Atlético
None

COPA LIBERTADORES

Veja o ranking dos clubes brasileiros com mais finais de Libertadores

Atlético, Palmeiras e Flamengo fazem parte do seleto grupo de brasileiros que já disputaram a decisão continental. E querem mais uma!

postado em 28/09/2021 08:10 / atualizado em 28/09/2021 14:40

(Foto: Andres Stapff/Divulgação)
 
Enfim, os dois finalistas da Copa Libertadores de 2021 serão conhecidos esta semana. Nesta terça-feira (28), a partir das 21h30, Atlético e Palmeiras se enfrentam no Mineirão, em Belo Horizonte, em busca da primeira vaga na decisão de Montevidéu, em 27 de novembro. O adversário sairá do confronto entre Barcelona-EQU e Flamengo, marcado para quarta-feira (29), às 21h30, no estádio Banco Pichincha, em Guayaquil. Se avançar, o Galo chegará à segunda final de sua história, enquanto Verdão e Rubro-Negro miram a sexta e a terceira, respectivamente.
 
Veja, abaixo, o ranking de clubes brasileiros finalistas da Libertadores e o ranking de campeões.
 

Atlético

 
O Galo  conquistou a Libertadores de forma inédita em 2013. Após passar pela fase de grupos invicto, o time alvinegro eliminou São Paulo, Tijuana-MEX e Newell's Old Boys-ARG e levantou o troféu diante do Olimpia no Mineirão. Com gols de Jô e Leonardo Silva no tempo normal, o time alvinegro conseguiu devolver o 2 a 0 sofrido no jogo de ida, no Paraguai. Na decisão por pênaltis, levou a melhor: 4 a 3. 
 
Para avançar à grande final da edição desta temporada, o Galo precisa vencer o Palmeiras por qualquer resultado. No duelo de ida, disputado na última terça-feira (21/9), no Allianz Parque, em São Paulo, as equipes empataram por 0 a 0. Se o placar persistir no Gigante da Pampulha, a vaga será decidida nos pênaltis.
 

Palmeiras

 
Por sua vez, o Alviverde busca a sexta decisão e o terceiro título. A primeira delas foi em 1961, quando o clube paulista enfrentou o Peñarol e ficou com o vice-campeonato. No duelo de ida, no estádio Centenário, em Montevidéu, a equipe uruguaia venceu por 1 a 0. Na partida de volta, no Pacaembu, em São Paulo, os times empataram por 1 a 1. Desde então, o Palmeiras acumulou mais dois vices: em 1968, para o Estudiantes, e em 2000, para o Boca Juniors.
 
A glória veio, enfim, na edição de 1999. Sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari, o Verdão derrotou o Deportivo Cali nos pênaltis por 4 a 3. O adversário havia vencido a partida de ida por 1 a 0, na Colômbia. Mas, no duelo de volta, no estádio Palestra Itália, o Palmeiras triunfou por 2 a 1 e forçou as penalidades.
 
O título mais recente do Palmeiras na Libertadores foi conquistado no ano passado, quando bateu o Santos por 1 a 0 na final disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro. O atacante Breno Lopes marcou, nos acréscimos, o gol do título palmeirense diante do rival.  
 
Para chegar a mais uma decisão nesta terça-feira, o Palmeiras precisa vencer o Atlético ou empatar com gols. Até aqui, o Galo foi vazado apenas três vezes em toda a competição.  
 

Flamengo

 
Com a classificação bem encaminhada após a vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona-EQU na última quarta-feira, no Maracanã, pelo jogo de ida da semifinal, o Flamengo pode até perder por um gol de diferença que ainda assim estará na decisão da Libertadores. Caso isso se confirme, o Rubro-Negro chegará à terceira final em toda a sua história.
 
Nas duas vezes em que foi até a última fase do torneio continental, o clube carioca sagrou-se campeão. Na primeira delas, em 1981, Flamengo e Cobreloa-CHI protagonizaram três confrontos duríssimos, com uma vitória para cada e um terceiro jogo para desempate. Autor dos dois gols do título, Zico foi o grande nome da partida disputada no estádio Centenário, em Montevidéu.
 
Sob o comando do técnico português Jorge Jesus, o Flamengo voltou a conquistar a América após 38 anos. Na finalíssima de 2019, a equipe rubro-negra bateu o River Plate de virada por 2 a 1, no estádio Monumental de Lima, no Peru. Os argentinos saíram na frente com Borré, mas Gabriel Barbosa, o Gabigol, nos últimos minutos, marcou duas vezes e deu o troféu ao clube carioca.
 
Além de Atlético, Palmeiras e Flamengo, outros dez clubes brasileiros conseguiram o feito de disputar uma final de Libertadores. Relembre no ranking abaixo:
 

Ranking dos clubes brasileiros com mais finais de Libertadores:

 
- São Paulo (3 títulos) - 6 finais

- Grêmio (3 títulos), Santos (3 títulos) e Palmeiras (2 títulos) - 5 finais

- Cruzeiro (2 títulos) - 4 finais

- Internacional (2 títulos) - 3 finais

- Flamengo (2 títulos) - 2 finais

- Atlético (1 título), Corinthians (1 título), Fluminense, Athletico-PR e São Caetano - 1 final

Veja, na galeria abaixo, mais detalhes sobre as finais dos brasileiros:
 
 

Ranking dos clubes brasileiros com mais títulos de Libertadores

 
- São Paulo ( 3 títulos , 6 finais), Grêmio ( 3 títulos , 5 finais) e Santos ( 3 títulos , 5 finais)

 - Palmeiras ( 2 títulos , 5 finais), Cruzeiro ( 2 títulos , 4 finais), Internacional ( 2 títulos , 3 finais), Flamengo ( 2 títulos , 2 finais)

- Vasco ( 1 título , 1 final), Corinthians ( 1 título , 1 final) e Atlético ( 1 título , 1 final)

Tags: interiormg futinternacional futnacional atleticopr flamengorj fluminenserj saopaulosp palmeirassp gremiors