O Corinthians enfrenta o Argentino Juniors (ARG) nesta quarta (24), pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. Se a situação das duas equipes é diferente na classificação do grupo E, as condições da comissão técnica são ainda mais.
O Argentino Jrs mantém o mesmo técnico desde o primeiro mês de 2021. Gabriel Milito comanda a equipe argentina desde 19 de janeiro daquele ano. Em 116 jogos, o treinador conquistou 50 vitórias, 29 empates e 37 derrotas. No momento, o time é líder do grupo, com sete pontos.
Do outro lado, o Corinthians, que ocupa a terceira posição com três pontos, teve cinco trocas de técnicos desde então, além dos momentos em que a equipe foi comandada por interinos. Confira abaixo quem são eles e qual foi o aproveitamento de cada um.
1. Vagner Mancini (2020 - 2021)
Mancini foi contratado pelo Corinthians em outubro de 2020, para ficar no lugar de Tiago Nunes. O técnico, que atualmente comanda o América-MG, ficou no cargo até 17 de maio de 2021 e disputou 45 jogos. Nesse período, foram 20 vitórias, 13 empates e 12 derrotas.
2. Fernando Lázaro (interino)
O nome de Fernando Lázaro aparece diversas vezes nesta lista. O auxiliar técnico do time alvinegro foi o interino durante duas trocas de técnicos e assumiu o comando como principal este ano após a eliminação no Campeonato Paulista.
Nessa primeira passagem, foram duas goleadas em dois jogos: 5 a 0 contra o Sport Huancayo (PER) e 4 a 0 contra o River Plate Asunción (PAR) - ambos em casa pela fase de grupos da Libertadores.
3. Sylvinho (2021 - 2022)
Sylvinho não estava em nenhum clube desde 2019 quando chegou para substituir Mancini, em 28 de maio de 2021. Seu último trabalho havia sido no Lyon (FRA), durante três meses. Ele ficou à frente do Corinthians em 43 partidas até 3 de fevereiro de 2022, alcançando 16 vitórias, 14 empates e 13 derrotas. Hoje, dirige a seleção da Albânia.
4. Fernando Lázaro (interino)
Em sua segunda passagem como técnico interino, Fernando Lázaro também treinou o Corinthians por dois jogos, nos quais obteve uma vitória contra o Ituano, por 3 a 2, e um empate com o Botafogo-SP, por 1 a 1 - ambos fora de casa, pela primeira fase do Campeonato Paulista.
5. Vítor Pereira (2022 - 2023)
Entre os técnicos que comandaram o alvinegro paulista desde 2021, Vítor Pereira foi o que ficou por mais tempo. Foram 64 jogos, sendo 26 vitórias, 21 empates e 17 derrotas.
O português chegou em 23 de fevereiro de 2022 e saiu no fim da temporada daquele ano, alegando problemas familiares. No início de 2023, assumiu a equipe do Flamengo e hoje
está sem clube.
6. Fernando Lázaro (2023)
Em sua última passagem no comando do Corinthians, Lázaro foi efetivado como técnico principal. Com mais tempo que nas últimas vezes para demonstrar suas ideias, ele não teve o mesmo sucesso das partidas como interino.
Em 17 jogos, ele conquistou oito vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Após sua saída, ele retornou ao cargo de auxiliar, onde está até o momento.
7. Cuca (2023)
Cuca chegou em 20 de abril de 2023 sob críticas da maior parte da torcida do Corinthians. O treinador foi condenado pela Justiça da Suíça por ter participado do estupro de uma menina de 13 anos na década de 1980, quando jogava pelo Grêmio.
Apesar de o caso já ter sido citado por torcedores de outros clubes por onde o treinador passou anteriormente, ele ganhou uma repercussão maior desta vez, o que levou Cuca a pedir desligamento depois de comandar a equipe por apenas dois jogos, após sete dias de contrato.
Nesse período, o Corinthians perdeu para o Goiás por 3 a 1, no Campeonato Brasileiro, e se classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil, nos pênaltis, contra o Remo.
8. Danilo (interino)
Após a saída de Cuca, Danilo, técnico do time sub-20 do Corinthians, foi escolhido para treinar a equipe enquanto o novo treinador ainda não estava confirmado. Ele esteve presente em apenas na derrota por 2 a 1 contra o Palmeiras, pelo Brasileiro.
9. Vanderlei Luxemburgo (2023 - atualmente)
O atual técnico do Corinthians chegou ao clube em 2 de maio e ainda não sabe o que é vencer. Em seis jogos, Luxemburgo sofreu quatro derrotas e dois empates. A equipe vai atrás da sua primeira vitória com o novo professor nesta quarta, a partir das 21h30, no estádio Diego Armando Maradona, em Buenos Aires.