização. Trabalhamos muito bem, trabalhamos como treinamos”, disse o argentino após a vitória sobre o Atlético.

Do outro lado, Sampaoli também reconheceu a má pontaria atleticana. “Não creio que teve um fator de surpresa (do Inter, para vencer o jogo), mas de determinação. Quando tivemos chance de concretizar, não tivemos precisão”, disse o treinador atleticano.
 
 

Com a derrota para o Internacional, o Atlético se mantém provisoriamente na terceira posição da tabela, com nove pontos. Neste domingo, o Bahia, (4º colocado, com sete) encara o Ceará (19º colocado, com um), às 20h, no Castelão, e pode ultrapassar o Galo. O mesmo ocorre com o Santos, (5º colocado, também com sete), que se vencer o Palmeiras (10º, com cinco), às 16h, no Morumbi, passa o time mineiro na classificação.

Na próxima quarta-feira, 26, o Galo volta a campo para enfrentar o Tombense, no jogo de ida da final do Campeonato Mineiro. A bola rola às 21h30, no Mineirão. No domingo, 30, às 16h, também no Gigante da Pampulha, as equipes fazem o duelo final da decisão do Estadual.
 

Veja estatísticas do Atlético no Brasileiro


Flamengo 0 x 1 Atlético


Posse de bola: 62% a 38%
Finalizações: 17 a 10
Finalizações no gol: 2 a 4
Finalizações para fora: 10 a 2
Chutes travados: 5 a 4
Finalizações de dentro da área: 11 a 2
Finalizações de fora da área: 6 a 8

Atlético 3 x 2 Corinthians


Posse de bola: 55% a 45%
Finalizações: 25 a 8
Finalizações no gol: 13 a 5
Finalizações para fora: 9 a 3
Chutes travados: 3 a 0
Finalizações de dentro da área: 17 a 6 
Finalizações de fora da área: 8 a 2

Atlético 2 x 0 Ceará


Posse de bola: 60% a 40%
Finalizações: 11 a 13
Finalizações no gol: 6 a 1
Finalizações para fora: 3 a 7
Chutes travados: 2 a 5
Finalizações de dentro da área: 5 a 4 
Finalizações de fora da área: 6 a 9

Botafogo 2 x 1 Atlético


Posse de bola: 26% a 74%
Finalizações: 10 a 31
Finalizações no gol: 5 a 9
Finalizações para fora: 3 a 13
Chutes travados:  2 a 9
Finalizações de dentro da área: 9 a 21 
Finalizações de fora da área: 1 a 10

Internacional 1 x 0 Atlético


Posse de bola: 33% a 67%
Finalizações: 6 a 11
Finalizações no gol: 3 a 1
Finalizações para fora: 1 a 5
Chutes travados: 2 a 5
Finalizações de dentro da área: 2 a 4
Finalizações de fora da área: 4 a 7 

Tags: atleticomg interiormg futnacional internacionalrs seriea