Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético: Alonso avalia possíveis rivais na Libertadores e trabalho de Cuca

Galo está no pote 2 do sorteio e tem chance de enfrentar times com River Plate, Boca Juniors e Cerro Porteño

postado em 30/03/2021 08:11 / atualizado em 30/03/2021 08:28

(Foto: Pedro Souza / Atlético)
Ao mesmo tempo em que tenta manter os 100% de aproveitamento no Campeonato Mineiro, do qual é líder isolado, com 15 pontos, o Atlético se prepara para a Copa Libertadores de 2021. A bola começou a rolar para as fases preliminares no dia 23 de fevereiro, e o sorteio dos grupos ocorrerá daqui três semanas, em 21 de abril (quarta-feira). Conforme o ranking da Conmebol, o Galo está no pote 2 e terá como potenciais adversários Palmeiras, River Plate, Boca Juniors, Cerro Porteño e Flamengo - todos do pote 1.

Um dos jogadores do elenco alvinegro com grande experiência na Libertadores é Junior Alonso. Aos 28 anos, ele defendeu Cerro Porteño e Boca Juniors e acumulou 20 jogos em cinco participações no torneio. Em entrevista coletiva, o zagueiro paraguaio evitou eleger um oponente mais difícil para o Atlético, pois, segundo ele, “todas as equipes são fortes e se preparam muito bem” visando à disputa.

“A Libertadores é muito difícil, e eu creio que eleger uma equipe ou outra não é o correto, porque todas as equipes são fortes e se preparam muito bem. Quando entram na Copa Libertadores, contratam bons jogadores e se preparam de outra forma. O mais importante, nesse caso, seria ver como nós estaremos para enfrentar essas partidas. E na fase de grupos será importante vencer as partidas locais e somar alguns pontos como visitante em busca da classificação”.

À frente do elenco de 2021 está Cuca, campeão continental de 2013 com o Galo. Naquele ano, o time foi liderado dentro de campo por Ronaldinho Gaúcho e contou com as importantes contribuições do goleiro Victor, dos zagueiros Réver e Leonardo Silva e dos atacantes Diego Tardelli, Bernard e Jô. Sete anos depois, o treinador retornou à decisão da Libertadores, desta vez com um Santos repleto de garotos que perdeu a final para o Palmeiras com um gol nos acréscimos do segundo tempo.

Perguntado sobre as diferenças entre Cuca e o ex-comandante atleticano, Jorge Sampaoli, Junior Alonso preferiu não comparar os perfis. “É algo que não costumo fazer. Há diferença entre os técnicos, e comparar um ao outro creio que não seja conveniente e indicado. Cada treinador tem sua forma de jogar e entender o futebol”, disse o camisa 3, que elogiou o começo de trabalho do atual comandante na Cidade do Galo.

“Cuca está trabalhando conosco alguns aspectos táticos e colocando a ideia de que teremos de ganhar todas as partidas que teremos pela frente, de ser uma equipe muito equilibrada e tratar de atacar e defender juntos para buscar um grande resultado. Estamos trabalhando com ele há uma ou duas semanas, teremos bastante para conhecê-lo e adaptar às suas ideias”.

De acordo com Alonso, Cuca vem frisando a necessidade de dar maior proteção aos zagueiros. “É algo que vínhamos conversando com o treinador. Sabemos que algumas coisas vão mudar, e uma delas é estar com um volante à frente da linha de quatro ou à frente dos centrais para dar melhor proteção e evitar os contra-ataques. É assim que estamos trabalhando e conversando muito com o treinador”.

Antes de concentrar as atenções exclusivamente no sorteio da Libertadores, o Atlético jogará pelo Campeonato Mineiro. Neste sábado, dia 1º de abril, às 17h30, o Galo encara a Caldense no estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas, pela sexta rodada. No domingo, às 16h, será a vez de pegar o América, no Mineirão. Já o duelo contra o Cruzeiro, também no Gigante da Pampulha, está marcado para o dia 11, às 16h, pela nona rodada.