Atlético
None

SÉRIE A

Em contagem regressiva por título, Atlético visita Athletico-PR em Curitiba

Times se enfrentam nesta terça-feira, a partir das 16h, na Arena da Baixada, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro

postado em 16/11/2021 04:01 / atualizado em 15/11/2021 23:44

(Foto: Pedro Souza/Atlético )


Restam apenas sete "decisões". A cada dia que passa, o Atlético fica mais perto de celebrar o tão sonhado título do Campeonato Brasileiro, conquistado pela primeira e única vez em 1971. Nesta terça-feira, a equipe alvinegra continua a contagem regressiva pela taça: vai enfrentar o Athletico-PR, na Arena da Baixada, pela 33ª rodada. A bola rola às 16h, em Curitiba.

O Atlético lidera a Série A, com 68 pontos - oito a mais que o segundo colocado Flamengo e dez à frente do Palmeiras, que ocupa a terceira posição. As chances de título alvinegro são altíssimas: 96,4%, segundo os cálculos mais recentes do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Principal concorrente, o time carioca tem 3,1%. Os paulistas, com 0,5%, praticamente deram adeus à disputa pelo troféu.

Apesar da larga vantagem, o Atlético repete o discurso de manter os pés no chão e considerar toda partida uma decisão. É com esse pensamento que o elenco, bastante desfalcado, viajou até a capital do Paraná para enfrentar o 11º colocado do Brasileirão, que tem outra prioridade em mente.

Atlético desfalcado


O técnico Cuca tem uma série de problemas para escalar o Atlético nesta terça-feira. São cinco ausências por convocações:  o zagueiro Junior Alonso (Paraguai), o meio-campista Alan Franco (Equador) e os atacantes Eduardo Vargas (Chile), Jefferson Savarino (Venezuela) e Sávio (Seleção Brasileira sub-17).

Suspenso por acúmulo de três cartões amarelos, o lateral-esquerdo Guilherme Arana também fica fora e será trocado por Dodô, que valorizou a força do elenco alvinegro. "Todos entendem muito bem o que o professor Cuca pede, acho que isso ajuda bastante. E eu entendo também que o nosso grupo tem um nível muito parecido entre os jogadores, é um elenco muito nivelado. Acho que isso ajuda", pontuou o substituto.

A lista de desfalques é completa pelo meia Nacho Fernández. O argentino se recupera de problemas musculares na coxa esquerda e deve ser substituído por Keno, autor de um dos gols na vitória da última quarta por 3 a 0 sobre o Corinthians.

Por outro lado, o lateral-direito Mariano, recuperado de dores na coxa esquerda, viajou com a delegação. Ele disputa posição com Guga.

(Foto: Pedro Souza/Atlético )


Foco na final


O Athletico-PR soma 41 pontos e ocupa a 11ª posição do Brasileiro. O foco da equipe do técnico Alberto Valentim, porém, não são os pontos corridos. No próximo sábado, o time paranaense vai a Montevidéu, no Uruguai, para a finalíssima da Copa Sul-Americana diante do Red Bull Bragantino.

Por isso, a comissão técnica rubro-negra decidiu preservar os titulares no confronto com o Atlético - adversário nas finais da Copa do Brasil, agendadas para os dias 9 e 12 de dezembro. "Eu preciso analisar bem com o departamento médico a parte física. Eles me passam quais jogadores estarão bem", despistou Valentim.

Dessa forma, o Furacão vai ser escalado com uma formação reserva para o duelo contra o Galo. Valentim não terá o zagueiro Thiago Heleno (suspenso), que deve ser substituído por Zé Ivaldo. O lateral-esquerdo Nicolas deverá ser improvisado na zaga. Nem o goleiro Santos, um dos destaques do time rubro-negro, será utilizado nesta terça-feira. O titular contra o alvinegro mineiro será Bento.

Mesmo à disposição depois de cumprir suspensão automática, o lateral-esquerdo Abner não será escalado nesta terça-feira. É mais um preservado para a final da Copa Sul-Americana. O volante Erick (dores no joelho) e o meia Fernando Canesin (entorse no tornozelo) devem ser aproveitados contra o Galo.

ATHLETICO-PR X ATLÉTICO


Athletico-PR
Bento; Zé Ivaldo, Lucas Fasson e Nicolas; Khellven, Christian, Fernando Canesin (Juninho) e Pedrinho; Pedro Rocha, Carlos Eduardo (Jader) e Bissoli
Técnico: Alberto Valentim

Atlético
Everson; Mariano (Guga), Nathan Silva, Réver e Dodô; Allan, Jair e Matías Zaracho; Hulk, Keno e Diego Costa
Técnico: Cuca

Motivo: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: terça-feira, 16 de novembro de 2021
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Nascimento Junior (DF)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)