Atlético
None

OPINIÃO

Análise: Atlético mostra em goleada sobre o Vasco que tem o melhor futebol do país

Time de Sampaoli mostra uma série de virtudes valorizadas numa equipe quase imbatível

postado em 04/10/2020 23:06 / atualizado em 04/10/2020 23:53

(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
 
Nem Flamengo, nem Palmeiras ou Internacional. Naquela que talvez tenha sido sua melhor atuação no Campeonato Brasileiro, o Atlético de Jorge Sampaoli mostrou que tem o melhor futebol do país com sobras. Diversas virtudes do futebol foram vistas na goleada sobre o Vasco por 4 a 1, que faz o Galo disparar na liderança do Brasileiro: êxito nas finalizações, excelente aproveitamento nos passes, eficiência nos desarmes, marcação sob pressão no campo ofensivo, emocional sob controle, segurança defensiva e superioridade numérica no campo do adversário.

 
E um aspecto importante - que já havia sido demonstrado nas viradas sobre o Corinthians (3 a 2) e o Atlético-GO (4 a 3) - é o poder de reação depois de a equipe sair em desvantagem no placar. Depois do belo gol de bicicleta de Benítez, o Galo soube se reorgonizar no sistema ofensivo e pressionar o adversário no campo de defesa. Controlar o lado psicológico num momento adverso também é requisito básico para uma equipe ser campeã.
 
Um símbolo da fase positiva do Atlético é o lateral-direito Guga, que fez uma de suas melhores apresentações pelo time mineiro. Eficiente nos desarmes e com força no ataque, o jogador mostra alta capacidade física, um dos pontos fortes que conquistaram Jorge Sampaoli. 
 
Claro que ainda faltarão ajustes e peças de reposição para que o Galo seja um time cada vez mais letal. Mas não há dúvida de que Sampaoli continuará sendo muito exigente na busca pelo equilíbrio e pela perfeição, sobretudo em jogos fora de casa.

Com a torcida em êxtase com a fase da equipe, é evidente que, neste momento, Sampaoli terá de frear a empolgação no grupo. Em anos anteriores em que também liderou o Brasileiro, o Galo não segurou a vantagem e viu concorrentes tomarem a dianteira - muito por causa dos erros próprios do que pelo mérito dos rivais. Mas agora é momento de mostrar que os mineiros não chegaram à competição como mero figurante. Será necessário conduzir as rodadas até o fim com inteligência e muita força, superando cada obstáculo com determinação.

Tags: Brasileiro Vasco Atlético virada goleada SérieA Opinião Análise