Atlético
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Presidente do STJD indefere pedido do São Paulo para impugnar jogo contra o Atlético

Tricolor foi derrotado pelo Galo por 3 a 0, no Mineirão, em 3 de setembro

postado em 20/10/2020 21:09 / atualizado em 21/10/2020 02:59

(Foto: Bruno Cantini/Agência Galo/Atlético)
O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Otávio Noronha, indeferiu o pedido do São Paulo para impugnar o jogo contra o Atlético, no dia 3 de setembro, no Mineirão, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Galo venceu por 3 a 0 e ultrapassou o Tricolor na classificação.

Em despacho compartilhado pela assessoria do STJD, Noronha explicou que o clube paulista perdeu o prazo legal para ingressar com a ação. Conforme o artigo 85 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, a reclamação deve ser protocolada em no máximo dois dias após o registro da súmula da partida na Confederação Brasileira de Futebol.

“(...) O artigo 85 do CBJD dispõe que a Impugnação ao resultado de partida deverá ser protocolada no tribunal em até dois dias da entrada da súmula na entidade de administração do desporto, e como consta da própria exordial, referido prazo já se esvaiu mais de 40 dias antes do aforamento deste procedimento”.

O STJD também rechaçou a solicitação do São Paulo para afastar os árbitros que trabalharam no jogo: Jean Pierre Gonçalves Lima, os assistentes Lúcio Beiersdorf Flor e Leirson Peng Martins e o responsável pelo VAR, Rafael Traci. A CBF é o órgão responsável por conduzir esse processo.

“De sua vez, o requerimento de afastamento dos árbitros, de igual forma não merece ser admitido por esta via. Isso porque, no que diz respeito à seara administrativa, cabe tão somente à entidade de administração do desporto, por meio de sua comissão competente, aplicar sanções aos árbitros, e não há qualquer notícia que o Clube tenha requerido a adoção de providências nesse sentido e que elas não tenham sido atendidas”, manifestou-se Otávio Noronha.

Entenda o caso


O São Paulo decidiu recorrer ao STJD para anular a derrota diante do Atlético por entender que houve “má aplicação da regra” pela arbitragem de vídeo ao assinalar impedimento no gol de Luciano, que abriria o placar aos 29 minutos do primeiro tempo.

O próprio presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, admitiu o “erro humano” de Rafael Traci no momento de desenhar as linhas no VAR para analisar se o lance era ou não legal.

“Fizemos uma análise do lance. A linha realmente não é colocada (de forma correta). Há outros detalhes que temos na análise que a gente faz. Não adianta lutar contra a imagem. Claramente, a linha não está colocada de forma padrão. Não é erro da tecnologia. É um equívoco humano da colocação da linha de impedimento”, disse Gaciba, em entrevista ao SporTV, em 14 de outubro.

Após a anulação incorreta do gol do São Paulo, o Atlético fez dois gols no primeiro tempo, com Alan Franco, e um na etapa final, em conclusão de Jair. Graças à noite artilheira dos volantes, o alvinegro garantiu o triunfo em Belo Horizonte e alcançou, na ocasião, a vice-liderança do Brasileirão, com 12 pontos.

Hoje, os mineiros aparecem em terceiro lugar, com 31 (10 vitórias, 1 empate e 5 derrotas), ao passo que os paulistas ocupam o quarto posto, com 27 (7 vitórias, 6 empates e 2 derrotas).

Tags: arbitragem Atlético erro impedimento Galo interiormg futnacional saopaulosp STJD