Atlético
None

ATLÉTICO

Lei aprovada! Arena MRV, do Atlético, poderá ter setor sem cadeiras

Lei sobre setores populares foi sancionada pelo governo de Minas Gerais

postado em 07/01/2021 15:51 / atualizado em 07/01/2021 16:05

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)

O Governo de Minas Gerais aprovou a lei que obriga a criação, nos estádios localizados no estado, de setores para que espectadores possam torcer em pé. O texto faz exceção, apenas, aos equipamentos já entregues a concessões — casos do Mineirão e do Independência, em Belo Horizonte.

Com a aprovação da lei, os estádios poderão reservar até 20% de sua capacidade para abrigar os torcedores que desejarem usufruir de setores onde é possível assistir às partidas de futebol em pé. A ideia é que esses espaços tenham ingressos vendidos a preços menores que as outras áreas do campo.


Desta forma, o Atlético poderá construir o ‘setor popular’ na Arena MRV. O clube aguardava a aprovação da lei para ter um local sem cadeiras e com ingressos mais baratos no estádio, como era previsto no projeto.

O projeto foi apresentado por Gustavo Valadares, líder do bloco de apoio ao governador Romeu Zema (Novo). Para o parlamentar, a Copa do Mundo de 2014 alterou o perfil dos que podem comparecer aos estádios — excluindo a parcela da população que não pode arcar com bilhetes de altos valores.

“De modo geral, o torcedor brasileiro ainda carrega o costume de assistir aos jogos de pé, é um costume antigo, principalmente quando o estádio está cheio. Para muitos torcedores é impossível ver alguma coisa se estiver sentado”, diz Valadares, na justificativa do projeto.

“Atualmente, em um ambiente democrático, há os torcedores mais exaltados, que ignoram os assentos, e os mais serenos, que querem assistir o espetáculo no conforto das cadeiras. O problema é quando os dois perfis estão próximos, alguém sempre sai perdendo, sobretudo as crianças e os idosos”, sustenta.

A ideia do deputado é adequar a legislação de Minas Gerais ao Estatuto Federal, mecanismo federal instituído em 2003, que permite setores próprios para torcedores que não desejam assentos.


Tags: galo atlético interiormg seriea arena mrv