Atlético
None

ATLÉTICO

Investidor atribui sucesso do Galo em reforços ao uso de novas ferramentas

Rafael Menin diz que ampliação do Centro de Informação foi determinante

postado em 04/09/2021 17:47

(Foto: Bruno Cantini/Atlético )

Um dos investidores do Atlético, também vice-presidente do conselho deliberativo, Rafael Menin destacou êxito na montagem do grupo para atual temporada. Segundo ele, o clube acertou em investir na área de informação, com análise de desempenho, captação e o Analytics, o que refletiu em contratações bem-sucedidas no mercado do futebol em 2021.

Em maio deste ano, o Atlético anunciou a expansão do Centro de Informação do Galo, o CIGA, que resultou na criação de novos departamentos como análise de desempenho e o Analytics, ferramenta utilizada por gigantes do futebol europeu, como os ingleses Liverpool e Manchester City, e até então inédito no Brasil. 

O Atlético já contava com o setor de análise de mercado e agregou mais ferramentas para informação de jogadores, como análise de desempenho, captação e o Analytics. Em entrevista ao site Fala, Galo, Rubens Menin disse que a qualificação bem-sucedida do grupo deste ano mostrou o resultado do investimento na ampliação do CIGA.

"Para cada atleta do time profissional, temos mapeado no mercado brasileiro, sul-americano e também europeu, atletas com desempenho parecido. Saindo um atleta, temos três, quatro nomes já levantados para podermos preencher essa lacuna", ressaltou o investidor, que é filho do empresário Rubens Menin, agora conselheiro grande-benemérito do Galo e mais um integrante do grupo chamado de 4R's, que compõe a equipe que auxilia o presidente Sérgio Coelho na administração do clube.

Rafael Menin informou que o investimento no CIGA alcança cerca de R$ 400 mil mensais, com uma equipe que trabalha na captação e desempenho de jogadores que podem reforçar o Galo. "[com] esse conjunto de fatores, o Rodrigo (Caetano, diretor de futebol), o (técnico) Cuca, o Sérgio Coelho e o CIGA, dá para errar menos. Temos errado menos nas últimas contratações", frisou. 

Rafael Menin comparou o atual processo de busca por reforços com contratações feitas em administrações anteriores, que segundo ele não deram o retorno desejado ao Atlético. "No passado erramos trazendo alguns atletas caros e que não entregavam esportivamente. Desta vez o investimento foi grande em atletas, mas eles refletiram em bom desempenho esportivo", exemplificou. 



CONTRATAÇÕES

O CIGA auxilia a diretoria alvinegra em contratação de jogadores e também estratégias sobre o time e os adversários, além de monitorar os atletas emprestados a outras equipes. No processo de reformulação do setor, o clube aumentou de sete para 12 o número de observadores espalhados pelo Brasil. No exterior, a análise de jogadores promissores também foi ampliada a partir do uso de ferramentas que compilam dados desde as divisões de base até o profissional.

No caso do Analytics, o serviço é uma parceria do Galo com a StatsBomb, empresa britânica especializada em coleta e análise de dados do futebol. A companhia tem parceria com mais de 100 federações e clubes ao redor do mundo, como Liverpool e Manchester City. A plataforma possui uma base de 13 mil jogos coletados e oferece mais de 3,4 eventos por partida em 80 competições.

O departamento fez análise profunda de dois jogadores que se transformaram em investimentos do clube, como o atacante Hulk, artilheiro da equipe em 2021, com 19 gols, e que teve a performance no futebol chinês monitorada graças ao uso da ferramenta. Outro que foi observado com o advento da plataforma foi o meio-campo Guilherme Castilho, que teve os direitos econômicos adquiridos pelo Atlético. 

Tags: galo reforços s atleticomg futnacional rafael menin CIGA analytics 4R