Ceará

SÉRIE B

Ceará conta com noite inspirada de Siloé, vence ABC e dorme fora da zona de rebaixamento

Com resultado no PV, Vovô chega a 38 pontos e passa momentaneamente o Macaé

postado em 06/11/2015 23:12

O Ceará voltou a reafirmar sua boa fase e conseguiu mais um resultado importante na Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta sexta-feira, a equipe comandada por Lisca venceu o ABC por 3 a 0 em casa, no Estádio Presidente Vargas, e somou seu quarto triunfo seguido na competição, ficando provisoriamente fora da zona de rebaixamento e afundando os potiguares.

O grande destaque dos donos da casa na partida foi o atacante Siloé, que, em sua décima partida pelo clube na Série B, anotou seus primeiros dois gols com a camisa do Vovô e foi importante na vitória que confirma a boa sequência do time. Além dele, o zagueiro Charles também balançou as redes, e pela primeira vez nesta Segundona.

Com o resultado, o Ceará vai a 38 pontos na tabela e sobe para a 16ª colocação, enfim fora da zona de rebaixamento. O posto, no entanto, é provisório, uma vez que o Macaé é o atual 17º, com a mesma pontuação, e enfrenta o Vitória em casa neste sábado, também pela 34ª rodada, e pode voltar à frente do Alvinegro. O próximo compromisso do time cearense na competição está marcado para terça-feira, contra o Bragantino, novamente no Presidente Vargas.

Já o ABC vive situação dramática, e tem grandes chances de ser rebaixado à Série C. Com 28 unidades, a equipe potiguar ocupa a 18ª posição e terminará a rodada a pelo menos 10 pontos de deixar a zona da degola, com quatro jogos restantes para o fim do campeonato. Neste final de semana, uma combinação de resultados (vitórias de Macaé e Criciúma) ainda pode decretar o rebaixamento do time, cujo próximo adversário é o Bahia, fora de casa, na terça-feira.

O jogo

Precisando do resultado para seguir em busca da permanência na Série B, o Ceará começou partindo para cima e teve a primeira chance de gol quando o relógio ainda marcava um minuto. Em cobrança de falta da entrada da área, Ricardinho mandou a bola em direção ao ângulo direito e o goleiro Saulo foi buscar.

Apesar do bom início, o Vozão começou a esbarrar na forte marcação do ABC, que praticamente não passava do meio campo, e só voltou a levar perigo à meta adversária aos 17, em nova falta cobrada por Ricardinho, que levantou a bola na área e viu Alex Amado cabecear para nova defesa de Saulo. Aos 23, no entanto, o arqueiro potiguar enfim foi superado. Após cobrança de escanteio de Ricardinho, o zagueiro Charles subiu mais que a defesa adversária e cabeceou forte para abrir o placar.

“Abriu a porteira”, foi o que pensaram os torcedores do Vovô em seguida porque, apenas dois minutos depois, o atacante Siloé aproveitou cruzamento preciso de Ricardinho e cabeceou para marcar seu primeiro gol com a camisa do clube. Na comemoração, emocionou-se e reverenciou a torcida. Os visitantes só foram responder aos 38 minutos, quando Bismarck recebeu de Romarinho e, de longe, bateu com força, mas mandou rente à trave esquerda.

O ABC voltou para a segunda etapa com Ronaldo Mendes no lugar de Fábio Bahia em seu meio-campo, mas o Ceará continuou dominando o setor e criou a primeira oportunidade após o intervalo aos cinco minutos, quando Siloé recebeu cruzamento de Victor Luis e errou a pontaria, cabeceando para fora. Para piorar a situação dos visitantes, Erivélton tomou seu terceiro cartão amarelo em seguida e desfalca o time na próxima rodada.

Em novo momento de pressão, o Vozão ampliou sua vantagem no placar aos 13 minutos, quando Siloé recebeu passe de Wescley dentro da área pela direita e mandou uma bomba para superar Saulo, que ainda resvalou na bola mas não conseguiu defender. Dez minutos depois da assistência, Wescley saiu para a entrada do atacante Mazola. Já Siloé deixou o gramado aos 31, para a entrada de Fabinho, aplaudido e de alma lavada ao enfim marcar para superar críticas no clube.

Mazola, que havia substituído Wescley, entrou bem da partida e deu mais velocidade ao ataque do Ceará, tanto que chegou duas vezes e exigiu boas defesas do goleiro Saulo depois dos 40 minutos, mas o duelo acabou mesmo 3 a 0 para empolgação do time da casa e desespero dos visitantes.

CEARÁ 3 X 0 ABC

CEARÁ
Éverson; Tiago Cametá, Charles, Sandro e Victor Luis; João Marcos, Baraka, Ricardinho e Wescley (Mazola); Alex Amado (Julio Cesar) e Siloé (Fabinho)
Técnico: Lisca

ABC
Saulo; Luizão, Adriano Alves e Sueliton; Ednei (Reginaldo), Fábio Bahia (Ronaldo Mendes), Erivélton e Marcílio; Bismark, Jones e Romarinho (Artur)
Técnico: Sérgio China

Gols: Charles, aos 23 do primeiro tempo, e Siloé, aos 25 do primeiro tempo e aos X minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Sandro (Ceará); Erivélton e Jones (ABC)
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
Data: 6 de novembro de 2015, sexta-feira
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Clóvis Amaral da Silva (PE) e Márcio Soares Maciel (GO)
Público: 19.773 pessoas
Renda: R$ 330.442,00

Tags: macaerj futnacional serieb