Atlético
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Em confronto direto, Atlético recebe Flamengo e tenta quebrar jejum no Brasileiro

Se vencer, Galo vai ganhar, pelo menos, duas posições na classificação

postado em 07/11/2020 21:00

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)

Data, 9 de agosto de 2020: marco da estreia da atual edição do Campeonato Brasileiro. Numa tarde feliz no Maracanã, o Atlético derrubou todos os prognósticos ao bater o atual campeão, Flamengo, por 1 a 0, numa de suas atuações mais consistentes na temporada. Quase três meses depois, as equipes voltam a se enfrentar, desta vez no Mineirão, neste, às 18h15, num momento diferente para os atleticanos. Um dos candidatos ao título, o Galo tenta recuperar o terreno perdido para os adversários após resultados ruins nas últimas rodadas da competição nacional. 

Foi justamente no duelo com o Fla que o time mineiro se colocou como um dos postulantes à conquista. Depois disso, fez exibições convincentes em casa e fora, liderou a competição e encantou o país com um futebol ofensivo, fruto da filosofia de Jorge Sampaoli. Porém, desde a goleada sobre o Goiás por 3 a 0, em 10 de outubro, a equipe caiu de produção: empatou com Fluminense (1 a 1) e Sport (0 a 0), em Belo Horizonte, e foi derrotado por Bahia (3 a 1) e Palmeiras (3 a 0), como visitante.

Na visão dos atletas, a irregularidade do Galo é algo natural numa competição equilibrada. “Começamos o campeonato de uma forma fantástica. Sabíamos que poderíamos ter uma queda por ser um campeonato longo. O momento vem demonstrando isso. A queda é geral. O treinador cobra muito do nosso coletivo. Essa oscilação iria ocorrer, como ocorreu com outras equipes, que hoje vivem bom momento. Temos que ter uma tranquilidade. Sabemos de nossa responsabilidade. A cobrança chegou até nós. Temos a consciência de que precisamos evoluir. O campeonato te pede isso”, afirma o zagueiro e capitão Réver.

Na visão do defensor, o Galo vem pecando muito no aspecto coletivo nos últimos confrontos: “Essa oscilação vem sendo no ponto de vista tático. Estamos deixando espaço que antes não deixávamos. Sofremos dois gols no último jogo em transições. Nosso erro vem sendo nessa parte tática, onde deixamos a desejar. Mas sabemos o que fazer para que isso não ocorra mais. Quem está na parte de cima não pode ficar tanto tempo sem vencer”.

As falhas táticas acabaram interferindo no desempenho do ataque, que antes era o melhor da competição – balançou as redes 31 vezes em 18 jogos. Apesar de ser muito criativo, a equipe não converteu as chances e viu os adversários dominarem as partidas. Nesse sentido, o maior problema tem sido levar vantagem sobre as defesas adversárias, que atuam com muitos atletas em seu campo defensivo.

Neste domingo, no entanto, o retorno do atacante Keno, que volta de suspensão automática, é uma das apostas para que a equipe possa quebrar as linhas defensivas do adversário e chegar à vitória. Outra novidade pode ser a volta de Eduardo Sasha, que perdeu lugar para Marrony contra o Palmeiras. Juntos, os dois já marcaram 10 vezes no Brasileiro.


Confronto direto


Se conseguir quebrar a série negativa na competição, o Atlético vai ultrapassar o Flamengo. O Galo tem 32 pontos, três a menos que o rival. O rubro-negro tem um jogo a mais na Série A. Vencer o confronto direto é crucial para o time de Sampaoli seguir na briga pelo título.

Enquanto o Flamengo é vice-líder, o Atlético é o quarto colocado. O Galo foi ultrapassado pelo São Paulo, que venceu o Goiás neste sábado, por 2 a 1, de virada. O líder Internacional recebe o Coritiba neste domingo, às 16h. O time colorado tem a mesma pontuação da equipe carioca.

Desfalque no banco


O desfalque do Atlético nesta tarde será justamente Jorge Sampaoli. Diante do Palmeiras, o treinador levou cartão amarelo e cumprirá suspensão. O auxiliar Jorge Desio ficará à beira do gramado. Sampaoli já havia cumprido a automática nos 2 a 1 sobre o Bragantino, em setembro, no Mineirão. Com os seis amarelos recebidos pelo Galo, o argentino já soma 17 advertências na Série A do Brasileiro – no ano passado, comandando o Santos, ele foi suspenso por quatro vezes.

Flamengo


Apesar de ter eliminado o Athletico-PR, no meio de semana, pela Copa do Brasil, o Flamengo busca acabar com a má impressão deixada na goleada sofrida para o São Paulo por 4 a 1, em pleno Maracanã, na última rodada do Brasileiro. A derrota expôs várias fragilidades da equipe de Domènec Torrent e deu início a um princípio de crise com a torcida, mesmo que o rubro-negro esteja brigado pela ponta da competição nacional. 

A novidade do Fla nesta noite é o retorno de Gabriel Barbosa, que se recuperou de entorse no tornozelo esquerdo e não joga desde 30 de setembro. A tendência é que o camisa 9 comece no banco de reservas, já que Pedro vive excelente fase e é o artilheiro da equipe no Brasileiro, com 10 gols. O goleiro Diego Alves e o armador Diego seguem no departamento médico em tratamento de lesões. 

ATLÉTICO X FLAMENGO

Atlético
Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair, Alan Franco e Nathan; Savarino, Kenoe Eduardo Sasha
Técnico: Jorge Desio

Flamengo
Hugo; Isla, Thuler (Leo Pereira),Natan e Filipe Luís; Willian Arão, Thiago Maia, Gerson e Éverton Ribeiro; Bruno Henrique e Pedro  
Técnico: Domènec Torrent

Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão
Horário: 18h15
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)
VAR: José Claudio Rocha Filho (SP)