
Nos últimos 14 jogos da edição 2020, o Atlético teve sete vitórias, quatro empates e três derrotas. Com estes 25 pontos, ou aproveitamento de 59,52%, o Galo chegaria a 78, pois já soma 53 na tabela.
Ou seja, o Alvinegro ultrapassaria o "número mágico" de 76 pontos que praticamente garante o título. O técnico Cuca falou a respeito depois da vitória sobre o Ceará (3 a 1), no Mineirão, no sábado (9). "Se eu soubesse eu diria qual é a pontuação, mas vai saber (risos). O que a gente pode fazer é a experiência de ter jogado quase todos os Brasileiros de pontos corridos. Então, você faz uma média. Você tem 114 pontos a disputar. Se você fizer dois pontos por jogo em média, você vai ter 66% de aproveitamento, que vai gerar em torno de 75, 76 pontos", disse.
Probabilidades
Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, com 78 pontos, pontuação que o Atlético atinge se repetir a reta final do ano passado, as chances de ser campeão são de 99,67%. Com 76, pontuação colocada como meta por Cuca, as chances são de 98,85%. Ainda de acordo com a UFMG, o Galo tem 89,50% de chances de ser campeão. Seu principal perseguidor no momento, o Flamengo, tem 9,5%.
O Rubro-Negro, atual bicampeão brasileiro, tem dois jogos a menos do que o Atlético. Essas duas partidas, contudo, só serão disputados após a "decisão antecipada" no Maracanã. O Flamengo recebe o Atlético no dia 30 de outubro, sábado, pela 29ª rodada do Brasileirão. No duelo do primeiro turno, no Mineirão, pela 10ª rodada, deu Galo por 2 a 1.