Atlético
None

ATLÉTICO

Reforço de peso! Atlético anuncia o meia Nacho Fernández, ex-River Plate

Após longa negociação, clubes se colocaram de acordo pela transferência do armador argentino de 31 anos; contrato com o Galo valerá por três anos

postado em 20/02/2021 13:35 / atualizado em 20/02/2021 14:07

(Foto: Divulgação/Atlético)
O Atlético anunciou, neste sábado, a chegada de um reforço de peso para a temporada 2021. Após contratar o lateral-esquerdo Dodô e o atacante Hulk, o clube alvinegro chegou a um acordo com o River Plate para comprar os direitos econômicos do meia Ignacio “Nacho” Fernández, de 31 anos. O vínculo vale por três anos.

Nas redes sociais, o Galo brincou com o apelido de Ignacio Fernández e publicou uma foto do pão de queijo mineiro ao lado de queijo nacho. “Te gusta esta combinación?”.

Fernández também enviou mensagem de áudio aos sócios Galo na Veia. ““Alô, Massa, quero dizer a vocês que tem mais um Galo na Veia. Já separei minha camisa, e pode contar a todo mundo que o Nacho chegou”.

(Foto: Reprodução/Twitter do Atlético)

Nacho chega ao Atlético após uma negociação que se arrastava desde 2020. Ano passado, o clube alvinegro - ainda com Alexandre Mattos no comando do departamento de futebol - fez as primeiras consultas pelo jogador.

Em 2021, coube ao novo diretor Rodrigo Caetano fechar o negócio, que renderá cerca de 6 milhões de dólares (R$ 32,2 milhões na cotação atual) livres de impostos aos cofres do River.

Contratar Nacho era o grande desejo do técnico Jorge Sampaoli no mercado de transferências. Porém, a permanência do treinador argentino na Cidade do Galo para a próxima temporada é incerta. Ele desperta o interesse do Olympique de Marseille, da França.

Mesmo sem a certeza da continuidade da atual comissão técnica, a diretoria alvinegra topou investir alto na contratação de Nacho. O armador se tornou um dos grandes destaques do poderoso River do técnico Marcelo Gallardo a partir de 2016, quando foi contratado.


Destaque no River e elogios de Maradona


Pelo clube, Nacho fez 31 gols em 185 partidas e foi protagonista na histórica campanha da Copa Libertadores de 2018, que culminou com o título sobre o Boca Juniors. Ganhou também duas Recopas Sul-Americanas, três Copas Argentinas e uma Supercopa Argentina.

O novo jogador do Atlético já foi elogiado por lendas do Boca, arquirrival do River. Em 2019, o ex-meia Diego Maradona o elegeu melhor jogador do futebol argentino: “Se eu tivesse que escolher alguém que se destacasse na liga seria Nacho. Ele tem uma camurça no pé”, afirmou.

O também ex-meia Juan Román Riquelme corroborou a opinião de Maradona e citou Nacho como o responsável pela vitória por 3 a 1 do River sobre o Boca na decisão da Libertadores de 2018, disputada na Espanha.

“Eu não tenho dúvidas de que Nacho é o melhor jogador do futebol argentino há muito tempo. Foi ele que complicou nossa vida e virou o jogo na final em Madrid. O ‘culpado’ foi ele”, frisou, em declaração dada em 2019.

No mesmo ano, Nacho recebeu elogios de um brasileiro. Quando defendia o Cruzeiro, o centroavante Fred, atualmente no Fluminense, destacou o grande desempenho do meia.

“Craque! Arrebentou nos dois jogos contra a gente (nas oitavas de final da Libertadores de 2019). O moleque é craque! É um canhotinho, é o articulador do River. Ele mexe o campo, do lado esquerdo para dentro. É um fenômeno”, disse, em entrevista ao Bandsports.

Carreira


O Atlético será o primeiro clube de Nacho fora da Argentina. Natural da pequena Castelli, província de Buenos Aires, Carlos Ignacio Fernández Lobbe passou por Gimnasia e Temperley antes de chegar ao River, em 2016.

Foi pelo clube milionário que o armador conquistou títulos e ganhou notoriedade no cenário sul-americano. Apesar do bom desempenho, quase não teve chances na Seleção Argentina.

A única convocação de Nacho foi em 2017, quando justamente Jorge Sampaoli o chamou para amistosos contra Cingapura e Brasil. O meia entrou em campo apenas diante do país asiático. Nos 20 minutos em que atuou, contribuiu com uma assistência para Ángel Di María marcar o último gol da vitória por 6 a 0.

Ficha


Nome: Carlos Ignacio Fernández Lobbe

Nascimento: 12 de janeiro de 1990 (31 anos)

Naturalidade: Castelli (Argentina)

Posição: Meia

Pé preferencial: Canhoto

Clubes como profissional: Gimnasia de La Plata (2010-2011 e 2012-2016), Temperley (2011-2012), River Plate (2016-2021) e Atlético (2021)

Títulos: Copa Libertadores (2018), Recopa Sul-Americana (2016 e 2019), Copa Argentina (2016, 2017 e 2019) e Supercopa Argentina (2018)

Tags: Atlético interiormg seriea mercadobola Nacho Fernández