Atlético
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Savarino brilha, Atlético vence Palmeiras e abre vantagem no Brasileiro

Venezuelano marcou duas vezes após duas assistências de Guilherme Arana

postado em 14/08/2021 20:56 / atualizado em 14/08/2021 21:06

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
 
O Atlético abriu grande vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado, no Mineirão, o Galo venceu o confronto direto contra o Palmeiras e tem agora cinco pontos a mais que o rival na classificação da Série A. O Alvinegro, que jogou com um a mais desde os 35 minutos do primeiro tempo, venceu por 2 a 0, dois gols de Jefferson Savarino.


 
O Palmeiras teve Patrick de Paula expulso aos 35 minutos de jogo. Pouco depois, Savarino aproveitou cruzamento de Guilherme Arana para abrir o placar. No segundo tempo, a dupla funcionou mais uma vez: passe do lateral-esquerdo para gol do venezuelano.

 
Com a vitória no Mineirão, o Atlético chega a 37 pontos no Campeonato Brasileiro, cinco a mais que o Palmeiras, vice-líder. O Fortaleza joga neste domingo, contra o Santos, em casa, e pode chegar a 33.
 
O foco dos dois times agora volta para a Copa Libertadores. Na terça-feira, o Palmeiras recebe o São Paulo. O primeiro jogo terminou empatado por 1 a 1. Na quarta-feira, no Mineirão, é a vez do Atlético decidir sua vida na competição contra o River Plate. Na primeira partida, o Galo venceu na Argentina por 1 a 0.


 

O jogo

 
Com foco na Libertadores, Cuca poupou Allan e Zaracho no Atlético. Em seus lugares entraram Jair e Savarino. No Palmeiras, foram várias peças preservadas em função do duelo decisivo de terça-feira.
 
O Atlético dominou as ações no primeiro tempo. Com maior volume de jogo no campo de ataque, pouco deu espaço para as transições ofensivas do Palmeiras. No ataque, o Galo tinha dificuldades para criar.
 
O jogo do Atlético se baseava na força ofensiva de Arana, com a combinação de Hulk, Nacho e Vargas, todos se movimentando bastante. O Palmeiras tinha dificuldades para marcar o lado esquerdo do Galo, especialmente pela dobra em cima de Gabriel Menino - Gabriel Veron ajudava pouco na recomposição.
 
O jogo, movimentado, tinha poucas chances, mas a história mudou aos 35'. Patrick de Paula, que já tinha amarelo, escorregou ao tentar um desarme e acertou Jair sem bola. O volante acabou levando o segundo amarelo e foi expulso, para revolta dos palmeirenses. O técnico Abel Ferreira, por reclamação, acabou levando o vermelho também.

 
Com um a mais, o Galo avançou as linhas. O Alvinegro passou a pressionar ainda mais o Palmeiras. Na primeira chance, Vargas obrigou Weverton a fazer boa defesa. Na segunda, Jair quase marcou após cobrança de escanteio. Já no último lance do primeiro tempo, Guilherme Arana foi na linha de fundo e cruzou na segunda trave. Savarino apareceu livre e finalizou sem chances para o goleiro visitante: 1 a 0 e fim da etapa inicial.
 
O Palmeiras voltou para o segundo tempo bastante modificado, com mais um zagueiro, mudanças no meio e apenas um atacante. O Galo, no entanto, começou a etapa final controlando o adversário, dominando a posse de bola e em busca do segundo gol.
 
O Atlético não tinha dificuldades defensivas. O Alvinegro se mandou ao ataque em busca do segundo gol. E conseguiu, mais uma vez, na parceria entre Guilherme Arana e Savarino. O lateral-esquerdo cruzou rasteiro. O venezuelano apareceu nas costas da defesa e tocou por baixo de Weverton: 2 a 0. No lance, o atacante do Galo acertou a cabeça do goleiro palmeirense, que precisou ser substituído.

Cuca aproveitou o jogo tranquilo para promover o retorno de Keno ao time. O jogador ficou mais 40 dias afastado em função de uma lesão muscular. Ele entrou no lugar de Vargas. Hulk também foi poupado pelo técnico alvinegro. Depois, Nacho Fernández e Savarino também deixaram o campo.

O Galo seguiu com domínio da bola, trocando passes e sem dar chances ao Palmeiras. Foi assim até o apito final, com o Atlético somando mais três pontos no Campeonato Brasileiro. 
 

ATLÉTICO 2 X 0 PALMEIRAS

 
Atlético
Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso, Arana; Jair (Dylan, 23/2°T), Tchê Tchê, Nacho Fernández (Calebe, 38/2°T); Vargas (Keno, 33/2°), Savarino (Nathan, 38/2°) e Hulk (Eduardo Sasha, 33/2°T)
Técnico: Cuca
 
Palmeiras
Weverton (Jailson, 23/2°T); Gabriel Menino, Gustavo Gomez, Felipe Melo, Piquerez; Danilo, Patrick de Paula, Gustavo Scarpa (Danilo Barbosa, intervalo); Willian (Luan, intervalo), Wesley (Rony, intervalo) e Gabriel Veron (Zé Rafael, intervalo)
Técnico: Abel Ferreira
 
Gols: Savarino, 47/1°T e 16/2°T
Cartões amarelos: Patrick de Paula, 14/1°T e 35/1°T; Nacho Fernández, 5/2°T
Cartão vermelho: Patrick de Paula, 35/1°T
 
Motivo: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão
Data: sábado, 14 de agosto
Horário: 19h
 
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa/RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sa (VAR-Fifa/RJ)

Tags: galo atlético atleticomg interiormg seriea palmeiraspa