Atlético
None

ATLÉTICO

Jogar fora de casa com o Santos é pesadelo para o Atlético no Brasileiro

Com mando de campo, Peixe tem ampla vantagem sobre o Galo nas partidas entre 1971 e 2020

postado em 26/06/2021 09:19 / atualizado em 26/06/2021 11:15

(Foto: Ivan Storti/Santos FC)
O Atlético terá pela frente um dos seus adversários mais duros no Campeonato Brasileiro na noite deste domingo. O Santos é um verdadeiro pesadelo para o Galo quando o jogo é fora, com mando do Peixe. O time paulista tem ampla vantagem sobre a equipe mineira nas partidas entre 1971 e 2020.  
 
Ao todo foram disputados 27 jogos pelo Brasileirão com mando do time praiano. São 17 vitórias do Santos, seis empates e somente quatro triunfos do Atlético. Ou seja, o Peixe saiu de campo vitorioso em 63% das partidas, enquanto o Galo prevaleceu apenas em 15% delas. Se o Atlético fez 30 gols, o Santos balançou as redes quase o dobro: 56.  

O primeiro duelo 

O primeiro duelo aconteceu em 25 de novembro de 1971, numa quinta-feira, no estádio Pacaembu, em São Paulo. O Atlético até saiu na frente com o atacante Ronaldo, mas o centroavante Mazinho e o atacante Nenê decretaram a virada para o Santos. 
 
(Foto: YouTube / Reprodução )
A partida guarda algumas curiosidades. O rei Pelé, tricampeão mundial um ano antes com a Seleção Brasileira no México, estava em campo e participou dos dois gols do Santos. Já Mazinho, que fez o primeiro da vitória santista, é tio do zagueiro Cléber, o Clebão, revelado pelo Galo, e que defendeu também Palmeiras, Cruzeiro, Santos, Figueirense e São Caetano. 
 
O Atlético saiu derrotado naquela noite, mas foi o campeão brasileiro naquele ano de 1971. O Santos terminou na 9ª posição.  

O último jogo 

Os últimos seis encontros entre Santos e Atlético com mando do Peixe terminaram com vitória do time praiano. O mais recente deles aconteceu em 9 de setembro de 2020, em jogo válido pela 9ª rodada do Brasileiro. 
 
O Santos venceu o Galo do técnico Jorge Sampaoli, por 3 a 1, no Estádio Vila Belmiro. Na ocasião, o Atlético poderia ter assumido a liderança, mas uma noite infeliz de seus goleiros impossibilitou o feito. Rafael foi expulso com 15 minutos de partida, e seu substituto, o ídolo da torcida Victor, falhou duas vezes. 
 
Cuca, hoje técnico do Atlético, era o treinador do Santos.  

A última vitória do Atlético 

A última vitória do Atlético com mando de campo do Santos aconteceu no Campeonato Brasileiro de 2014. O Galo ganhou de virada, por 2 a 1, o duelo válido pela 5ª rodada, em 18 de maio. 
 
O gol praiano foi do meia Cícero, enquanto o atacante André, hoje no Sport, fez os dois do time mineiro. A partida foi realizada na Arena Pantanal, em Cuiabá, no último teste antes de o estádio ficar à disposição da Fifa para a Copa do Mundo.  
 
(Foto: EUCLIDES OLTRAMARI JR / FUTURA PRESS/ESTADAO CONTEUDO)
A vitória atleticana marcou a despedida do zagueiro Otamendi do Galo. O atleta teve uma semana de descanso antes de se apresentar à Seleção da Argentina, que se hospedou na Cidade do Galo, para a disputa do Mundial no Brasil. Depois da Copa do Mundo, Otamendi se apresentou ao Valencia, da Espanha, que o havia emprestado ao Atlético até 30 de junho daquele ano.   

Brasileiros de 1959 a 1970

Em 2010, a CBF oficializou as conquistas da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão, disputados entre 1959 e 1970, como legítimos títulos do Campeonato Brasileiro.

Com esses reconhecimentos, o primeiro campeão brasileiro passou a ser o Bahia, vencedor da Taça Brasil de 1959, e não o Atlético, em 1971. 

SANTOS X ATLÉTICO NO BRASILEIRO
COM MANDO DO PEIXE 

Jogos: 27
 
Vitórias do Santos: 17
 
Empates: 6
 
Vitórias do Atlético: 4
 
Gols do Santos: 56
 
Gols do Atlético: 30

Tags: Pelé atleticomg interiormg futnacional seriea santossp