Atlético
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Na história: Atlético perde jogo que marca rebaixamento do Grêmio à Série B

Campeão brasileiro, time alvinegro prioriza finais da Copa do Brasil, joga com reservas e é batido na Arena; apesar de vitória, Tricolor não evita queda

postado em 09/12/2021 23:35 / atualizado em 10/12/2021 01:28

(Foto: Pedro Souza/Atlético)
Nesta quinta-feira, o campeão Atlético se tornou coadjuvante. De olho nas finais da Copa do Brasil, o melhor time do Campeonato Brasileiro jogou com reservas e perdeu por 4 a 3 em Porto Alegre. O protagonista Grêmio foi empurrado pela torcida que encheu a Arena nesta 38ª e última rodada, mas viveu uma das noites mais trágicas da centenária história. Apesar da vitória, foi rebaixado à Série B.


Para seguir na Primeira Divisão, precisava vencer o Atlético e torcer por derrotas de Juventude e Bahia. A primeira missão foi cumprida, mas a combinação de resultados não ocorreu. No fim das contas, os baianos se juntaram a Grêmio, Sport e Chapecoense como os rebaixados.

Os reservas do Atlético iniciaram mal a partida e viram o Grêmio abrir 3 a 0, com gols de Diego Souza (dois) e Campaz. Ainda na etapa inicial, Dodô, em um belíssimo chute, e Eduardo Vargas diminuíram para os visitantes. No segundo tempo, Douglas Costa deu números finais ao jogo.

Campeão, o Atlético termina a competição com 84 pontos, 26 vitórias, seis empates, seis derrotas e 73,7% de aproveitamento - o segundo melhor da história dos pontos corridos, atrás apenas do Flamengo de 2019 (90 pontos). Já o Grêmio é rebaixado na 17ª posição, com 43 pontos - três a menos que o Juventude, primeiro fora da zona de rebaixamento.

O Atlético, agora, concentra todas as atenções nas finais da Copa do Brasil contra o Athletico-PR. A partida de ida está marcada para este domingo, às 17h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. A volta será na próxima quarta-feira, às 21h30, na Arena da Baixada, em Curitiba.

Concentração que faz diferença



O Grêmio começou intenso. Trocas rápidas de passes, movimentação ofensiva, agressividade para retomar a posse... Empurrados pela torcida na Arena, os donos da casa se aproveitaram de um Atlético apático e logo conseguiram uma larga vantagem.

Aos cinco minutos, Diego Souza aproveitou cruzamento de Rafinha e, de cabeça, abriu o placar. Aos dez, Campaz empurrou para as redes o passe do ex-atleticano. Aos 19, Diego Souza - novamente ele - fez um belíssimo gol de falta: 3 a 0 para o Grêmio.

Pouco depois, porém, a festa nas arquibancadas cessou - e não por conta de uma reação do Atlético. Para se livrar do rebaixamento, o Grêmio precisava vencer e torcer por derrotas de Bahia e Juventude. Os baianos, porém, saíram na frente contra o Fortaleza.

O gol do outro jogo baixou a temperatura da torcida gremista e a rotação do time. "Ficamos aéreos", admitiu Diego Souza em entrevista ao SporTV no intervalo. E a perda da concentração, associada a um crescimento atleticano, fez o jogo ficar equilibrado.

Os reservas do Atlético começaram a criar mais e a ter maior presença ofensiva. Num dos avanços, Dodô - que sofria com os ataques gremistas pela lateral - fez um golaço, o primeiro com a camisa alvinegra, aos 25 minutos. Aos 34, Eduardo Vargas, ex-Grêmio, marcou o segundo: 3 a 2 e jogo aberto para a etapa final.

Rebaixamento tricolor

Com a vantagem, o Grêmio tentou controlar a posse e diminuir os riscos. O Atlético tinha volume, mas encontrava dificuldades para avançar e criar perigo contra o gol de Gabriel Grando.

Em um belíssimo lançamento de Ferreira, a bola chegou a Douglas Costa. Muito criticado ao longo da semana, o ex-jogador da Seleção Brasileira dominou e fuzilou. Quarta finalização gremista, quarto gol: 4 a 2.

Ao longo do segundo tempo, o técnico Cuca foi dando oportunidades a jogadores que pouco atuaram no ano, como Alan Franco, Felipe Felício, Neto e Hyoran.

No finalzinho, Borja ainda isolou uma cobrança de pênalti e Hyoran diminuiu para o Galo numa bela cobrança de falta. Com o apito final, desespero e lágrimas nas arquibancadas. O Grêmio vai jogar a Série B em 2022.

GRÊMIO 4 X 3 ATLÉTICO

Grêmio
Gabriel Grando; Rafinha, Ruan, Rodrigues e Diogo Barbosa; Thiago Santos e Lucas Silva; Douglas Costa, Campaz (Jhonata Robert, aos 29' do 2ºT) e Ferreira; e Diego Souza (Borja, aos 29' do 2ºT)
Técnico: Vagner Mancini

Atlético
Rafael; Guga, Nathan Silva, Micael e Dodô; Tchê Tchê (Neto, aos 31' do 2ºT), Dylan (Hyoran, aos 22' do 2ºT)e Calebe (Alan Franco, aos 31' do 2ºT); Savarino (Sávio, aos 41' do 2ºT), Eduardo Vargas e Eduardo Sasha (Felipe Felício, aos 22' do 2ºT)
Técnico: Cuca

Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: quinta-feira, 9 de dezembro de 2021, às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Gols: Diego Souza, aos 5' e aos 19', Campaz, aos 10' do 1ºT, e Douglas Costa, aos 13' do 2ºT (GRE); Dodô, aos 25', Eduardo Vargas, aos 34' do 1ºT, e Hyoran, aos 45' do 2ºT (ATL)
Cartões amarelos: Thiago Santos, aos 37', Douglas Costa, aos 41' do 1ºT, e Diogo Barbosa, aos 25' do 2ºT (GRE); Dylan, aos 16' do 2ºT (ATL)

Público: 33.577 torcedores

Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR: Wagner Reway (Fifa/PB)

Tags: galo atlético brasileiro gremio destaque brasileirao atleticomg interiormg futnacional gremiors seriea