Atlético
None

FUTEBOL NA PANDEMIA

Atlético: Mineirão convoca voluntários para Estudo de Transmissibilidade

Intenção é monitorar possíveis casos de COVID-19 entre torcedores que estiveram no jogo entre Atlético e River Plate, em 18 de agosto, pela Libertadores

postado em 26/08/2021 18:38 / atualizado em 26/08/2021 18:53

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


Parte do público que compareceu ao Mineirão para assistir ao jogo Atlético e River Plate, no dia 18 de agosto, pelas quartas de final da Copa Libertadores, está sendo convidada pela administração do estádio e pelo laboratório Hermes Pardini para realizar exame gratuito de diagnóstico do coronavírus.

Os testes vão compor um estudo clínico de transmissibilidade da COVID-19 pós-jogo. A partida entre Atlético e River contou com 30% da capacidade de público no Mineirão. A pesquisa será feita com torcedores que compraram o ingresso do jogo pelo site do estádio. O cálculo amostral considera a incidência de casos de COVID-19 em Belo Horizonte no dia da partida. O resultado do estudo representará uma amostragem do público presente e será divulgado posteriormente pelo laboratório.

Apenas as pessoas que forem contatadas previamente pelo Mineirão poderão participar voluntariamente do estudo epidemiológico e realizarão gratuitamente o exame de RT-PCR em uma unidade do Hermes Pardini, em Belo Horizonte, entre os dias 26 de agosto a 1º de setembro de 2021. No momento da coleta, será necessário apresentar comprovante de compra do ingresso, ou o ingresso do jogo, e documento de identificação com foto. O resultado do exame será disponibilizado ao participante via App Hermes Pardini, ou pelo login no site do laboratório.

A iniciativa foi acordada entre a Minas Arena, concessionária do Mineirão, e o laboratório com o objetivo de monitorar eventuais casos de COVID-19 que possam ter surgido entre torcedores que estiveram presentes no jogo das quartas de final da Libertadores. O Estudo de Transmissibilidade busca compreender e acompanhar o impacto da partida na taxa de transmissibilidade do novo coronavírus em Belo Horizonte.



O jogo entre Atlético e River foi o primeiro a receber público em Belo Horizonte na pandemia da COVID-19. O retorno do torcedor ao Mineirão foi marcado aglomerações fora e dentro do estádio, descuido em relação ao uso de máscara e filas no acesso às arquibancadas. Em menor proporção, o mesmo ocorreu no duelo entre Cruzeiro e Confiança, no dia 20 de agosto, pela Série B.

Por causa do mau comportamento dos torcedores e da desorganização constatada nos dois eventos-teste, a Prefeitura de Belo Horizonte voltou a proibir a realização de jogos com a presença de público na capital.



Informações para os torcedores:

  • Central de Atendimento Mineirão:  atendimento@estadiomineirao.com.br
  • Hermes Pardini: telefone e whatsApp (31) 3228 6200

Tags: atlético torcida mineirão atleticomg interiormg seriea river plate covid-19 libertadores2021