Atlético
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Em meio à maratona de jogos, Atlético busca liderança contra o Juventude

Com tropeço do Palmeiras, Galo pode assumir a ponta em Caxias do Sul

postado em 08/08/2021 05:00 / atualizado em 08/08/2021 09:51

(Foto: Pedro Souza / Atlético)
O Atlético está forte na disputa do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e da Taça Libertadores. É neste contexto que o Galo entra em campo contra o Juventude neste domingo, às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS. O jogo válido pela 15ª rodada do Brasileirão, porém, é mais um na longa maratona do Alvinegro na temporada 2021. E ainda pode representar a liderança para a equipe do técnico Cuca.

Se mantiver o embalo e conquistar mais uma vitória - que seria a oitava consecutiva -, o Atlético será o novo líder do Brasileirão. O Palmeiras, que abriu a rodada na ponta, vacilou em casa ao perder para o Fortaleza, por 3 a 2, nesse sábado, e deu brecha para o Galo assumir a primeira posição. Se ganhar em Caxias do Sul, o time alvinegro ultrapassará o Verdão, que tem um ponto a mais - 32 a 31.
 
 

 Última "folga"

A última "folga" de sete dias na tabela atleticana aconteceu entre 11 e 18 de abril. Os jogos foram contra o Cruzeiro, derrota por 1 a 0; e Boa, vitória por 2 a 1, ambos pelo Estadual. Desde então, o Galo entrou em campo em 32 oportunidades, às vezes com um intervalo de apenas três dias entre uma partida e outra. Mesmo neste contexto adverso, o aproveitamento é bom, alcançando 72,9%. São 21 vitórias, sete empates e quatro derrotas. 
 
Ao todo foram 14 partidas pelo Campeonato Brasileiro, oito pela Taça Libertadores, quatro pela Copa do Brasil, e seis pelo Estadual. No Brasileirão, o Atlético é o atual vice-líder, enquanto nas copas está nas quartas de final contra River Plate e Fluminense, respectivamente. Já no Mineiro, o Galo se sagrou bicampeão em cima do América. 
 
No próximo dia 18 de agosto, quando enfrenta os Millonarios na partida de volta do torneio continental, o Atlético completará quatro meses sem descanso no meio de semana. É por tudo isso que o técnico Cuca cogita poupar titulares em Caxias do Sul-RS. O desgastante jogo contra o Bahia, pela Copa do Brasil, ligou o alerta. 
 
Apesar de o Atlético mirar o título Brasileiro que não conquista desde 1971, existe a possibilidade de só jogar contra o Juventude quem estiver perto dos 100% fisicamente. Na visão de Cuca, com essa estratégia, o Galo continuará competitivo a ponto de buscar a vitória contra o Juve. 

Quem joga no Galo 

O mistério só será desfeito uma hora antes da partida, quando os clubes são obrigados a divulgar a escalação. Até lá, a dúvida permanece. O único desfalque por cartão é Eduardo Vargas. O chileno foi expulso na vitória sobre o Athletico-PR, por 2 a 0, na rodada passada, no Mineirão. 
 
Outras três baixas são por contusão: o goleiro Rafael, o atacante Keno e o meia Matías Zaracho.  Já Marrony está perto de trocar o Alvinegro pelo Midtjylland, da Dinamarca, e também não viajou. 

Juventude com problemas 

O Juventude tem pelo menos seis desfalques para o jogo contra o Atlético. Os volantes Elton e Jadson, e o meia Wagner seguem em isolamento despois de testarem positivo para o COVID-19. 
 
O zagueiro Rafael Forster, os laterais Michel Macedo e William Matheus, que tesaram positivo na semana passada, cumpriram o protocolo da CBF e negativaram depois de um novo teste. Os três são considerados titulares, mas a escalação depende da evolução dos atletas até o momento da partida. 
 
Questões contratuais também atrapalham o técnico Marquinhos Santos. O zagueiro Vitor Mendes, o volante Guilherme Castilho e o meia Bruninho, que estão emprestados pelo Atlético, não podem jogar contra o time mineiro.  Por outro lado, o recém-chegado atacante Ricardo Bueno, de 33 anos, já tem condições de jogo e pode estrear contra o Galo.  

JUVENTUDE X ATLÉTICO  

Juventude:  Marcelo Carné; Michel Macedo (Paulo Henrique), Didi, Rafael Forster (Cléberson) e William Matheus (Alyson); Dawhan, Ricardinho, Matheus Jesus e Wescley; Paulinho Bóia e Roberson (Ricardo Bueno).

Atlético: Everson; Mariano (Guga), Nathan Silva, Junior Alonso e Dodô; Allan, Jair, Tchê Tchê e Nacho (Alan Franco); Savarino (Dylan) e Hulk. 

Motivo: 15ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS
Data e horário: 8 de agosto (domingo), às 16h

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro CBF (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence e Leone Carvalho Rocha CBF (GO)
Árbitro de vídeo: Wagner Reway CBF (PB)

Tags: copadobrasil atleticomg interiormg futnacional palmeirassp seriea juventuders libertadores2021