2

Corinthians: cinco motivos para confiar na virada contra o Atlético-MG

Renato Augusto, retomada das vitórias e Guedes goleador animam o Corinthians

31/05/2023 06:00 / atualizado em 30/05/2023 23:31
compartilhe
Renato Augusto é uma das esperanças do Corinthians no duelo da Copa do Brasil
foto: Rodrigo Coca/Divulgação

Renato Augusto é uma das esperanças do Corinthians no duelo da Copa do Brasil


 
Corinthians tem o maior desafio da temporada às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (31), na Neo Química Arena, quando tenta reverter a desvantagem de dois gols do Atlético-MG para sobreviver na Copa do Brasil. Abaixo, o Superesportes lista motivos que fazem o torcedor corintiano acreditar.

Só há chances de classificação se o Corinthians marcar dois ou mais gols. Uma vitória simples não serve, por dois gols de diferença leva o confronto aos pênaltis e por três ou mais resolve tudo nos 90 minutos. Não há prorrogação, nem critério de gol qualificado fora de casa. Quem passar, aguarda sorteio da CBF para conhecer o próximo adversário.

1 - Corinthians retomou a confiança


A primeira vitória sob comando de Luxemburgo, no último domingo (28), serviu para retomar a confiança. A palavra foi repetida por vários dos jogadores que deram entrevista na Arena, e todos valorizaram o resultado como simbólico, que tira das costas o peso da sequência sem vencer. Depois de oito jogos, é o melhor momento do Corinthians com o novo técnico.

2 - Renato Augusto é a maior esperança 


O meio-campista se recuperou de lesão no joelho, voltou a jogar há três dias e deu bons sinais. A tendência é que comece novamente no banco de reservas, mas desta vez com condições de jogar mais tempo do que os 17 minutos que atuou contra o Fluminense. Ele é o segundo jogador com mais participações diretas no Corinthians em 2023 (dez, contando gols, assistências e passes-chave), atrás apenas de Róger Guedes.
 
 

3 - Guedes em estado de graça na Arena

 
 
Róger Guedes vive o ano mais goleador de sua carreira e tem sido decisivo na Neo Química Arena. Ele marcou em quatro dos últimos cinco jogos do Corinthians em casa e se aproxima da artilharia do estádio (tem 27 gols, dois abaixo de Jô).

– Sabemos que jogar no Corinthians é pressão o tempo todo, isso não é novidade para ninguém, mas é ter a cabeça no lugar. Esta é outra decisão. Vamos focar no Atlético-MG para fazer os gols que a gente precisa – diz o camisa 10.
 


4 - Cássio costuma ser herói nos pênaltis

 
É o maior pegador de pênaltis da história do Corinthians, com 28 defesas e uma a mais do que Ronaldo Giovanelli. Três pênaltis foram neste ano, contra Mirassol e Ituano (no Paulistão), e contra o Remo-PA nesta mesma Copa do Brasil. Se o Alvinegro conseguir vencer o Galo por dois gols de diferença nesta noite, Cássio será novamente testado nas cobranças.
 

5 - Última classificação foi na superação


Na última fase da Copa do Brasil, o Corinthians teve que reverter justamente uma desvantagem de dois gols. Perdeu do Remo por 2 a 0 fora de casa e precisou se virar na Neo Química Arena para passar nos pênaltis. A diferença óbvia é a qualidade dos adversários: o Remo joga a Série C nesta temporada, enquanto o Atlético-MG é um dos times mais fortes do Brasil.

– É na superação. Não temos uma sequência muito boa, mas junto com a Fiel sempre foi assim, na superação. Na fase anterior saímos perdendo de 2 a 0 e conseguimos as penalidades. Desta vez não será diferente. Com todos apoiando, a vitória virá para nós – confia Yuri Alberto.
 

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS x ATLÉTICO-MG


Data do jogo: 31 de maio de 2023, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Competição: Copa do Brasil, jogo de volta das oitavas
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (VAR-Fifa-RJ)

Corinthians provável: Cássio; Bruno Méndez, Murillo, Gil e Matheus Bidu; Roni, Fausto Vera e Maycon (Renato Augusto); Adson, Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Atlético-MG provável: Everson; Mariano, Nathan Silva (Mauricio Lemos), Jemerson e Rubens; Battaglia, Pavón, Zaracho e Hyoran; Paulinho e Hulk. O técnico é Eduardo Coudet.

Compartilhe