Ceará
None

DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Volante do Ceará pede ajuda para achar autor de injúria racial na Vila Belmiro

Thiago Galhardo relatou ofensas dirigidas a companheiro após o jogo

postado em 18/10/2019 19:59 / atualizado em 18/10/2019 21:01

<i>(Foto: Wilton Hoots/cearasc.com)</i>
Vítima de injúria racial e de xenofobia, de acordo com relato de Thiago Galhardo, ao fim do duelo entre Santos e Ceará, quinta-feira, na Vila Belmiro, o volante Fabinho se pronunciou sobre os incidentes. O jogador disse esperar que o responsável pelos atos seja identificado pelas autoridades, recebendo uma punição pelo seu comportamento. E pediu para os torcedores santistas ajudarem na procura.

"Espero que os órgãos responsáveis por esse tipo de atitude encontre esse cara e que ele arque com as consequências dos seus atos. Espero que o próprio torcedor santista ajude a identificar esse cara que com sua atitude não representou a torcida e o clube Santos FC onde seus maiores ídolos são negros", escreveu Fabinho em texto publicado no seu perfil no Instagram.

Fabinho destacou estar acostumado a ser alvo de provocações de torcedores rivais quando atua como visitante, algo que considera normal e corriqueiro. Mas destacou ser inaceitável a injúria racial que ouviu na última quinta-feira na Vila Belmiro.

Ver essa foto no Instagram

Venho expressar meu sentimento de tristeza e revolta não contra o @santosfc e os demais torcedores santistas, mas sim contra uma pessoa que foi muito infeliz em seus insultos como foi presenciado pelo @tgalhardo a repórter @alinenastari e seus companheiros de transmissão. Estou no futebol profissional a 14 anos, e já vivi diferentes circunstâncias que faz parte do futebol, todas as vezes que um time joga fora de casa é normal os torcedores dos times rivais nos provocar, tentar nos intimidar, tirar nosso foco tudo isso é normal,embora alguns ainda passam do ponto. Mas ser xingado de (Negão vagabundo enfia o dedo no C#%# desse negão),isso não é normal, eu sou chamado de negão por amigos,mas com uma intensão totalmente diferente desse cara q se diz torcedor,e ainda menosprezar a cultura Nordestina isso é ainda pior. Sou Marido de uma nordestina,sou Pai de uma nordestina tenho amigos nordestinos represento dando a vida dentro de campo um dos maiores clubes do Nordeste,e não aceito como normal uma atitude como essa com o povo guerreiro do nordeste, inadmissível isso. Não tem cabimento em pleno século 21 uma atitude como essa de racismo e xenofobia, isso não cabe mais no meio do esporte, assim como em todas as outras áreas do nosso País, e ainda mais em um esporte de tamanha grandeza como o futebol. Um esporte que tem uma grande influência na vida de muitas crianças jovens e adolescentes.Somos conhecidos como o País do futebol uma paixão imensurável pelo povo Brasileiro onde atitudes como essas merecem as suas devidas atenções. Espero que os órgãos responsáveis por esse tipo de atitude encontre esse cara e que ele arque com as consequências dos seus atos. Espero que o próprio torcedor santista ajude a identificar esse cara que com sua atitude não representou a torcida e o clube do Santos FC onde seus maiores ídolos são Negros!!! Para uma melhor identificação, esse cara estava sentado do lado esquerdo no nosso banco de reservas assim como estou sinalizando na foto postada. Agradeço a todos pelas msgs recebidas Tmj! #DIGANÃOAORACISMO #NÃOCONTRAOPRECONCEITO #NAOCONTRAAXENOFOBIA #RESPEITEOPROXIMO #RESPEITOAONORDESTE #SOMOSTODOSIGUAIS %u26AB%uFE0F%u26AA%uFE0F%uD83D%uDDA4

Uma publicação compartilhada por Fabinho (@ffabinho_19) em



"Estou no futebol profissional há 14 anos, e já vivi diferentes circunstâncias que fazem parte do futebol. Todas as vezes que um time joga fora de casa é normal os torcedores dos times rivais nos provocarem, tentar nos intimidar, tirar nosso foco. Tudo isso é normal,embora alguns ainda passem do ponto. Mas ser xingado de 'negão vagabundo. enfia o dedo no c... desse negão' ,isso não é normal. Eu sou chamado de negão por amigos, mas com uma intenção totalmente diferente desse cara que se diz torcedor", acrescentou.

Fabinho, assim como Thiago Galhardo havia relatado em entrevista na quinta-feira, também revelou que os jogadores do Ceará foram alvo de insultos xenofóbicos na Vila Belmiro.

"Sou marido de uma nordestina, sou pai de uma nordestina, tenho amigos nordestinos, represento dando a vida dentro de campo um dos maiores clubes do Nordeste e não aceito como normal uma atitude como essa com o povo guerreiro do Nordeste, inadmissível isso", escreveu.

Também nesta sexta-feira, o Santos revelou que o presidente José Carlos Peres esteve em contato com Fabinho e também com Robinson de Castro, o presidente do Ceará, para repudiar o que classificou de "lamentável episódio". Além disso, o clube abriu uma sindicância interna para apurar os fatos.

Tags: injúria racial Santos FC fabinho ceará brasileirão futebol